Como a gamificação pode beneficiar sua empresa e porque ela é uma tendência

A gamificação e a tecnologia andam juntas usando os elementos dos jogos para construir a aprendizagem. E essa técnica vem sendo aplicada nos mais diversos segmentos, como a educação formal, a corporativa, na saúde, marketing e etc.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
gamificacao

Me diga uma coisa: você tem algum jogo instalado em seu celular? Ou, então, aproveita seu tempo livre para jogar no computador ou videogame? Se sim, saiba que você não está sozinho. A Pesquisa Game Brasil de 2022, apontou que 3 a cada 4 brasileiros jogam games. Por isso, já faz um tempo que essa realidade é acompanhada pelos setores da educação, inclusive a corporativa. Afinal, a gamificação é uma oportunidade para otimizar a aprendizagem.   

  

Leia mais:   

  

Isso acontece porque o setor de T&D vem percebendo a necessidade de transformar os treinamentos em uma experiência interativa e engajadora, que gere resultados eficazes. E não para por aí, muitas empresas têm investido em gamificação para os clientes externos.  

Enquanto para os colaboradores a gamificação tem o objetivo de engajar, para os clientes externos ela tem o objetivo de fidelizar. Um exemplo simples disso é o um programa de pontos de cartão de crédito. Onde se utilizam elementos como a pontuação para estimular o uso do serviço. Então, se você busca entender tudo sobre essa tendência e como implantar na sua empresa, continue essa leitura.   

O que é gamificação?   

Em primeiro lugar você precisa entender que gamificação não é jogo. Esse termo descreve a aplicação dos princípios e mecânicas do universo dos games nas tarefas do dia a dia. Em outras palavras, ele usa os mecanismos dos jogos para engajar pessoas e promover aprendizado solucionando problemas.  

Dessa forma, a gamificação tem um objetivo final voltado para o dia a dia, que não fica apenas no universo dos jogos. É um processo contínuo e não um evento específico. O termo ficou mais conhecido a partir de 2010, quando as empresas passaram a adotar o método em seus softwares. As atividades de rotina dos colaboradores passaram a conter mecanismos de conquistas e gratificações, por exemplo.   

Além disso, essa técnica não fica restrita apenas às atividades do dia a dia. Além de atrair o público, mantê-lo engajado, criar competitividade e estimular a interação entre os colaboradores, a gamificação também colabora com o desenvolvimento dos profissionais e de relacionamentos.   

Em resumo, dentro do treinamento e desenvolvimento, podemos dizer que a gamificação apoia a aprendizagem de forma consistente. E para isso oferece estímulos que instigam o aluno em sua própria jornada. Afinal de contas, ver ativamente seu progresso é um dos maiores estímulos descobertos pelos jogos.    

 

 

Principais elementos da gamificação    

A gamificação usa dos mecanismos dos games para construir atividades que desenvolvam aprendizado. Sendo assim, existem diversos elementos que compõem essa técnica, conheça alguns deles:    

  • Avatar: uma representação visual do colaborador, que pode ser desde uma foto personalizada até um desenho representativo, por exemplo. 
  • Bônus: é uma recompensa depois do colaborador completar uma sequência de desafios ou fases. 
  • Desafios: motiva o usuário para alcançar objetivos e metas, além disso gera o interesse para que se mantenha ativo nas atividades. 
  • Pontuação: também é uma forma de bônus e recompensa, gera o auto desafio de melhorar, assim como gera um sentimento de competição saudável com outros colegas.  
  • Ranking: uma representação de progresso e conquistas identificando os melhores colocados nas atividades.  

Por que a gamificação é uma tendência nas empresas    

A gamificação e a tecnologia andam juntas usando os elementos dos jogos para construir a aprendizagem. E essa técnica vem sendo aplicada nos mais diversos segmentos como a educação formal, a corporativa, na saúde, marketing e etc.   

Com o passar do tempo as pessoas vão mudando e o modo com que engajam ou aprendem, por exemplo, também. Seja de cliente interno ou externo, é um desafio para qualquer empresa manter as pessoas interessadas e trazer resultados reais. Então, especialistas começaram a ver a gamificação como uma oportunidade, que além de suprir essas necessidades, também permite uma mensuração de resultados clara e objetiva 

A gamificação deve ser combinada com outros métodos, e assim melhorar resultados. De acordo com Weplay Esports, 2,77 bilhões de pessoas jogam no mundo. E porque os games são tão populares? As respostas podem ser muitas, mas com certeza uma delas é a recompensa de ganhar. Profissionais de treinamento e desenvolvimento entenderam que esse método é capaz de desenvolver inovação e motivação nos profissionais e na organização.   

Além disso, a gamificação é atrativa não somente pelos jogos em si, mas também pelo prazer e experiências proporcionadas à pessoa. Como por exemplo: as sensações de aventura, desafio, estar imerso em uma tarefa divertida… Dito isso, sabemos a importância da motivação na aprendizagem.   

E a gamificação é levada para a educação corporativa, tornando o colaborador o protagonista de seu próprio aprendizado. E ele explora novas habilidades como por exemplo pelo uso de raciocínio lógico, concentração e trabalho em equipe (quando usado a criação de grupos ou times, por exemplo).    

Quais as vantagens da gamificação dentro das empresas   

Conforme dito ao longo desse artigo, a gamificação é uma grande apoiadora do processo de aprendizagem dos colaboradores. Com o uso dessa técnica as empresas de diversos segmentos podem aplicá-la em vários momentos. Como por exemplo: onboarding, treinamentos operacionais ou comportamentais, contribuindo no próprio desenvolvimento do colaborador dentro da empresa.  

E os benefícios são muitos, acompanhe:    

1 – Engajamento    

A aprendizagem se torna mais interessante, e prende a atenção do colaborador na dinâmica. Assim como, possibilita o desenvolvimento de contato com outros colegas. E consequentemente ajuda a equilibrar a motivação dos funcionários, reter talentos e melhorar as taxas de turnover.     

2 – Aumenta a produtividade    

Uma vez que a gamificação leva motivação aos funcionários isso influencia na produtividade deles e na percepção de reconhecimento. Esse sentimento traça um propósito, e o funcionário cria seus próprios objetivos, melhorando sua entrega de resultados.    

3 – Favorece o relacionamento com clientes    

A gamificação também pode ser criada para uso dos clientes externos. É como uma estratégia de atração e fidelização. Já ouviu falar no aplicativo Duolingo? Essa empresa é um exemplo clássico de uso dessa técnica. Pois usa dos elementos dos jogos para desenvolver formas de pontuação aos usuários. Além de oferecer rankings, cumprir missões, desafios e etc. Dessa forma, além de engajar os usuários, também facilita o aprendizado do idioma.     

4 – Reduz o estresse    

Segundo pesquisa da Isma – BR, 72% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem alguma doença causada pelo estresse. Então, esse fator tem se tornado cada vez mais preocupante para as empresas. Uma vez que afeta a saúde das pessoas e o próprio desempenho da organização. Como a gamificação proporciona motivação, melhora a comunicação e otimiza processos, esses são alguns fatores contribuintes na redução de estresse. Além de permitir “se desligar” da pressão do dia a dia.     

5 – Facilita a retenção de conhecimento    

É normal que o ser humano não lembre de tudo que aprendeu, ainda mais se o modo como adquiriu conhecimento não envolvia satisfação. E a gamificação é uma ótima solução para este problema, pois não torna o conteúdo cansativo e desestimulante. Além disso, é muito comum que esse método ofereça um feedback imediato, ou seja, assim que o colaborador comete algum erro, logo em seguida já entende o porquê e como deveria ter feito.    

6 – Mensuração de resultados   

A gamificação também otimiza a evolução do aprendizado dos treinamentos, além de agilizar a avaliação do participante. Com o uso da ferramenta, o aluno consegue avaliar seu desempenho através da pontuação, por exemplo. Além disso, a gamificação é geralmente aplicada a um ambiente virtual de aprendizagem dentro de uma LMS, então é possível extrair relatórios completos sobre o progresso dos colaboradores. Assim, gestores e líderes podem usar os dados para tomar decisões estratégicas.    

Como implantar a gamificação no treinamento e desenvolvimento da sua empresa     

Como você pode ver, os benefícios e motivos para se investir na gamificação nas empresas são muitos. Ela é capaz de transformar a cultura organizacional, o relacionamento entre colaboradores, a aprendizagem e muitos outros fatores. Mas você deve estar se perguntando: como implantar essa técnica na minha empresa? Confira esses passos:    

1 – Faça um diagnóstico do seu público e do objetivo da gamificação    

O primeiro passo consiste em entender quem é o seu público. Para quem a gamificação será direcionada? Qual o perfil desses usuários? Ou seja, é o momento de traçar os seus comportamentos, habilidades, expectativas e etc. Assim como, você deve saber exatamente para que essa técnica será usada. Quais os objetivos a serem alcançados. Treinar uma equipe comercial? Capacitar para impulsionar vendas de um novo produto? Desenvolver relacionamento com clientes?    

2 – Desenvolva a mecânica da gamificação    

Com o objetivo estabelecido é mais fácil desenhar as etapas e metas da gamificação. Além disso, as regras devem ser claras e todos os colaboradores devem conhecê-las. Dessa forma, eles entendem como progredir na jornada e assim desenvolvem a motivação e engajamento.     

3 – Desenvolva o feedback    

Mudança de nível, pontuações, desbloqueio de novas fases são alguns dos exemplos de feedback na gamificação. Assim, o colaborador acompanha seu progresso e percebe onde está errando e suas dificuldades.   

4 – Teste muito  

Esse ponto é muito importante e não deve ser ignorado. Se você deseja implementar a gamificação na sua empresa, deve ter em mente que ela exige testes antes de seu lançamento. Então, use pequenos grupos para testar, colete feedbacks e experimente novas ideias. Não tenha medo de inovar, mas claro invista em tecnologia de acordo com o perfil do seu público.    

5 – Mensure resultados    

Se você acompanha nosso blog sabe que falamos muito sobre esse item, afinal ele é indispensável para qualquer projeto. Só assim você entenderá se atingiu os objetivos traçados lá no início. Se houve engajamento e como foi o retorno sobre o investimento (ROI).     

Seja estratégico e leve a gamificação para sua empresa   

Uma pesquisa de 2017 apontou que 80% das 500 maiores empresas já utilizam a gamificação. Pois quem não quer uma equipe bem integrada, profissionais motivados e engajados? Tudo isso colabora com a alta de produtividade, qualidade de entrega e bom relacionamento com clientes.  

Como você viu é possível implantar a gamificação para suprir as mais diversas necessidades. Dessa forma, melhorar resultados e alavancar seu negócio, ao mesmo tempo que investe no desenvolvimento de seus profissionais. 

A Evolke entende bem disso, e está constantemente ligada nas tendências de T&D, somos especialistas no assunto desde 2012. Trabalhamos com diversas técnicas e modalidades de ensino e estamos prontos para te ajudar a encontrar a melhor solução para os seus desafios! Clique no banner abaixo e agende um horário com nossos especialistas. 

 

gamificacao

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

investimento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no whatsapp