Entenda de uma vez por todas o que é o Método 70:20:10 e seus benefícios

Ao investir em metodologias para facilitar a aprendizagem e desenvolver profissionais, as empresas só têm a ganhar.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
metodo-70-10-20

Segundo pesquisas, os colaboradores tendem a ficar mais tempo em uma empresa se ela investe em seu aprendizado e desenvolvimento. Assim, o setor de RH e a gestão das organizações precisam buscar por métodos eficazes para capacitar seus funcionários, caso queiram reter talentos e melhorar a produtividade. Assim, metodologias que unem teoria e a prática, como o método 70:20:10, tem sido cada vez mais procuradas. 

   

Leia mais:  

   

Dessa forma, partindo do princípio que a melhor forma de reter talentos é investindo no aprendizado, os colaboradores passam a sentir motivação em se tornar cada vez melhores em suas funções. Afinal, dessa forma, ele tem maiores chances de crescimento profissional e oportunidades de mostrar suas competências.  

Em vista disso, é importante que o RH e a gestão da empresa esteja por dentro das tendências de educação corporativa, a fim de quebrar a ideia do aprendizado estruturado e totalmente formal. Sendo assim, vamos te contar tudo sobre o método 70:20:10, muito usado devido sua eficácia, e porquê você já deveria estar usando-o em suas ações de T&D. Acompanhe para saber como aplicá-lo:     

O que é o método 70:20:10 e como ele surgiu    

O método 70:20:10 foi formulado nos EUA, entre as décadas de 1980 e 1990. Entre os principais criadores estão os professores Morgan McCall, Robert W. Eichinger e Michael M. Lombardo. Atualmente, Charles Jennings é um dos principais especialistas do assunto.   

Essa metodologia, acima de tudo, tem foco na aprendizagem por meio da experiência. Além disso, através dele, o colaborador se torna o protagonista de seu desenvolvimento, o que faz com que se sinta motivado em aprender cada vez mais. 

Agora me conta, já ouviu falar na curva do esquecimento? Esse conceito foi criado por Hermann Ebbinghaus e, em resumo, ele aponta que quanto mais o tempo passa, mais esquecemos do que foi estudado. Afinal, nosso cérebro não é de capaz de manter tudo que foi aprendido fixado na memória.   

Sendo assim, e sabendo que para um treinamento ter sucesso precisa entregar resultados, o aprendizado por meio da prática é muito relevante. Além da aprendizagem continuada. Então, buscar uma metodologia que una esses dois pontos certamente será mais eficiente. 

Assim, um bom exemplo é o método 70:20:10, que tem como principais objetivos:  

  • Aprendizagem continuada;  
  • Aprender fazendo;  
  • Criatividade e inovação;  
  • Produtividade. 

Dessa forma, esse método impacta diretamente o negócio, ocasionando a melhoria da produtividade, além de proporcionar sucesso no desenvolvimento e engajamento de talentos. 

Aliás, essa metodologia é atrelada a andragogia, ou seja, voltada para à educação de adultos. Ela é baseada em pesquisas que comprovam que as pessoas aprendem de três maneiras:  

  1. 70% a partir de experiências próprias e vivências profissionais do dia a dia;  
  2. 20% a partir dos aprendizados informais e interações com outras pessoas;  
  3. 10% através dos aprendizados formais.  

Quais os benefícios para a empresa que optar por esse método    

Agora que você já sabe o que é o método 70:20:10, certamente surgiram ideias das vantagens para sua empresa, né? Mas não para por aí! Você sabia que os treinamentos formais têm um limite de eficiência?  

Em outras palavras, os colaboradores não aprendem de forma satisfatória apenas por treinamentos e certificações. Além disso, levando em consideração a andragogia, os adultos aprendem melhor quando sabem o porquê do aprendizado.  

Portanto, combinar o conhecimento teórico com a experiência prática é indispensável para uma empresa. Por esse motivo, o RH se torna responsável por conhecer as diversas técnicas existentes, a fim de aplicar o que mais fizer sentido ao seu público-alvo. Ou seja, seus colaboradores. Em vista disso, o método 70:20:10 é eficiente, pois é uma metodologia baseada na prática 

Charles Jennings diz que o modelo soluciona principalmente dois problemas que os treinamentos formais têm, sendo eles:  

  • Custos;  
  • Oportunidades.  

Além disso, ele cita pesquisas que comprovam que o aprendizado é muito mais efetivo se você mantiver as pessoas em seu fluxo de trabalho. Pois uma aprendizagem satisfatória está ligada ao contexto, dessa forma, se torna mais rápida e barata.   

Ainda sobre os benefícios do método 70:20:10, nós podemos citar as vantagens para o T&D. Afinal, o colaborador aprenderá por meio da prática, e terá mais chances e oportunidades para desenvolver ideias e soluções inovadoras, além de descobrir formas de aperfeiçoar suas tarefas.  

Ou seja, os profissionais estarão mais preparados em suas funções, consequentemente irão realizá-las com maior assertividade, diminuindo retrabalho. Dessa forma, contribuindo para a melhora de sua produtividade e entrega de resultados.     

Como o método funciona e como aplicá-lo   

Conforme já falamos por aqui, se preocupar com o desenvolvimento dos profissionais beneficia não só a carreira deles como a própria empresa. Dessa forma, com o método 70:20:10 você pode chegar a esse resultado de modo mais fácil.  

Através dessa metodologia, são consideradas três formas de aprendizado: 

  • educação formal 
  • interação social 
  • prática.  

Portanto, para obter 100% de efetividade, nenhum dos pontos deve ser desconsiderado.  

Em resumo, através dele as organizações precisam pensar não somente na educação formal, mas em práticas e técnicas que serão adotas para complementar. Portanto, para que isso seja possível é indispensável o envolvimento do gestor. Pois é ele quem pode oferecer oportunidades para novas experiências e atividades para praticar o aprendizado. 

As partes 70 e 20 são constituídas principalmente pelo aprendizado informal, sendo assim, o gestor não precisa gerenciar essa forma de aprendizagem, mas sim, facilitar, dar suporte e fazer acontecer.  

Agora vamos entender como o método funciona:   

1 – 70% de aprendizado com experiências próprias e vivências profissionais  

As pessoas aprendem 70% por meio da experiência, práticas, rotinas e responsabilidades ligadas ao seu trabalho. Além disso, é considerada a forma mais favorável de aprendizado, pois os colaboradores descobrem formas de aperfeiçoar suas funções. Permitindo por fim, que eles tomem decisões, enfrentem desafios e etc.  

2 – 20% de aprendizado informal e das interações com outras pessoas  

As pesquisas também apontam que as pessoas aprendem cerca de 20% através da interação com outras pessoas, além de feedback recebidos. Ou seja, por meio das interações com colegas, observação de como as outras pessoas desempenham suas tarefas, além de tirar dúvidas nos momentos certos.    

3 – 10% de aprendizado formal  

A forma de aprendizado que sustenta apenas 10% no desenvolvimento profissional se dá através do meio formal, ou seja, através de cursos, treinamentos, workshops, seminários, e etc. No entanto, apesar de ser o menor percentual, essa etapa não deixa de ser importante. Sendo assim, todos os três pontos devem ser considerados para alcançar o melhor resultado.    

Design de Jornada de Aprendizagem (DJA) e o Método 70:20:10   

Se você ainda não conhece nossa empresa, a Evolke tem foco em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento. Nossos especialistas desenvolveram o DJA, que é acima de tudo, uma metodologia de aprendizagem usada na construção de ações de T&D.   

Além disso, tem como premissa que “toda a aprendizagem deve ser orientada para a prática, e todo o conteúdo orientado para resultados”. Seu layout é formado por três quadros, sendo eles:   

  1. Resultado;  
  2. Planejamento;  
  3. Jornada.  

Leia para saber mais: Design de Jornada de Aprendizagem: uma nova metodologia de aprendizagem  

Em seu quadro da jornada de aprendizagem, utilizamos o método de 70:20:10 para guiar o processo. Nele pensamos no antes, durante e depois do treinamento, ou seja, em todas suas etapas. Observe: 

 

metodo-70-20-10

 

Além disso, nele estão uma série de exemplos de soluções educacionais para complementar o treinamento, ou seja, para que o aprendizado não se dê apenas pelo meio formal. Como por exemplo:  

  • Apostila;  
  • E-book;  
  • Gamificação;  
  • Grupo de discussão;  
  • PDI;  
  • Simulador;  
  • Webinar;  
  • Sala de aula;  
  • Mentoring;  
  • Fórum.  

O método é utilizado em nosso quadro da seguinte forma:  

  1. 10% em atividades de sala de aula invertida ou plataforma de ensino;  
  2. 20% em interações com facilitador ou especialista;  
  3. 70% com identificação das atividades do dia a dia que reforçam a aprendizagem e materiais para tirar dúvidas rapidamente.  

Em resumo, neste quadro é abordado desde a forma como os colaboradores são convidados para o treinamento até a descrição das atividades do dia a dia que reforçam a aprendizagem. Sendo assim, é focado na prática do profissional e nos resultados do negócio.   

Quer uma ajudinha para implementar o método 70:20:10? 

Os benefícios para as empresas que se preocupam com o desenvolvimento dos colaboradores são muitos. Além disso, ao investir em técnicas e métodos para facilitar a aprendizagem, as organizações saem ganhando, inclusive da concorrência.  

Pois, devemos lembrar, as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o ambiente de trabalho. Em outras palavras, valorizam um local saudável, onde tenham reconhecimento e perspectiva de crescimento. 

Dessa forma, por que não investir em uma metodologia que motive as pessoas a aprender cada vez mais? O método 70:20:10 é barato e altamente eficaz, motivo que leva muitas empresas usarem em suas ações.  

Por fim, conte com a Evolke para começar a aplicar o método o quanto antes na sua empresa. Somos especialistas em Educação Corporativa e nossa equipe está pronta para te ajudar a superar esse desafio! 

Clique no banner abaixo e agende uma conversa com nossos especialistas, estamos esperando por você! 

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

investimento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6