Avaliação de resultados: crie a sua ferramenta com esses 3 passos

A avaliação de resultados responde à pergunta: meus processos estão saindo como o esperado? Além disso, facilita o desenvolvimento da empresa como um todo.
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Avaliação de resultados crie a sua ferramenta com esses 3 passos

Um fato: transformar a realidade da empresa é um desafio que precisa ser superado. E para tornar isso possível, acima de tudo, é necessário investir em novos métodos e ferramentas. Inclusive, os analíticos, como é o caso da avaliação de resultados 

  

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Afinal de contas, ao armazenar e analisar dados fica fácil melhorar os processos de gestão de pessoas. Além disso, ao avaliar resultados você conhece seus colaboradores e entende o que está sendo executado de maneira satisfatória e o que precisa ser aperfeiçoado.  

A avaliação de resultados se baseia na comparação com os parâmetros e indicadores definidos no início do processo. Então, sabemos que ela traz inúmeras vantagens para a organização. Mas por onde começar? Como implementar? Acompanhe:    

Por que avaliar resultados?    

De forma objetiva: sem a avaliação de resultados é impossível saber se os processos estão saindo como o esperado. Contudo, para que isso seja efetivo, é necessário pensar lá no início do planejamento aonde se quer chegar.  

Afinal de contas, também é uma tarefa impossível avaliar resultados sem saber o que se espera deles. Por isso, traçar o percurso é fundamental.   

Com a avaliação de resultados é possível passar um feedback baseado em dados relevantes para que o colaborador entenda seu próprio desempenho. Assim ele fica ciente do que precisa melhorar e se cria a possibilidade de desenvolvimento.   

Por fim, sabemos que o sucesso de uma empresa é baseado principalmente no desempenho dos colaboradores. Então, avaliar os resultados é permitir tomada de decisão para melhorias contínuas.  

 

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Conheça os 4 níveis da avaliação de T&D    

Assim como existem diversos tipos de treinamento, existem também vários tipos de critérios para avaliá-los. Conheça o modelo de avaliação de Kirkpatrick:    

1 – Avaliação de reação    

Primeiramente, é levantado informações sobre como os colaboradores avaliam o instrutor, o conteúdo e se na sua percepção o treinamento atingiu o seu objetivo, por exemplo. Além disso, eles sugerem ideias de melhoria. 

É uma etapa importante para entender se o treinamento foi proveitoso de acordo com a percepção do participante.   

2 – Aprendizagem    

Posteriormente, nessa etapa o objetivo é medir se o colaborador absorveu o conhecimento ensinado no treinamento. Aqui é importante levar em consideração os objetivos descritos no planejamento da capacitação.   

Além disso, é importante avaliar se o colaborador aprendeu na prática. Por meio de testes escritos ou de desempenho, por exemplo.     

3 – Comportamento    

Já neste nível o objetivo é entender se os colaboradores estão aplicando o que lhes foi ensinado, ou seja, se há mudança de comportamento. Para isso é necessário levar em consideração uma série de indicadores, bem como observar os resultados da avaliação de desempenho   

4 – Avaliação de resultados    

Por fim, o nível mais importante. Aqui identificamos se os treinamentos estão dando o retorno esperado ao negócio. Ou seja, será mensurado pela gestão de pessoas se aplicação das competências estão trazendo resultados   

3 passos para criar sua avaliação de resultados   

Conforme mencionamos, é necessário planejar as ações de treinamento e desenvolvimento para que elas sejam efetivas a curto, médio e longo prazo. E a avaliação de resultados é a ferramenta perfeita para isso. 

Antes de mais nada, é importante que você saiba que não é necessário seguir um modelo de avaliação de resultados engessado. Pois cada treinamento e ação tem suas características e diferenças, então os resultados são únicos. Porém, seguir alguns passos na implementação é essencial. Confira:    

1 – Defina os objetivos da avaliação e quais os resultados esperados.    

Em primeiro lugar, todo e qualquer treinamento gira em torno da solução de um problema. Ou seja, surge através de alguma necessidade. Então, antes de mais nada é importante definir as metas e objetivos. Assim será mais fácil avaliar resultados.    

2 – Selecione os parâmetros da avaliação   

Ao escolher os objetivos da avaliação de resultados e o que se espera dos treinamentos é importante definir quais parâmetros vão possibilitar a análise dos dados.  

Tais como, por exemplo:  

  • O tempo que levará para começar a aparecer resultados;  
  • Impactos;  
  • Benefícios;  
  • ROI.    

3 – Analise os dados    

Com os objetivos e métricas definidos, é o momento de dar o start na avaliação de resultados. Dependendo do tipo de treinamento e ação realizada, os resultados serão vistos a curto, médio ou longo prazo. Independente do tempo, é importante que todos esses dados sejam analisados.  

Afinal de contas, esse é o momento de perceber o que a empresa ganhou de verdade com o investimento feito. Então, assim como nas outras etapas, é importante que o RH e líderes estejam envolvidos e tomem decisões com base nos indicadores.     

A avaliação de resultados é indispensável, se ainda não utiliza é o seu momento!   

Além de seguir esse passo a passo, é importante conhecer seu público-alvo, ou seja, seus colaboradores. É um erro acreditar que cada pessoa é igual e um treinamento padrão deve ser aplicado para todos. Ou seja, a personalização de treinamentos tem tendência a trazer melhores resultados.  

Outro ponto fundamental é que os líderes estejam totalmente envolvidos na avaliação de resultados e não apenas no planejamento de treinamentos, por exemplo. Só assim o gestor estará integrado e acompanhando o desenvolvimento da sua equipe.   

Aqui na Evolke acreditamos que a avaliação de resultados é importante para o sucesso de uma empresa. Só assim o RH consegue capacitar e desenvolver os colaboradores de forma efetiva.   

Somos especialistas em educação corporativa e gestão do conhecimento, temos todas as peças para te ajudar a montar esse quebra-cabeça que é o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Quer mudar a realidade da sua empresa? Clique no banner abaixo e fale com nossos especialistas. 

 

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