Design de Jornada de Aprendizagem: uma nova metodologia de aprendizagem

A Evolke orgulhosamente apresenta o Design de Jornada de aprendizagem, uma nova metodologia de aprendizagem desenvolvida pelos nossos especialista para a construção de ações de T&D!
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Capacitar colaboradores é essencial para que eles melhorem suas habilidades e competências, certo? Muitas empresas pensam assim, e provavelmente o T&D da sua também. Mas como podemos potencializar os resultados de treinamento? Como as organizações mais maduras, que usam treinamento e desenvolvimento de forma estratégica, obtém melhores resultados? No mercado, os negócios com maiores resultados não abrem mão de uma metodologia de aprendizagem que torne suas ações de treinamento efetivas.

Neste contexto, as metodologias de aprendizagem vêm ganhando cada vez mais ênfase. As mais modernas são estruturadas de modo que, em sua aplicação, nenhum elemento importante para o sucesso do projeto seja esquecido durante o planejamento.

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Por isso, desde sua criação em 2012, a Evolke estuda todas as metodologias disponíveis, com ênfase nas mais eficientes no que diz respeito a: aplicação prática dos alunos e alinhamento as necessidades de negócio, para oferecer a seus clientes a metodologia que melhor se adequasse aos diferentes problemas educacionais.

Através desse conhecimento, investimos na criação de um método de aprendizagem próprio, capaz de ser aplicada por quem acaba de entrar na área de T&D. Assim nasceu o Design de Jornada de Aprendizagem: uma nova metodologia de aprendizagem. Um método fácil de ser aprendido e multiplicado pelos profissionais de T&D, que melhora a experiência de aprendizagem do participante e que é orientado para os resultados das organizações. Ficou curioso? Então continue lendo! 💖

Metodologia de Aprendizagem para T&D

São diversas as metodologias de aprendizagem com foco em treinamento e desenvolvimento disponíveis no mercado. É com o auxílio desses métodos que é possível organizar e registrar de forma estruturada as informações relevantes para a construção de um planejamento de T&D.

As metodologias de aprendizagem, atualmente, são verdadeiras soluções que buscam fazer o diagnóstico dos problemas enfrentados pelas organizações e os fatores que influenciam o sucesso dos treinamentos. Elas também servem para organizar os conteúdos dos treinamentos, de maneira a desenvolver um projeto de T&D mais funcional e ágil.

É importante saber que uma metodologia robusta precisa ajudar o profissional de T&D a enxergar as necessidades do negócio com clareza. Dessa forma, os treinamentos se tornam verdadeiramente eficientes e justificam o capital recebido, provando seu valor como investimento – e não custo – mesmo para os gestores mais céticos.

Por isso, o Design de Jornada de Aprendizagem começa questionando se a necessidade de negócio é uma demanda emergencial ou estratégica da organização. Em seguida, lista quais as mudanças serão evidenciadas no negócio se o treinamento for um sucesso. É uma maneira de provocar a reflexão dos aplicadores do método para, antes de mais nada, identificar e registrar o resultado esperado. O que é o Design de Jornada de Aprendizagem?

Design de Jornada de Aprendizagem é uma metodologia de aprendizagem para profissionais de T&D, focada na construção de soluções ágeis, simples e intuitivas.

O método serve para planejar treinamentos de forma eficiente e alinhada as necessidades das empresas. Seu layout no formato de “quadros” estrutura o pensamento numa sequência lógica. Assim, ele serve como um framework, ou modelo mental, que não deixa escapar os elementos fundamentais para um treinamento de sucesso.

Baixe os quadros do Design de Jornada de Aprendizagem, sua nova metodologia de aprendizagem

 

A premissa do Design de Jornada de Aprendizagem

Dessa forma, estabelecemos duas premissas básicas para a metodologia de aprendizagem Design de Jornada de Aprendizagem. São elas:

  • Toda a aprendizagem deve ser orientada para a prática
  • Todo conteúdo deve ser orientado para resultados

A partir destas premissas, todos os elementos fundamentais que estruturam o treinamento são organizados. São três “quadros” que se prestam a responder: qual a necessidade da empresa, por que será treinado, o que será ensinado, como será ensinado, quando será ensinado, como será medido o resultado, como serão divulgados os resultados e o que será oferecido para que o aprendiz continue evoluindo depois que o treinamento terminar.

Cada um dos “quadros” aborda diferentes momentos do treinamento, vamos a eles:

1 – Quadro de Resultado do método Design de Jornada de Aprendizagem

É nesse quadro que você deve descrever as Necessidades do Negócio e as Evidências de Mudança. Dessa forma, é possível ter uma visão geral do que você está procurando com o treinamento e quais resultados devem ser alcançados.

Em Necessidades do Negócio é preciso avaliar se elas são emergenciais ou estão baseadas no planejamento estratégico da organização. Além disso, é preciso saber se as Necessidades do Negócio impactarão pessoas, processos, clientes ou resultados financeiros. Se isso te lembrou do Balance Scorecard, não foi por acaso.

Já as Evidências de Mudança são uma listagem do que pode provar que o treinamento foi um sucesso. Ou seja, o momento de examinar quem ou o que provará se as Necessidades do Negócio foram atendidas.

Mais tarde, essa listagem será importantíssima para justificar o investimento recebido para o projeto. As mudanças realmente aconteceram? Então quais são as evidências que comprovam isso? É ainda nessa parte que você deve listar os indicadores que serão impactados depois que o treinamento acabar.

2 – Quadro de Planejamento do método Design de Jornada de Aprendizagem

É nesse quadro que você vai montar todo o planejamento do treinamento. O ponto de partida é, mais uma vez, as Necessidades do Negócio, a parte boa é que basta copiar os itens elencados no Quadro de Resultados. Além disso, o planejamento também passará pelas etapas de:

  • Apontar indicadores que justificarão o treinamento;
  • Identificar quem é o participante (aprendiz), seu perfil, estilo aprendizagem e outras peculiaridades relevantes para o processo de ensino-aprendizagem;
  • Mostrar o que o participante dever ser capaz de fazer quando o treinamento terminar;
  • Indicar que conteúdos devem ser ensinados, mas cortar tudo que não atender a necessidade do negócio;
  • Mostrar quais as evidências de aplicação prática;
  • Apresentar como você e a liderança irão apoiar o colaborador para que ele coloque em prática o que aprendeu;
  • Notar quais as evidências provam que a mudança no negócio aconteceu;
  • Indicar como os resultados serão divulgados dentro da empresa;
  • Propor ações que darão sequência a evolução contínua do colaborador.

Destacamos, ainda, que a Aprendizagem Continuada (lifelong learning) não é um elemento que costuma ser contemplado em outras metodologias de aprendizagem. No entanto, aqui na Evolke, acreditamos que ações de T&D bem-sucedidas devem investir na aprendizagem contínua.

3 – Quadro da Jornada do método Design de Jornada de Aprendizagem

O último quadro do Design de Jornada de Aprendizagem é dividido em três etapas: antes, durante e depois do treinamento. Sendo assim, utilizando design think, desenhamos uma “linha do tempo” que descreverá cada etapa do treinamento. Indiferente se a solução escolhida for online, semipresencial ou presencial.

Este quadro sugere diversas soluções educacionais para aumentar o repertório dos aplicadores do método de Design de Jornada de Aprendizagem. Além disso este quadro estrutura a aplicação do treinamento levando em conta as estratégias de Sala de Aula Invertida, 70:20:10 e gamificação.

Essa linha do tempo abordará desde a forma como os colaboradores serão convidados para o treinamento, até a descrição das atividades do dia a dia que reforçam a aprendizagem. Além disso, abordar quais materiais o participante tem a sua disposição para eventuais dúvidas.

O Quadro da Jornada conclui o planejamento do novo treinamento de forma completa, simples, intuitiva, focada na prática do colaborador e nos resultados de negócio.

Entenda os quadros do Design de Jornada de Aprendizagem com o nosso especialista em aprendizagem corporativa.

Que tal começar a usar nossa metodologia de aprendizagem no T&D da sua empresa?

Escolher a metodologia de aprendizagem que fale a sua língua, com uma curva de aprendizagem rápida, pode levar o T&D da sua empresa para um outro nível. Foi para que empresas dos mais diversos portes e segmentos obtenham melhores resultados que criamos o Design de Jornada de Aprendizagem.

Agora que você já conhece nossa metodologia, que tal aplicá-la na construção das ações de T&D da sua empresa? Garantimos um diagnóstico completo e treinamentos focados na evolução dos seus colaboradores e nos resultados do seu negócio!

Gostou da ideia? Então fale com um de nossos especialistas para transformar a aprendizagem da sua empresa! Estamos esperando você.

 

Fale com um especialista sobre a sua educação corporativa!

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