Deixa te fazer uma pergunta: sabe onde você encontra o melhor conteúdo para os treinamentos da sua empresa? Aquele que fala diretamente com o que o seu negócio faz, com os problemas que ele enfrente, com as dores do seu cliente? Pois eu tenho uma dica: toda essa informação está dentro da própria organização. E passar esse conhecimento adiante não precisa ser complicado, especialmente se você investir na formação de multiplicadores internos.
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Com os anos de atuação da empresa é certo que se acumulou muito conhecimento. Assim, fazer a gestão dessa informação é extremamente necessária para poder passá-la adiante. Usá-la para capacitar os colaboradores com informações ricas. Por isso a formação de multiplicadores internos precisa ser uma preocupação do setor de treinamentos, uma vez que é esse time que vai ajudar em todo esse processo.
Os multiplicadores internos vão ajudar a compartilhar o conhecimento gerado na empresa, de maneira a capacitar seus colegas. Mas não e só sair direcionando funcionários para compartilhar o que sabem com os demais, não. A formação desse time precisa ser planejada e pensada com cuidado para otimizar o projeto, como mostramos nos próximos tópicos.
O que são multiplicadores internos
Os multiplicadores internos são um time formado por colaboradores da sua empresa que auxiliam na gestão do conhecimento. Eles não só compartilham o conhecimento, como podem servir como “mentores” dentro da organização, contribuindo diretamente para a capacitação dos colegas.
Embora não seja necessária nenhuma formação acadêmica para que o colaborador possa se tornar um multiplicador interno, é necessário que seja feito um treinamento próprio. Especialmente porque essa tarefa pode ser dividida em 3 papeis diferentes: o conteudista, o apoiador e o multiplicador interno propriamente dito.
Sendo assim, é recomendado priorizar treinamentos que identifiquem esses diferentes papeis e capacitem os colaboradores para desempenhar as funções com as quais mais tem afinidade.
5 benefícios da formação de Multiplicadores Internos
“Ah, mas será que os multiplicadores internos vão ser melhores que treinamentos?” Sim e não. Sim porque, como se trata de um colaborador da empresa, ele vai encontrar menos resistência por parte de seus colegas, diferente do que aconteceria com um instrutor de fora. O que otimiza a aprendizagem. E não porque esse processo nem sempre será um treinamento, mas pode servir como complemento para as ações de T&D.
Independente da função que o time vai exercer, investir na formação de multiplicadores internos ainda traz diversos benefícios para a empresa, como os 5 que listamos abaixo:
1 – Qualificação de colaboradores
Entregar os treinamentos necessários é sempre a melhor forma de qualificar os colaboradores. E com o time de multiplicadores internos é possível encontrar soluções fora da caixa para que os processos fiquem mais fluidos, além de incentivar a inovação por parte dos profissionais.
2 – Redução de custo
Vamos ser sinceros: treinamentos de qualidade e engajadores não são os mais baratos do mercado. Por isso, quando você investe na formação de multiplicadores internos, além de valorizar os profissionais da sua organização, ainda ajuda a reduzir custos. Isso porque o time “espalharia” o conhecimento sem todos os custos que normalmente estão associados às capacitações corporativas.
3 – Cultura de colaboração
A formação de multiplicadores internos dentro da empresa mostra aos demais profissionais que existe apoio para a cooperação e colaboração. Ou seja, ele quebra o gelo, deixando claro que ninguém sabe tudo e que é normal pedir ajuda. Além disso, mostra que o conhecimento pode ser construído de forma coletiva, aumentando a interatividade entre os times, desafogando líderes e até contribuindo para melhores relações no ambiente de trabalho.
4 – Engajamento dos colaboradores
Você já ouviu que o conhecimento é empoderador, né? Pois ela é a mais pura verdade. E esse empoderamento cria profissionais mais engajados com a empresa, o que influencia na criatividade, na forma como lidam com as demandas e até mesmo na inovação.
5 – Segurança para a empresa
Já imaginou se todo o conhecimento sobre a empresa, processos, produtos ou serviços, são conhecidos por apenas um punhado de pessoas? O que acontece se eles deixam a organização? Além disso, o próprio colaborador pode se sentir mal com isso, preso a uma posição por centralizar as informações ou se sentir pressionado por ser o único capaz de executar uma tarefa.
Sendo assim, investir na formação de multiplicadores internos ajuda a difundir as informações, descentralizando o conhecimento e trazendo mais segurança para a empresa e conforto para os colaboradores.
Formação de multiplicadores internos: o papel de cada um
Quando falamos em multiplicadores internos, é importante deixar claro que existem papeis diferentes dentro desse time. E cada um dele possui uma responsabilidade específica. Vale lembrar, ainda, que nem todo colaborador tem perfil para integrar essa equipe, por isso, é importante observar bastante e escolher aqueles com o melhor encaixe.
Somente após ter os colaboradores com o perfil certo e interessados em desempenhar um papel dentro do time de multiplicadores internos é que você vai separá-los de acordo com as funções abaixo:
- Conteudista: a pessoa que vai produzir/fazer a curadoria do conteúdo para a ação de T&D. Ele não precisa, necessariamente, roteirizar ou definir os objetos de aprendizagem a serem utilizados, mas sim fazer o compilado das informações, criando o conteúdo base para o treinamento. Esse material é, então, encaminhado para a empresa de consultoria ou o time interno que vai começar a desenvolver o treinamento.
- Multiplicador de aprendizagem: é quem vai repassar as informações, multiplicar o conhecimento da empresa. O papel dele é semelhante ao dos instrutores que estamos acostumados. Ele pode executar essa tarefa tanto em ações presenciais como nas digitais.
- Apoiadores da aprendizagem: pode ser tanto o líder como um colega que tenha conhecimento das atividades executadas no dia a dia, e possa auxiliar nas dúvidas do colaborador à medida que coloca em prática o que aprendeu no treinamento produzido pelo conteudista e ministrado pelo multiplicador.
E só para reforçar: o time não vai, necessariamente, criar os objetos de aprendizagem, como apostilas, ebook, jogos ou vídeos para o treinamento. Assim, se você não possui um time interno preparado para executar essa parte, pode se apoiar na fábrica de conteúdo de consultorias especializadas em gestão do conhecimento e educação corporativa.
Precisa de ajuda na formação de multiplicadores internos?
Já deu para perceber que a formação de multiplicadores internos pode transformar a maneira como seus colaboradores aprendem, né? Portanto, não podemos desperdiçar boas chances de capacitar e desenvolver profissionais de alta performance com forco no objetivo de negócio.
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