Como aplicar educação corporativa e gestão do conhecimento em sua empresa e impulsionar seu negócio

Educação corporativa e gestão do conhecimento estão sempre atreladas. Afinal, não adianta ter o conhecimento e não saber transformá-lo em resultado.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
educacao-corporativa-e-gestao-do-conhecimento

Certamente você já ouviu falar em educação corporativa e gestão do conhecimento. Esse investimento está se tornando cada vez mais comum pelas empresas. Afinal de contas, qual a melhor forma de ter profissionais capacitados conforme as necessidades do negócio? A resposta é simples: oferecendo e estimulando aprendizagem. De modo geral, atrelar essas tendências na sua organização não melhora apenas seu desempenho como também impulsiona seu negócio.  

  

Leia mais:  

  

Se a gestão do conhecimento ainda não está presente na sua empresa, seus processos poderiam estar melhores, ponto. É através dela que a educação corporativa pode ser compartilhada e gerida dentro do negócio. Ou seja, todo aprendizado, experiências e competências ficam armazenados dentro da organização. 

Se assim como a gente você é apaixonado por inovação, bem sabe que qualquer área pode ser transformada. E se você quer impulsionar seu negócio precisa investir em seus colaboradores. Como tornar isso eficaz? Atrelando educação corporativa e gestão do conhecimento 

Antes de mais nada, o que é educação corporativa e gestão do conhecimento?  

A educação corporativa normalmente é uma iniciativa do setor de Recursos Humanos, porém é importante que a gestão das equipes esteja ligada. Em resumo, tem o objetivo de promover conhecimento e realizar sua manutenção. Ou seja, contribuindo para o desenvolvimento dos colaboradores e crescimento do negócio. Pode ter foco tanto nas hard skills como também nas soft skills 

Se você acompanha nosso blog, já conhece as principais tendências de educação corporativa. Afinal de contas não nos limitamos ao modelo de sala de aula tradicional, é fundamental ser inovador. Assim como ter o objetivo de engajar e motivar seus profissionais. Um resultado que você consegue quando suas ações de T&D usam, por exemplo: 

  • Gamificação; 
  • E-learning; 
  • Realidade Virtual. 

Porém, ter a educação e não saber transformá-la em resultados não impulsiona um negócio. Dessa forma, a gestão do conhecimento existe para auxiliar esse desafio. Pois com ela é possível extrair todo o aprendizado gerado ao longo dos anos pelos funcionários. Assim como o próprio nome diz, consiste na administração de todas as competências e habilidades das pessoas na empresa. 

Podemos citar 4 pilares da gestão do conhecimento, sendo: 

  1. Absorção do aprendizado; 
  2. Armazenamento dele (onde se localiza o conhecimento); 
  3. Compartilhamento (aprendizagem em todos os níveis da empresa); 
  4. Busca de melhores práticas. 

De modo geral, é uma prática que promove a educação continuada. Então se a sua empresa, grande ou pequena, age de forma estratégica, a educação corporativa e gestão do conhecimento é para você. 

 

educacao-corporativa-e-gestao-do-conhecimento

 

Por que a educação corporativa e a gestão do conhecimento estão sempre atreladas?  

Acima de tudo, a aprendizagem deve acontecer em todos os níveis de uma organização. Então partindo do princípio de que a melhor forma de impulsionar um negócio é investindo na educação dos colaboradores, saber localizar esses conhecimentos é essencial. Nesse sentido, a gestão do conhecimento viabiliza essa conexão. Ou seja, permite o compartilhamento de aprendizado. 

Quer um exemplo? Imagine que você treina e desenvolve um funcionário com a educação corporativa. Essa pessoa terá conhecimento de grande valor para sua empresa. Mas adianta apenas esse colaborador ter o aprendizado? De pouco adianta, né? Provavelmente vai ser útil para a função que ele tem e o cargo que possui. Porém, se a empresa atrela a gestão do conhecimento um ciclo de aprendizagem é criado entre os colaboradores, acumulando ainda mais informações. 

Em resumo, com base nesse exemplo podemos concluir que profissionais bem qualificados e com conhecimento acumulado não são o suficiente para impulsionar um negócio. Por isso, atrelar educação corporativa e gestão do conhecimento é fundamental para deixar seus funcionários comprometidos e com a visão clara de onde precisam chegar. 

Sendo assim, a gestão do conhecimento auxilia a educação corporativa para incentivar e valorizar o desenvolvimento de todos. Com uma bagagem de experiências, habilidades e potencialidades do ambiente interno e externo. Como resultado sua empresa tem muitas vantagens, como por exemplo: 

  • Melhor aproveitamento do conhecimento de seus profissionais; 
  • Redução de gastos; 
  • Impulsionamento da vantagem competitiva.   

Como aplicar educação corporativa e gestão do conhecimento em minha empresa   

Sabemos que muitas vezes a teoria e a prática são bem diferentes. Então, não basta que você saiba todos os conceitos do que é educação corporativa e gestão do conhecimento e não colocar a mão na massa em seu desenvolvimento. Você seja profissional de RH, líder ou gestor precisa ser o responsável para promover essas práticas em sua empresa. 

E como fazer isso? Antes de mais nada, articulando um ambiente que torne a educação corporativa e gestão do conhecimento possível e eficaz. E quando falamos nisso nem estamos nos referindo a um espaço físico com salas de aula, por exemplo. Você pode promover essas práticas com o uso de tecnologias que auxiliem nas capacitações. 

Agora você deve estar se perguntando, por onde começar?   

1 – Identifique a situação atual da sua empresa   

Antes de mais nada é importante saber como está a sua empresa. Por exemplo, você pode procurar respostas para perguntas do tipo: 

  • Quem são os meus colaboradores e quais os conhecimentos eles precisam para realizar suas funções? Eles já compartilham informações? Como estão organizados? 
  • Quais são os processos e atividades da empresa? Qual a relação um com o outro? 
  • A cultura da empresa já favorece o compartilhamento de informações? 
  • Quais os recursos tecnológicos que já são usados?   

2 – Planeje e estruture suas ações   

A partir do item 1, você precisa definir quais seus objetivos, em seguida as estratégias para tornar isso possível. Além disso, é necessário listar e identificar os itens por prioridade. Bem como, designar quais serão os responsáveis por colocar a gestão do conhecimento em prática.   

3 – Teste, teste muito!   

Afinal de contas, apenas testando é possível saber o que precisa ser aprimorado e o que já está dando certo. Além disso, essa prática reduz a chances de erros a curto e a longo prazo.  

4 – Implemente a educação corporativa e a gestão do conhecimento   

Por fim, faça a implementação dessas práticas. Pensando em quais serão seus indicadores de sucesso, bem como suas estratégias de avaliação e documente tudo.   

Te ajudamos a criar a educação corporativa e gestão do conhecimento conforme a necessidade da sua empresa.  

A educação corporativa e a gestão do conhecimento já não são uma novidade e por isso tem sido cada vez mais procuradas pelas empresas. Sabemos da importância de investir no desenvolvimento dos profissionais. 

Além disso, essas práticas tornam possível impulsionar um negócio e fazê-lo crescer. Pois seu maior valor estará dentro da própria organização. Conforme falamos, a teoria nem sempre é igual na prática. E com a educação corporativa e gestão do conhecimento não é diferente. Então, é necessário estar pronto para planejar, botar a mão na massa, transformar e vencer desafios.  

A Evolke trabalha há 12 anos com essa missão, ser especialista em educação corporativa e gestão do conhecimento e auxiliar as empresas no alcance de resultados. Nossos profissionais trabalham com técnicas e metodologias que tornam possível colocar tudo em prática. 

Quer saber como podemos te ajudar a impulsionar seu negócio com as melhores experiências de aprendizagem? Clique no banner abaixo e agende uma conversa com nossos especialistas: 

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

investimento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6