Employee Experience: O que é e 5 benefícios que sua empresa tem ao aplicá-lo!

Colaboradores insatisfeitos produzem menos, com menor qualidade e tem mais chances de se desligar da empresa. Quer reter talentos, otimizar as atividades diárias e motivar os funcionários? Então você precisa conhecer o Employee Experience.
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Lembra aquele ditado “funcionário feliz produz mais”? Então, ele não existe à toa, já que estudos comprovam que colaboradores felizes produzem até 20% mais. Por isso, o conceito de Employee Experience tem crescido cada vez mais no mercado de trabalho.

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O termo descreve um conjunto de ações que partem da empresa para melhorar o clima organizacional e também visa a construção de vivências com foco no desenvolvimento de cada colaborador. O conceito, ainda, é uma forma de valorizar a sua marca através de ações do departamento de RH. Especialmente quando a experiência dele está tão ligada a imagem da sua marca.

Dessa forma, suas ações de endomarketing e a cultura do seu negócio precisam, também, investir no conceito de Employee Experience. Muito além de produzir mais, um funcionário feliz também deixa seus clientes felizes – o que é toda a base de uma organização orientada para o sucesso do cliente. Continue rolando para baixo e descubra tudo que precisa saber sobre a experiência do seu colaborador! 👇

O que é Employee Experience?

Hoje, muito se fala em Costumer Experience (Experiência do Consumidor). E não sem motivo: uma pesquisa feita pela Capgemini, comprovou que 80% dos clientes pagam mais em um produto ou serviço, caso a empresa ofereça uma experiência de compra memorável.

De certa forma, a mesma ideia se aplica aos seus colaboradores, uma vez que eles também são conhecidos pelo termo clientes internos. E eles também tem exigências e necessidades a serem atendidas pela empresa. Além disso, seus funcionários também querem experiências memoráveis junto a sua empresa.

Assim, o foco do Employee Experience é toda a jornada do colaborador com a sua empresa. Desde o anúncio da vaga, até quando se desliga ou é desligado. O que significa:

  • experiências reais no ambiente de trabalho;
  • foco no desenvolvimento individual do colaborador;
  • líderes ativos, motivadores e encorajadores;
  • ambiente inclusivo, que abrace a diversidade;
  • um relacionamento sólido, transparente e fiel da empresa para o funcionário.

Além disso, ao aplicar o conceito de forma estratégica no seu negócio, você consegue reter talentos e gerar uma imagem positiva da sua organização – o que cria interesse nos profissionais que buscam por esse tipo de valorização.

Benefícios da aplicação de Employee Experience:

Ao aplicar o conceito de Employee Experience, sua empresa mostra que se preocupa com o time e que os valoriza individualmente. O que é bom, já que colaboradores satisfeitos são agregadores, elevam o nível de excelência do seu produto e organização, além de engajar com naturalidade nos desafios.

Um cenário bem diferente das organizações que não trabalham com o conceito, que veem os níveis de produtividade cair, os conflitos aumentarem e os resultados demorarem por conta de colaboradores desmotivados. Então, veja quais são os 5 principais benefícios para sua empresa ao aplicar o Employee Experience:

1 – A equipe se engaja mais

Quando os colaboradores estão satisfeitos, tendem a criar menos atritos entre si e buscam se unir pela empresa. A equipe percebe a dedicação aplicada pelo bem comum, pelo crescimento e desenvolvimento das pessoas.

2 – Redução de rotatividade

Uma equipe mais engajada e satisfeita, também reduz a rotatividade no quadro. A valorização é um dos principais fatores de motivação para que o colaborador queira permanecer e crescer na empresa. Assim, é possível reter e atrair talentos que vão colaborar com o crescimento e o sucesso do seu negócio.

3 – Aumento da produtividade

Quando um colaborador não está feliz, não gosta das suas tarefas cotidianas ou não se dá bem com os demais colegas, a tendência é que sua produtividade caia cada vez mais. Por isso, as ações criadas pelo Employee Experience são tão importantes, uma vez que aumentam o engajamento e a satisfação dos funcionários. Isso faz com que eles se sintam parte fundamental da organização.

4 – Aprimoramento do profissional

Crescimento profissional anda lado a lado com salário e valorização. Portanto, é fundamental empoderar seus colaboradores, ajudá-los a desenvolver novas habilidades e aumentar as responsabilidades. Eles se sentirão encorajados e com maior confiança para realização de suas tarefas.

5 – Crescimento de receita

Se um funcionário feliz já é produtivo, imagina o que acontece quando toda a equipe se volta para a experiência positiva no trabalho? Atualmente, empresas que investem em Employee Experience crescem 1,5x mais e tem um lucro 4,2x maior do que as que não aplicam esse conceito.

Como aplicar o conceito na prática?

Nenhuma pessoa é igual a outra, o que também vale para suas motivações. Por isso, é bem possível que uma boa vivência no ambiente de trabalho signifique coisas diferentes para cada um dos seus colaboradores.

Sendo assim, um dos primeiros passos para adotar o conceito de Employee Experience na sua organização, é aplicar uma pesquisa de clima organizacional. Com os indicadores em mãos, será possível investir em áreas e experiências que realmente façam a diferença para o seu time.

Além disso, outro ponto importante para a aplicação do conceito é conhecer os membros do seu time. Cada indivíduo tem sua própria ideia a respeito da cultura, dos processos, das atividades e das decisões do negócio. Por isso, conhecer cada um deles é reconhecer suas particularidades e buscar compreender como essas diferentes perspectivas afetam o desempenho do grupo como um todo.

Além disso, é importante que o conceito esteja alinhado com o Customer Experience da sua empresa. Ou seja, a experiência foco que você oferece para os seus clientes – atendimento personalizado, produtos ágeis, etc. – deve ser vivenciada pelos seus colaboradores em primeira mão.

Por fim, promover um ambiente que favoreça o desenvolvimeto profissional e a valorização do colaborador é indispensável. Tanto quanto um salário maior ou benefícios melhores, os profissionais do presente buscam empresas onde possam crescer, desenvolver suas habilidades e aumentar suas responsabilidades.

Mais do que salas coloridas, jogos a disposição e ambientes descontraídos, uma empresa realmente focada na experiência do seu colaborador proporciona reconhecimento, valorização, propósito, confiança, aprendizagem e autonomia para seus funcionários.

A sua empresa investe no Employee Experience?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios da aplicação do Employee Experience nas empresas, vai querer ficar de fora? Para começar a aplicar o conceito, que tal focar na aprendizagem dos seus colaboradores? 💡

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