LMS: o que sua empresa precisa para fazer gestão de treinamentos

Já pensou em fazer toda a gestão das suas ações de T&D online? Com o auxílio de um LMS você pode. Descubra tudo que uma plataforma de gestão de aprendizagem digital pode fazer pela sua empresa!
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
LMS: o que você precisa para fazer a gestão dos treinamentos

Já imaginou ter todas as informações da sua empresa compiladas em um único lugar? Ser capaz de tirar dúvidas, capacitar e orientar os colaboradores com uma única ferramenta? Com a popularização do ensino a distância cada vez maior no âmbito da educação corporativa, o LMS (learning management system, ou sistema de gestão de aprendizagem) é o meio capaz de viabilizar tudo isso.

Leia mais:

Essa tecnologia foi desenvolvida para gerenciar a estrutura e processo onde deve ocorrer aprendizagem, através da disponibilização de conhecimento. Portanto, no LMS o conhecimento torna-se disponível por meio de cursos e treinamentos, ao mesmo tempo que ocorre o registro de informações pertinentes para os gestores deste processo de ensino-aprendizagem.

Com a percepção cada vez maior das empresas sobre a necessidade da implantação de uma área de T&D, a ferramenta tem ganho espaço pois são verdadeiros repositórios da gestão do conhecimento para o sucesso do negócio. Se o EaD é um grande oceano de possibilidades para as empresas, sem um LMS seria como tentar atravessar este oceano remando sozinho em uma pequena canoa.

Vantagens do uso do LMS

Você já deve ter percebido que a forma como nos relacionamos com a informação, o conhecimento e com outras pessoas vem se transformando, certo? Compreender esta mudança é importante para entender a necessidade de oferecer a informação – em forma de treinamentos – de maneira adequada a esta nova relação: homem, tecnologia e informação.

Assim, separamos algumas vantagens que o uso do LMS na educação corporativa traz para as empresas – independe dos métodos de trabalho, características e peculiaridades de cada organização.

1 – Escola dedicada à sua empresa

Imagine ter a disposição uma escola dedicada à sua empresa. Um lugar onde todas as informações relacionadas aos processos, mercado e cultura da organização estão arquivadas.

Além disso, seus colaboradores podem acessar estes conteúdos sempre que precisarem tirar uma dúvida. De onde quer que eles estejam, em qualquer lugar que tenha acesso a internet. Dessa forma, o LMS ajuda a desafogar o RH com vários processos relacionados ao T&D.

2 – Personalização e automatização

O LMS também pode ser personalizado, tanto na sua interface quanto nos seus conteúdos. Assim, as empresas conseguem oferecer treinamentos focados em suas necessidades e de acordo com as demandas. Dessa forma, ele ajuda a automatizar processos e políticas de aprendizagem. Tudo, claro, de acordo com os valores e cultura da empresa.

Além disso, o impacto dessa ferramenta, devidamente administrada, é enorme. Isso porque alavanca o conhecimento do funcionário para realização de seu papel profissional. Também atrai o colaborador para o conteúdo e para as atividades disponíveis, aumentando o engajamento e refletindo nos resultados diários da empresa. Afinal, é isso que se espera de qualquer treinamento: que o colaborador aplique o que aprendeu.

Saiba quais os próximos passos do seu LMS

3 – Gestão do conteúdo

Por fim, uma das maiores vantagens do LMS é a gestão do conteúdo em si. Isso porque ele comporta uma infinidade de formatos, como por exemplo: apresentações, textos, vídeos ou mídias externas.

Portanto, manter este material hospedado, atualizado e adaptado às necessidades dos diferentes públicos a serem treinados pode resolver uma série de outros problemas. Como por exemplo: produtos não conforme, erros de processo, baixo conhecimento sobre os produtos, insumos fora de especificação, abertura de chamados e clientes finais que fazem mal uso de um serviço.

LMS focado nos resultados do colaborador

Quando uma empresa oferece um treinamento para seus colaboradores, o objetivo deste investimento é melhorar a performance profissional de maneira a obter melhores resultados. Por isso existe a necessidade de monitorar os resultados alcançados no processo de ensino-aprendizagem.

Sendo assim, uma plataforma LMS possibilita a gestão de informações sobre seus usuários individualmente, como por exemplo: dados pessoais, tempo dedicado ao treinamento, hábitos de uso da plataforma e resultados das avaliações. Ou seja, uma plataforma de gestão de aprendizagem entrega uma série de relatórios com informações e métricas para analisar o êxito dos treinamentos oferecido.

Pois somente com essas informações em mãos o gestor é capaz de identificar as potencialidades de sua equipe, talentos não revelados, conhecimentos ausentes e conteúdos que devem ser reforçados através de materiais complementares.

Comunicação dentro do LMS

Já que treinar pessoas em lugares diferentes é um dos atributos do LMS, os meios disponíveis de comunicação entre participante e instrutor são de vital importância. Por isso essa plataforma deve disponibilizar ferramentas para que as mensagens cheguem ao público de forma rápida e clara, e o inverso também deve ser verdadeiro. Neste caso, permitindo que o colaborador possa tirar dúvidas ou buscar informações que necessitem com facilidade.

Além destes canais entre T&D, instrutor e colaborador, a integração entre os próprios participantes de um treinamento também é um ponto importante, já que a troca de informação entre eles tende a gerar novos conhecimentos e consequentemente mais aprendizagem. Portanto, ferramentas de chat e fóruns de discussão são essenciais para qualquer LMS.

O futuro da empresa com o LMS

Já imaginou as possibilidades de crescimento de uma empresa com uma plataforma LMS? Com a adoção desta ferramenta é possível treinar todos os envolvidos na cadeia produtiva da empresa, tornando a organização uma Empresa que Aprende.

Mais ainda: com o LMS uma empresa pode planejar crescer de forma mais rápida e segura, independente da estratégia adotada. Seja através da abertura de novas filiais, aquisição de empresas concorrentes, franquias e outras. Quem tem experiência de mercado sabe a dor de cabeça que é treinar muitas pessoas em um curto espaço de tempo. E com a plataforma, a tarefa é otimizada.

Além disso, uma empresa preparada para crescer, que possui um LMS, ao contratar novos profissionais, tem toda uma base de conhecimento pronta, apenas esperando os acessos. Assim, basta inscrever os recém-chegados e sair treinando, tudo de acordo com a cultura e os valores da organização.

Aliás, no futuro das empresas que aprendem está o RH estratégico. Com a capacidade de treinar os colaboradores com as competências alinhadas aos objetivos de negócio.

E com o LMS é possível criar de trilhas de aprendizagem para os cargos, funções ou papeis do organograma. O que ajuda o RH a preparar as equipes para fazer assessment às vagas estratégicas, já que ele só precisará verificar a base de colaboradores qualificados que está disponível na plataforma.

Chegou a hora de trazer o T&D da sua empresa para o presente!

Como você pode perceber, são muitas as possibilidade e aplicações do LMS. Além disso, a crise do coronavírus mostrou na prática para muitas empresas o poder de um sistema de gestão de aprendizagem. E os especialistas já decretaram: quem ainda não aderiu a modelos EaD para a educação corporativa, irá em breve.

Portanto, se você ainda não aderiu, está esperando o que? Saia na frente da concorrência. Agende um horário com o nosso especialista para encontrar a plataforma que melhor se encaixa nas suas demandas. Clique no banner abaixo e escolha a melhor data. 👇

Fale agora com um dos nossos especialistas sobre LMS

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6