Jogos corporativos: o que são e como eles contribuem para o treinamento e desenvolvimento de pessoas

Pesquisas revelam que mais de 70% dos brasileiros jogam, dessa forma, os jogos corporativos são grandes aliados no desenvolvimento dos profissionais de uma empresa.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
evolke-blog-jogos-corportativos

O futuro do T&D já está acontecendo. As empresas têm buscado aprimorar seus processos e modernizar suas ações. Afinal, para alcançar o sucesso é fundamental transformar-se de acordo com as mudanças do mercado de trabalho. E no quesito aprendizagem isso não é diferente. Um exemplo? O uso de jogos corporativos ilustra bem esse cenário. 

  

Leia mais:  

  

Dessa forma, as organizações ligadas em tendências educacionais já entenderam que atrelar entretenimento aos treinamentos pode tornar a aprendizagem mais eficiente. Então, a ideia aqui é fugir dos modelos tradicionais e maçantes para aprender. 

Afinal, por que não usar a tecnologia a favor das empresas. Não só em seus processos burocráticas, como também no treinamento de pessoas. E treinar faz com que a organização seja capaz de alcançar resultados traçados como objetivo. Sendo assim, hoje falaremos sobre essa ferramenta engajadora e lúdica, capaz de transformar a aprendizagem. Acompanhe: 

O que são os jogos corporativos 

Antes de mais nada, os jogos corporativos fazem parte do futuro do T&D, contudo não é uma metodologia tão nova assim. Há anos algumas empresas usam deles para treinar seus profissionais. 

Através dos jogos é possível simular cenários, que não precisam obrigatoriamente ser iguais a realidade dos trabalhadores. Porém, se baseiam em comportamentos nas situações do dia a dia dos profissionais. 

Ou seja, dentro do jogo o colaborador escolhe as atitudes que vai tomar e cada uma delas gera consequências. Dessa forma, intrinsicamente eles desenvolvem novos comportamentos. E através da reflexão os hábitos podem ser mudados. 

Mas para que tudo isso funcione, é necessário planejar e atrelar o desempenho dos jogos com a realidade do trabalhador. Bem como, são necessárias algumas premissas básicas, como por exemplo: 

  • Ambiente virtual estruturado; 
  • As decisões tomadas no jogo devem refletir algum comportamento do dia a dia do ambiente de trabalho; 
  • Ter um objetivo traçado, facilitando assim a mensuração de resultados. 

Cada jogo terá suas próprias características. Ou seja, suas próprias regras para que o colaborador desenvolva seu raciocínio e organize seu aprendizado. 

Além disso, os jogos corporativos podem desenvolver várias áreas de conhecimento. Dessa forma, pode abranger tanto situações gerenciais como tomada de decisão e atos comportamentais.   

 

jogos-corporativos

 

Qual a importância de treinar por meio dos jogos corporativos:  

Segundo uma pesquisa do PGB Brasil, 74,5% dos brasileiros jogam. Além disso, outro ponto levantado foi de que 78,9% das pessoas afirmaram que sua preferência é por jogos digitais. Contudo, é possível aplicar games analógico aos treinamentos, como é o caso dos tabuleiros, por exemplo. 

Em vista disso, treinar através dos jogos corporativos torna a experiência de aprendizagem mais motivadora. Afinal, se você pedir para que uma pessoa escolha entre: estudar através de leitura dentro de uma sala de aula, com apoio de um instrutor e depois oferecer aprendizado de forma lúdica e digital, certamente escolherá a segunda proposta. 

Então, dentro do ambiente de trabalho não é diferente. As pessoas não tem mais interesse em passar horas dentro de uma sala de aula ouvindo o instrutor falar. Como resultado disso a pessoa perde o foco e a motivação, podendo levar a casos mais graves como grandes taxas de turnover. 

Os jogos corporativos trazem o lúdico para aprendizagem, permitindo que o colaborador se divirta ao mesmo tempo que aprende um conteúdo relevante para seu dia a dia. Além disso, os games transformam a aprendizagem de algo obrigatório e maçante para uma experiência descontraída. 

Dessa forma, outra vantagem que os jogos trazem para o T&D é a possibilidade de o colaborador observar as consequências de seus atos. Em outras palavras, ele aprenderá com os próprios erros. 

Jogos corporativos são o mesmo que gamificação. Mito ou verdade? 

Em resumo, os jogos corporativos tem o objetivo de melhorar ou desenvolver um comportamento, em um ambiente lúdico. Já a gamificação, usa os recursos dos games como por exemplo, sua mecânica e recompensas para criar a experiência de aprendizagem. 

Então, a resposta para a pergunta do enunciado é: Mito. Jogos corporativos não são o mesmo que gamificação. Além disso, os games são eventos isolados, enquanto a outra metodologia faz parte de uma aprendizagem contínua. 

Porém, mesmo sendo diferentes, os jogos e a gamificação possuem suas semelhanças, como por exemplo: 

  • Ambas são utilizadas no processo de aprendizado, por meio de técnicas motivacionais e engajadoras; 
  • Através das duas metodologias o aluno é o protagonista de seu próprio aprendizado e participa ativamente do processo. 

Torne seu T&D mais engajador e capaz de alcançar resultados   

Conforme vimos, os jogos corporativos são uma excelente ferramenta para aprimorar um treinamento. Se suas capacitações não estão dando resultados, experimente se perguntar se sua empresa ainda ensina no modelo tradicional. Caso sim, provavelmente você perderá grandes talentos. 

Até os gestores mais céticos precisam procurar saber mais sobre o futuro do T&D. Pois se a empresa ficar no passado, estará em grande desvantagem no mercado. E quem não quer obter sucesso, não é mesmo? 

Desenvolver e treinar os colaboradores é uma etapa decisiva no processo de crescimento de uma organização. Somente com profissionais capacitados e com habilidades bem desenvolvidas será possível melhorar os resultados e atingir objetivos. 

A Evolke tem como objetivo ajudar as empresas a alcançar o sucesso, por meio do desenvolvimento de seus processos, usando tecnologias e metodologias engajadoras. Somos especialistas em educação corporativa e gestão do conhecimento. Estamos prontos para te ajudar na jornada de criar jogos corporativos para o fortalecimento de seu T&D. Quer saber como? Clique no banner abaixo e agende um horário com nossos especialistas: 

 

jogos-corporativos

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

investimento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6