Gamificação não é jogo: como essa ferramenta beneficia as ações de T&D da sua empresa?

O uso de mecânica de jogos para ações de T&D tem aumentado cada vez mais. Isso porque, entre outros benefícios, a dinâmica da gamificação ajuda com coisas como o engajamento do colaborador e a absorção do conhecimento.
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Me diz uma coisa: você tem algum jogo instalado no seu celular? Ou, então, aproveita seu tempo livre para jogar no computador ou vídeo game? Se sim, saiba que não está sozinho. O gamer médio tem cerca de 35 anos e pretende jogar para o resto da vida. Por isso, já faz algum tempo que essa realidade vem sendo acompanhada de perto pelo setor de educação corporativa, que vê na gamificação uma oportunidade de otimizar a aprendizagem.

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Isso acontece porque o setor de T&D vem percebendo que transformar o instrutor em um facilitador e o participante em um agente ativo no processo de aprendizagem, transforma o treinamento em uma experiência interativa, engajadora e com resultados eficazes.

Assim, a tendência é que as empresas apostem cada vez mais em modelos gamificados para suas jorndas de aprendizagem. Essas atividades estabelecem missões e desafios, pontuam cada fase vencida, oferecem um ranking de acordo com os pontos e ainda entregam premiações para garantir o envolvimento dos participantes.

O que é gamificação?

Antes de mais nada é preciso compreender que a Gamificação (o aportuguesamentos da palavra gamification) não é o mesmo que jogos corporativos. Esse termo descreve a aplicação dos princípios e mecânicas do universo dos games nas tarefas do dia a dia. Surgiu como uma forma de motivar as pessoas a solucionarem problemas e realizarem tarefas.

A popularização do termo se deu em 2010, quando as empresas passaram a adotar o método em seus softwares. Dessa forma, as atividades cotidianas dos colaboradores passaram a conter mecanismos de conquistas e gratificações, como acontece em jogos.

Mas a técnica não fica restrita apenas as atividades do dia a dia. Além de atrair o público, mantê-lo engajado, criar competitividade e estimular a interação entre os colaboradores, ela ainda colabora com o desenvolvimento dos profissionais.

Portanto, a gamificação auxilia na efetivação do aprendizado de forma consistente, uma vez que oferece estímulos que instigam o aluno a seguir sua jornada. Isso porque ver, ativamente, seu progresso é um dos maiores estímulos descobertos pelos jogos.

Por que usar a gamificação na educação corporativa?

A eficiência da gamificação está justamente no engajamento que ela promove. A experiência com os jogos vai muito além do entretenimento, suprindo a necessidade de competição,  busca por recompensas e prêmios tangíveis – aspectos próprios do ser humano.

Além disso, o método também usa a formação de comunidades e a urgência, que faz com que o participante queira continuar estudando até atingir seus objetivos, para engajar os colaboradores na atividade e ajudar a fixar o aprendizado. Listamos abaixo outros motivos para a aplicação desse modelo de treinamento na sua empresa!

1 – Proporciona uma aprendizagem atraente e motivadora

Chega de treinamentos cansativos e monótonos onde o instrutor apenas lê uma apostila. Com a gamificação, os participantes são desafiados e tomarem suas próprias decisões e resolverem a situação-problema com criatividade – além de terem um propósito claro: avançar nas fases. E tudo isso ajuda a amenizar a dor do aprendizado.

2 – Estimula a persistência, resiliência e foco

Como o cérebro humano aprende com a observação, tentativa e erro, é natural que se sinta mais estimulado em um treinamento quando ele usa as mesmas mecânicas dos jogos. Isso porque nos sentimos desafiados, ganhando ou perdendo.

Ganhando, somos desafiados a entrar em etapas mais difíceis e complexas, e perdendo recebemos uma nova chance para provar que conseguimos passar por todas as fases. Assim, a gamificação não só colabora com a persistência, mas também ensina resiliência aos participantes, que insistem em cada estágio até conseguir ultrapassá-las.

3 – Mensura o desempenho do participante

A gamificação também otimiza a evolução do aprendizado nos treinamentos. Além de agilizar a avaliação do participante. Com o uso da ferramenta, o participante consegue avaliar seu desempenho através da pontuação, por exemplo. Assim, o colaborador pode descobrir onde está errando e o que precisa fazer para atingir seus objetivos. Ainda mais quando sua jornada está atrelada a uma recompensa, pois faz com que todos se sintam engajados com as metas.

Os benefícios da Gamificação para o T&D das empresas

Um dos grandes benefícios da aplicação da gamificação para a área de T&D é conseguir fazer uma avaliação rápida e imediata do comportamento e engajamento dos participantes.  Dessa forma, os gestores conseguem acompanha dados e métricas importantes para a formulação de novas estratégias e a descoberta de novos gaps na educação. Outras vantagens que eles encontram com o uso da ferramenta são:

1 – Instiga a alcançar metas

Com os jogos, o objetivo é sempre alcançar o fim. Ou seja, é necessário bater todas as metas para conquistar o prêmio final. E ao transformar a jornada de aprendizagem com a gamificação, essa também passa a se tornar o ponto central para os alunos.

Além disso, considere transferir o sistema de premiações de jogos para a realidade da realização de tarefas do dia a dia e das metas. Uma forma de trazer o engajamento dos games para o cotidiano das equipes de forma saudável e recompensadora.

2 – Estimula o trabalho em equipe

Quando jogamos em times, é necessário que todos estejam envolvidos e comprometidos para alcançarmos o objetivo final. Assim, ao aplicar a mesma técnica na jornada de aprendizagem, você estimula os participantes a desenvolverem habilidades de comunicação e trabalho em equipe que também são levados para o dia a dia do setor.

3 – Ajuda a resolver problemas

Por fim, ao colocar em prática todas as competências desenvolvidas pela gamificação – foco, criatividade, orientação ao objetivo, trabalho em equipe – o time se sente mais confiante para enfrentar desafios e solucionar os problemas com as informações (e recursos) disponíveis.

Será que a sua empresa está pronta para a gamificação dos treinamentos?

Ufa! Agora que você já está por dentro de tudo que significa gamificação para a aprendizagem corporativa, é hora de se perguntar: será que a sua empresa está pronta para aplicar essa técnica nas ações de T&D daqui para frente?

Se a resposta for sim, temos uma ótima notícia! 😁 A Evolke é uma empresa de consultoria e aprendizagem corporativa, e trabalhamos com diversas técnicas e modalidades de ensino. Estamos prontos para te ajudar a encontrar a melhor solução para os seus desafios!

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