Como a cultura da empresa pode ajudar no desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável

A cultura da empresa pode ser vista como o coração ou a alma do negócio, já que impulsiona os profissionais para qual caminho seguir.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
cultura-da-empresa

Assim como um país tem seus costumes, crenças e comportamentos uma organização também traz isso em sua história. Afinal, sem que a cultura da empresa seja transparente, os colaboradores podem se sentir perdidos e tendem a realizar os processos do modo que acharem ser o mais adequado. 

  

Leia mais:   

  

Podemos ver a cultura da empresa, principalmente, como a alma ou o coração do negócio. Ela guia como as coisas acontecem e, além disso, contribui para a melhoria da produtividade e motivação dos colaboradores. 

Afinal, os funcionários compreendem os objetivos e expectativas que a empresa tem e fica mais fácil de se adequar a elas. Além de entender que suas características individuais não são desprezadas e sim valorizadas. Entenda a importância de uma cultura sólida: 

Cultura da empresa: conceito 

A cultura empresarial nasce, principalmente, dos princípios e crenças dos fundadores e líderes. Essencialmente, podemos dizer que ela é a junção de seus: 

  • Valores 
  • Comportamentos 
  • Atitudes 
  • Missão 

E isso é o que move os profissionais. Lembre-se: a cultura não deve ser inventada, pois certamente não será efetiva. Ela deve refletir os objetivos que a empresa tem e que se aplicam a realidade. Afinal, é o que impulsiona a organização e através dela, o comportamento dos funcionários se desenvolve. 

Segundo Luz (2003), a cultura da empresa pode ser expressa através de: 

  • Código de ética; 
  • Visão, missão e valores; 
  • Slogans; 
  • Comportamento da empresa e de seus colaboradores. 

Além disso, a organização precisa de alguns elementos como por exemplo: 

1 – Valores 

Os valores de uma empresa estão envolvidos em tudo. Ele guia as estratégias e decisões que os líderes tomam pelo negócio. Em outras palavras, define o que deve ou não ser feito. 

2- Propósito 

No contexto em que vivemos, apenas salário e benefícios não são suficientes para a satisfação de um colaborador, ele precisa trabalhar com um propósito. E é a cultura da empresa que define o porquê de fazerem o que fazem. 

3 – Comunicação 

É importante investir em recursos de comunicação. Afinal, através de uma boa relação, os colaboradores ficam a par de tudo o que acontece dentro da organização, o que fortalece a cultura da empresa a longo prazo. 

4 – Histórias 

A fundação da empresa, cases de desafios e sucesso por exemplo, são ótimos componentes. Através dessas histórias, as práticas do presente são legitimadas. Além disso, os profissionais entendem de onde vem e para onde vão. 

5 – Eventos e cerimônias 

Reuniões mensais e festas de celebração são exemplos de eventos e cerimônias. O valor da empresa é reforçado com essa prática.  

A importância da cultura da empresa 

Antes de mais nada, é importante termos em mente que a cultura empresarial está ligada principalmente as técnicas de gestão. Ou seja, é papel dos líderes manter as práticas ativas. Assim, os colaboradores entendem que todos estão envolvidos e passam a praticá-las. 

Ao investir em uma cultura positiva e bem determinada, tomar decisões se torna mais fácil pois as normas e regras estarão mais transparentes para gestores e funcionários. Além de facilitar o recrutamento e seleção de candidatos, por exemplo. Afinal, será mais fácil avaliar o perfil da pessoa e entender se é ou não compatível com a empresa.  

Além disso, engana-se quem acha que a cultura da empresa deve ser citada apenas nas integrações de novos funcionários, por exemplo. Para ser sólida, ela precisa ser aplicada e relembrada no dia a dia de todos os profissionais. 

3 formas que a cultura da empresa pode contribuir para um ambiente de trabalho saudável 

Conforme falamos no início desse artigo, se o funcionário não entende claramente qual é a cultura da empresa, acaba fazendo os processos de acordo com o que acha estar certo. Sendo assim, o colaborador precisa estar diretamente ligado as práticas, caso contrário poderá ter comportamentos incompatíveis com os esperados. 

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da cultura da empresa, entenda de que forma ela colabora para um ambiente de trabalho saudável: 

1 – Aumento da motivação e engajamento 

Se a cultura da empresa não está gerando motivação nos funcionários, precisa ser revista, pois alguma coisa não está certa. Sendo assim, líderes precisam buscar por práticas sólidas e que façam sentido para o dia a dia de seus profissionais. 

Além disso, é importante que exista um foco nos colaboradores, pois de nada adianta ter uma cultura desenhada se não conhece e não entende os objetivos e necessidades dos funcionários. 

Ao perceberem a preocupação da organização com um ambiente de trabalho saudável em todas as esferas, cria-se o engajamento nos profissionais e eles passam a vestir a camisa sem ser uma obrigação, mas porque realmente se sentem parte do negócio. 

2 – Boas relações 

Quando a cultura da empresa tem foco no elemento da comunicação, certamente terá como objetivo relações de respeito, reconhecimento e apoio entre todas as hierarquias do negócio. 

Desenvolver boas relações humanas no trabalho é essencial para a saúde do negócio. Dessa forma, o trabalho em equipe se torna mais eficiente e fluindo com maior facilidade. Além disso, evita problemas de convivência e de gestão. 

3 – Melhoria da produtividade  

Somando os dois pontos acima, temos como resultado: o aumento da produtividade. Boas relações humanas no trabalho e profissionais engajados e motivados trabalham melhor, com mais assertividade. 

Como está a cultura da sua empresa?  

Não é difícil de entender o que é e qual a importância da cultura de uma empresa, porém é necessário estudar quais as necessidades e objetivos de seu negócio, para alinhá-las. Afinal, é importante ter em mente que essas práticas devem fazer parte da realidade dos líderes e funcionários.  

Conforme falamos aqui, a cultura é o coração ou a alma do negócio. Afinal, ela que sustenta os valores da organização, e em consequência impulsiona os profissionais para qual caminho seguir. Além disso, deve ser vista como um fator determinante para a competividade, pois é ela que vai diferenciar sua empresa das outras no mercado. 

Agora, pare para refletir se a cultura da sua empresa já está desenvolvida o suficiente e se ela tem trazido os resultados esperados. Sabemos que estabelecer uma cultura empresarial não é uma tarefa fácil, exige esforço de RH e gestão para implementar processos e oportunidades que auxiliem no desenvolvimento de práticas positivas.  

Se você ainda não tem práticas transparentes em sua organização, comece estudando e compreendendo a sua importância. A Evolke é especialista em educação corporativa e gestão do conhecimento, trazemos constantemente em nosso blog assuntos importantíssimos para ajudar você a desenvolver sua empresa, siga nos acompanhando 😀 

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

investimento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6