5 exemplos de objetos de aprendizagem para a educação corporativa 

Permitir que os alunos tenham um papel ativo na própria aprendizagem é cada vez mais importante, por isso separamos alguns objetos de aprendizagem que vão te ajudar nessa jornada!
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
exemplos-de-objetos-de-aprendizagem-capa

Você já participou de algum treinamento onde passou o tempo todo sentado em uma cadeira ouvindo uma pessoa falar? Aposto que saiu de lá sem lembrar de muita coisa, né? Isso porque as ações de T&D que realmente querem passar conhecimento e informação pra frente, precisam engajar. Pensando nisso, separamos alguns exemplos de objetos de aprendizagem que te ajudam. 

 

Leia também: 

 

Os profissionais de T&D já perceberam que o caminho para o engajamento é oferecer treinamentos dinâmicos, que contem com a participação ativa do aluno no aprendizado. E, atualmente, existem diversos objetos de aprendizagem que ajudam a alcançar esse objetivo. 

Dessa forma, separamos alguns exemplos de objetos de aprendizagem que usamos aqui na Evolke e que vão te ajudar a criar ações de T&D de sucesso, entregando resultados que ajudam a alcançar os objetivos de negócio. Olha só! 👇 

O que são objetos de aprendizagem? 

Os objetos de aprendizagem são todo e qualquer recurso utilizado para apoiar a aprendizagem do aluno. Como por exemplo: textos, vídeos, áudios, animações, etc. Além disso, essas mídias são digitais. 

É normal, também, que esses objetos sejam reutilizados. Sendo assim, um único objeto não constitui um treinamento completo, mas sim uma parte dele. Que, dependendo do assunto que aborda, pode ser reutilizado em outras ações. 

As classificações dos objetos de aprendizagem 

De acordo com a pesquisa Classificação de Objetos de Aprendizagem (OA) e análise de Ferramentas de Autoria, feita por alunos da Universidade Federal de Santa Catarina, os OA se dividem em 2 classes: 

  1. Interativos: são os objetos que dependem da interação do aluno para funcionar. Além disso, eles podem ser: avaliativos, como os quizzes, que fornecem um feedback; exploratórios, que permitem obter novas informações e caminhos a seguir, como os jogos corporativos e as simulações; colaborativos, que podem ser usados por mais de uma pessoa, como chats e fóruns. 
  1. Não-interativos: esses objetos possuem um conteúdo estático e a interação do aluno com ele é mínima. Podem ser: texto estático, com ou sem imagens, como pdfs, hipertextos, artigos; multimídia, que usa conteúdos com vídeo ou som, gravados ou ao vivo. 

exemplos de objetos de aprendizagem populares 

Para que você possa ter alguns exemplos de objetos de aprendizagem que são mais comumente usados nas ações de T&D, separamos uma lista com 5 deles que podem – ou não – te ajudar nos seus treinamentos. 

Portanto, é importante lembrar que a escolha do objeto de aprendizagem ideal para a sua ação de T&D deve ser feita com foco no resultado que você quer e no perfil do público que vai capacitar. Então evite tomar decisões de forma arbitrária para não acabar com um resultado insatisfatório. 

  1. E-books ou hyperbooks: esses formatos são clássicos, porém com algumas diferenças entre si. Enquanto o e-book costuma trabalhar apenas com os objetos de texto, imagem e link, o hyperbook é mais interativo. Ele conta com a participação do aluno para funcionar 100% e pode ter vídeos, áudio e outros objetos inclusos. 
  1. Jogos e simuladores: são dois queridinhos, pois entregam interatividade e engajamento de forma mais “fácil”. No entanto, costumam ter um custo mais elevado em relação aos outros objetos. 
  1.  Vídeos: outro modelo clássico, os vídeos podem ser gravados ou ao vivo, contar com animações ou atores. É um formato que costuma engajar 3 a cada 4 alunos. Por isso, quando usado de forma correta, entrega um resultado bem satisfatório. 
  1.  Quizz: é muito comum usarmos o quizz na etapa de verificação da aprendizagem. Como estratégia, ele pode ser usado antes, durante e depois de uma ação de T&D, assim os profissionais de treinamento podem ter uma noção mais clara da jornada de aprendizagem do aluno. 
  1. Fóruns: não tão popular quanto os anteriores, mas ainda bastante usado, o fórum permite maior interatividade e colaboração entre os alunos e os instrutores. É uma ferramenta simples, que existe em praticamente qualquer LMS e é ideal para momentos de tira-dúvidas. 

 

exemplos de objetos de aprendizagem

 

Exemplos de objetos de aprendizagem engajadores para 2022 

Porque nem tudo que funciona para o seu vizinho vai funcionar para você, também separamos alguns exemplos de objetos de aprendizagem que melhoram o engajamento dos alunos com o treinamento e nossos especialistas acreditam que serão tendência para os próximos anos!  

1 – Vídeos interativos 

Como vimos acima, os jogos e simuladores são dois exemplos de objetos de aprendizagem mais populares na educação corporativa. O problema é que, às vezes, eles podem acabar saindo mais caros do que o orçamento. É aí que entram os vídeos interativos. 

Esses objetos de aprendizagem costumam entregar a interatividade, serem avaliativos e exploratórios, assim como os jogos e simuladores. Com a diferença de terem um custo relativamente baixo. Por isso, são uma grande aposta para 2022. 

2 – Single Page 

Esse é um objeto de aprendizagem que costumamos usar bastante aqui na Evolke. O Single Page é construído como um hotsite, onde o usuário navega por uma única página. Nela, você pode incluir textos, vídeos (interativos ou não), áudios, imagens e tudo mais que achar necessário para a capacitação. 

3 – Áudios (Podcasts) 

Uma pesquisa recente feita pela Rede Globo e o IBOPE mostrou que, de agosto a 2020 até agosto de 2021, 57% da população brasileira acompanhava algum tipo de podcast. Portanto, é seguro dizer que esse objeto de aprendizagem será bem popular em 2022. Isso porque uma das formas de engajar os alunos nos seus treinamentos é utilizando formatos com os quais eles estão acostumados!

Leia também: 

Precisa de ajuda com as suas ações de T&D? 

Agora que você já conhece os modelos de objetos de aprendizagem, me conta: tem tudo que precisa para desenvolver seus treinamentos em 2022? Sabemos que os últimos anos tem sido difícil para o setor de T&D, com uma demanda grande e um número de profissionais cada vez menor. 

Por isso estamos aqui: para te ajudar. A Evolke é especialista em educação corporativa e gestão do conhecimento. Estamos há 12 anos auxiliando empresas a desenvolverem a sua aprendizagem da melhor forma possível: com foco em resultado e nos objetivos de negócio. Quer começar? Clique no banner abaixo e escolha o melhor horário para conversar com os nossos especialistas! 

 

exemplos de objetos de aprendizagem

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

investimento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6