Educação corporativa nas empresas de crescimento acelerado

Investir no capital humano promovendo educação corporativa e gestão do conhecimento é crucial para o desenvolvimento de uma empresa.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
educacao-corporativa-nas-empresas

Não é de hoje que as organizações passaram a investir no capital humano. Pois sabemos que os colaboradores são a peça-chave para alcançar os objetivos e necessidades da organização. Nesse sentido, à medida que cada profissional desempenha seu papel com qualidade e profissionalismo, todos caminham para frente. Então, a educação corporativa nas empresas tem ido além de ser uma tendência, especialmente nas quais tem crescido aceleradamente. 

  

Leia mais:  

  

Os motivos pelos quais uma organização deve investir em educação corporativa são muitos. Em resumo, todo o investimento feito nesse processo gera retorno. Ou seja, treinar e desenvolver pessoas conforme as necessidades do negócio impulsionam o negócio mais rapidamente.  

Ao implantar a educação corporativa nas empresas, você terá profissionais motivados e engajados. E isso contribui para a melhoria de diversos fatores. Como resultado, o crescimento e competitividade no mercado é acelerado.   

Atualmente, como está a educação corporativa nas empresas   

Antes de mais nada, sabemos que a pandemia acelerou o processo de transformação digital das empresas. Afinal, não era possível interagir pessoalmente no dia a dia. E para nos deixar mais próximos, investiram em tecnologias capazes de tornar as experiências virtuais cada vez mais reais 

Dessa forma, a tecnologia não prevaleceu apenas nos processos do dia a dia, como também na educação corporativa nas empresas. Ela possibilitou a modernização de vários formatos de treinamentos. Os tornando mais engajadores, interativos e inovadores 

Além disso, engana-se quem acredita que ao desenvolver um colaborador ele procurará vagas em outras empresas, por exemplo. Os colaboradores se sentem mais valorizados, criando um relacionamento saudável no trabalho e isso os retém.  

Então, a tecnologia tem sobretudo transformado a educação corporativa nas empresas. Com o avanço dela é possível treinar com diferentes métodos, e não se limitar a videoconferências, por exemplo. É possível desenvolver o trabalhador conforme as necessidades da empresa, e sendo relevante e interessante para ele também. Com experiências de aprendizagem transformadoras e eficazes 

No formato digital é possível facilitar a educação corporativa com:  

  • Realidade virtual;  
  • Jogos corporativos;  
  • Gamificação;  
  • Vídeos e podcasts;  
  • Infográfico;  
  • E-book. 

Além disso, é importante saber que todos esses recursos podem ser adaptados para trabalhadores com idades mais avançadas ou com menos experiências em tecnologias, por exemplo. 

 

educacao-corporativa-nas-empresas

    

Por que empresas de crescimento acelerado investem em educação corporativa:   

Conforme falamos no início desse artigo, o capital humano está sendo cada vez mais reconhecido e valorizado. Pois as organizações entendem que é promissor desenvolver seus profissionais do que encontrar qualidades específicas nas pessoas no mercado de trabalho.   

Então, a educação corporativa nas empresas tem sido uma ótima escolha para quem deseja alcançar o sucesso. É através dela que os colaboradores conseguem adquirir as hard skills, como também as soft skills, de acordo com as necessidades do negócio. E o mais importante: fazendo sentido para ele também. Afinal de contas, sem motivar e engajar, de pouco adianta investir em aprendizagem.  

Mas além disso, quais são os principais motivos pelo qual as empresas de crescimento acelerado têm investido em educação corporativa? Confira:   

1 – Promove a inovação   

Para viver no contexto atual precisamos nos reinventar. Dessa forma, ficar preso a antigos costumes e ideias nem sempre é a melhor opção, dentro de uma empresa não é diferente. É mais fácil ter soluções criativas e eficientes ao inovar em processos.  

E sobretudo, a educação corporativa nas empresas estimula o colaborador a pensar fora da caixa. Então com conhecimento necessário para executar suas atividades, ele consegue inovar e melhorar processos com ideias criativas. Mas para que isso seja possível é necessário que a gestão da organização seja flexível e esteja aberta a mudanças   

2 – Aumento da produtividade    

Outro fato é o aumento da produtividade com a educação corporativa nas empresas. Em resumo, ao investir em aprendizagem você promove várias melhorias no trabalhador, como: 

  • Aumento de conhecimentos,  
  • Novas habilidades,  
  • Melhora na comunicação,  
  • Implementa tecnologias e etc.  

Isso tudo são fatores importantes para a melhoria da produtividade, afinal de contas, o profissional estará mais inteirado sobre suas atividades e funções. E ao investir em aprendizagem o colaborador tende a se sentir valorizado e reconhecido, contribuindo para sua motivação.  

Saiba mais: [E-book] Como aumentar a produtividade da equipe em até 125%   

3 – Gestão do conhecimento  

Antes de mais nada, a gestão do conhecimento é um fator crucial para vantagem competitiva no mercado de trabalho. Ela vai além de competências e habilidades, tem foco também em atitudes.   

Desse modo, a educação corporativa nas empresas precisa ter foco em vários níveis da organização. Ela vai contribuir para que o trabalhador se qualifique e esteja pronto para executar suas tarefas com eficiência. Pois ele terá o conhecimento, as habilidades e atitudes essenciais.   

A partir disso, é possível que esses conhecimentos sejam compartilhados. Dessa forma, os profissionais trocam experiências e aprendizados de forma contínua. Contribuindo assim, para seu próprio desenvolvimento, como também o da empresa.    

Acelere o crescimento da sua empresa  

Os motivos para investir em educação corporativa são fortes e variados. A aprendizagem contínua nas pequenas ou grandes empresas só traz benefícios tanto para a empresa como para o desenvolvimento das pessoas. E para que isso seja possível é importante que a organização inspire educação, motivação e treinamentos voltados para as necessidades das pessoas.  

Além disso, para sobreviver a esta época de desafios é fundamental buscar por:  

  • Inovação;  
  • Planejamento estratégico;  
  • Desenvolvimento de competências; 
  • Valorizar os trabalhadores.   

A educação corporativa nas empresas é a ferramenta para melhorar o desempenho das pessoas e como resultado, o do próprio negócio. E é por isso que organizações de sucesso investem nela, o caminho se torna mais fácil e mais bem planejado. 

Agora você está pronto para transformar a realidade da sua empresa. Já passou da hora de se dedicar a educação corporativa. A Evolke é especialista no assunto há 12 anos e podemos te ajudar nesse desafio. Clique no banner abaixo e agende um horário com nossos especialistas! 

 

educacao-corporativa-nas-empresas

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

investimento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6