Quando a pandemia teve seu início inesperado, as empresas tiveram que se adaptar rapidamente e buscar recursos para que pudessem manter o ambiente corporativo o mais normal possível. Uma das soluções para se continuarem ativos foi investir na capacitação EaD de seus colaboradores.
A qualificação profissional se tornou, então, possível e prática. Isso pois o ensino a distância trouxe a comodidade de unir uma rotina limitada a possibilidade de manter os treinamentos em um ritmo pessoal.
Leia também:
- 7 vantagens de investir na capacitação dos colaboradores
- Como usar treinamentos comerciais para ter um time afiado?
- Fábrica de Conteúdo: como transformar treinamentos presenciais em cursos EaD?
- 5 exemplos de objetos de aprendizagem para a educação corporativa
- O Ead como parceiro no desenvolvimento de equipes remotas
- Programa de Trainee: aprenda a montar e implantar um na sua empresa!
- 6 passos simples para implementar uma Universidade Corporativa
A pandemia mudou a realidade das empresas e trouxe a necessidade de adaptação. No entanto, o cenário mercadológico se manteve competitivo e o principal desafio se transformou em como manter colaboradores qualificados. A capacitação EaD trouxe uma solução otimizada para essas questões. Então acompanhe o artigo a seguir para entender como.
O que é a capacitação EaD?
A modalidade de ensino remoto já existe há décadas, mas foi somente na atual situação pandêmica que se popularizou e se transformou em uma ferramenta poderosa de capacitação.
Não fugindo muito da estrutura de ensino presencial, a modalidade EaD contempla um ambiente de estudos virtual chamada de LMS. Também chamado de Sistema de Gestão de Aprendizagem, a ferramenta serve para atender a demandas de treinamentos, bem como material de apoio e suporte.
A capacitação EaD pode ir além de cursos sugeridos eventualmente. Ela é uma tendência de ensino constante, que visa aprendizagem contínua e qualificação profissional. Portanto, um ambiente ideal para a construção de Universidades Corporativas, escolas dedicadas integralmente ao seu negócio.
Essa modalidade de ensino a distância compreende a necessidade dos indivíduos que tem baixa disponibilidade no dia a dia. Sendo assim, também é uma opção flexível para qualificar toda a equipe, independente da hierarquia.
Quer entender mais sobre o assunto? Leia nosso artigo Derrubando os mitos da educação corporativa digital.
Quais as vantagens da Capacitação EaD para as empresas?
A capacitação EaD é um grande agente de qualificação para as empresas que buscam aprimorar as habilidades de suas equipes. Nesse formato, o acréscimo profissional é constante. Além de poder sempre revisitar o conteúdo e contar com suporte, existem outros benefícios, como:
1 – Flexibilidade
A principal vantagem da capacitação EaD é a flexibilidade, sendo o maior motivo de busca para essa ferramenta de ensino. Isso porque ela permite que o aluno aprenda no seu próprio ritmo e no horário que for mais conveniente. O que, também, faz com que seja mais fácil formar as turmas, já que o horário é flexível e o conteúdo assíncrono. E tudo isso sem perder a qualidade do conteúdo e aprendizagem.
2 – Economia
Cursos à distância costumam possuir custos menores que os presenciais. Isso porque não precisam cobrir gastos como infraestrutura, deslocamento, instrutor ou materiais extras. Sem contar a economia de tempo, encurtando os períodos que os colaboradores passam afastados do posto de trabalho.
3 – Meio de locomoção
Ponto muito importante! Além de também ser um gasto extra, a locomoção por vezes pode ser um fator de desmotivação e desistência. Nesse tópico, a vantagem é a economia que a empresa tem em não precisar subsidiar um meio de transporte para seus colaboradores, que por sua vez podem praticar o estudo virtual.
4 – Autonomia
Ter autonomia para decidir quando se dedicar aos treinamentos é, também, definir a efetividade dos resultados. A capacitação EaD delega esse poder para o profissional, que participando de forma ativa na própria aprendizagem tem uma melhora na absorção do conhecimento.
Além disso, dar mais autonomia para o aluno durante o treinamento é uma maneira de medir responsabilidade e comprometimento, já que isso vai exigir um nível maior de envolvimento.
5 – Baixo custo
A empresa que adere a capacitação de seus funcionários precisa arcar com os custos de locomoção, mensalidades, materiais de apoio etc.
Porém, as empresas que investem em capacitação EaD tem a possibilidade de optar por cursos de prateleira ou próprios. Em ambos os casos, o investimento é inferior aos cursos presenciais, pois possibilitam maior escalabilidade, podendo atender a toda a empresa sem custos adicionais. E tudo isso mantendo a qualidade e efetividade do ensino.
6 – Credibilidade
A empresa que demonstra o interesse de moldar alguém de dentro da equipe, em vez de buscar um profissional “pronto” de fora, ganha credibilidade diante de outras empresas e de seus colaboradores. Ao investir na qualificação de seu time, ela se torna um ambiente de estímulo na visão alheia.
7 – Otimização de processos internos
Para as empresas com grandes setores ou muitas filiais, optar por um curso de capacitação EaD é também otimizar os processos para conclusão dos cursos. Isso porque não terão gastos extras com colaboradores, palestrantes, otimizam o tempo em que o colaborador precisa se dedicar ao treinamento deixando o posto de trabalho, aprimora a gestão de conhecimento dentro da própria empresa, etc.
Benefícios da Capacitação EaD para os funcionários
Funcionários capacitados são como uma fonte de lucro para a empresa. Mais do que apenas exigir bons resultados, a organização precisa oferecer a oportunidade de aprimoramento, moldar o profissional, dando a ele meios de se desenvolver.
1 – Atualização
Um bom profissional é aquele que se atém as mudanças de sua profissão, que está sempre envolvido nas atualizações da grade profissional. A capacitação EaD transforma essa possibilidade em realidade, pois é possível conciliar o trabalho com o ensino. Prover essa oportunidade para os colaboradores é manter um time capacitado.
2 – Oportunidade de crescimento
Profissionais preparados geram maior rendimento. Portanto, capacitação EaD é a maior oportunidade de crescimento não apenas do indivíduo enquanto profissional, mas da empresa enquanto negócio.
Mais do que contratar profissionais, as empresas precisam ter o mindset de moldar profissionais. Dando a eles a oportunidade de se desenvolverem.
3 – Aprendizado centrado em resultados
O indivíduo que tem a oportunidade de se aprimorar de forma livre, flexível e com toda condição de uma capacitação EaD, certamente irá atingir as metas propostas pela empresa. Porém, os objetivos só podem ser atingidos após um processo de alinhamento da empresa com o profissional que tenha conhecimento o suficiente para executá-los.
Implemente a capacitação EaD na sua empresa!
Já ficou mais do que evidente que a capacitação EaD veio para ficar, né? Empresas que querem crescer não só podem como devem investir em novos formatos, que permitam maior competitividade no mercado. E o ensino a distância proporciona justamente isso, como podemos ver em seus inúmeros benefícios. Então me conta, você quer ver seu negócio crescer?
Aqui na Evolke temos as ferramentas necessárias para atender perfeitamente as necessidades da sua empresa. Somos especialistas em aprendizagem corporativa e gestão do conhecimento, e trabalhamos com diversas soluções educacionais que já ajudaram a capacitar mais de 10 mil profissionais.
Clique no banner abaixo e converse com nossos especialistas, adoramos vencer desafios! 👇