O que é o modelo 1:1, seus benefícios e 4 dicas para organizá-lo de forma eficiente

O modelo 1:1 torna a conversa entre gestor e colaborador mais assertiva e produtiva. Além de criar uma relação saudável entre os profissionais.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
modelo-1-1

Certamente você já ouviu que a chave de um relacionamento é a comunicação, né? Para uma boa relação no ambiente de trabalho não é diferente. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em modelo 1:1, em algum momento você já o usou. Ele serve para que a conversa, principalmente entre gestor e colaborador, não seja apenas mais uma no dia a dia. Tem o objetivo de tornar esse papo mais proveitoso. 

  

Leia mais:  

  

Afinal, pouco adianta você conversar com um colaborador se não escuta o que ele tem a dizer. Os funcionários estão inteiramente ligados aos processos da empresa. Muitas vezes, os próprios gestores não conseguem levantar todas as informações pertinentes sobre o ambiente de trabalho. Menos ainda sobre a individualidade de cada profissional.  

Dessa forma, para uma gestão de pessoas eficiente se faz necessário um diálogo individualizado. Certamente ele será mais proveitoso e trará muitas vantagens para a equipe. Quer saber do que se trata esse modelo e como utilizá-lo de forma eficiente? Acompanhe esse artigo:   

O que é o modelo 1:1   

Esse termo pode ser traduzido como um a um. Mas também é conhecido como cara a cara. Em resumo, é uma conversa entre duas pessoas. Geralmente entre gestor e colaborador, basicamente um modelo de feedback 

Como esse diálogo se dá entre duas pessoas, é uma ótima oportunidade para a gestão ouvir o que o profissional tem a dizer. Bem como, o gestor alinhar alguns assuntos importantes.  

Através dessa conversa fica mais fácil de fluir e construir uma relação de confiança e respeito mútuos. Além disso, os funcionários conseguem entender melhor quais os objetivos e expectativas que a empresa tem sobre seu trabalho. 

O modelo 1:1 é muito comum nas empresas, e deve ser adaptado conforme a necessidade e a realidade de cada organização. Afinal, é uma ótima ferramenta para a cultura organizacional 

Leia mais: Como a cultura da empresa pode ajudar no desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável 

modelo-1-1

Benefícios que o modelo 1:1 traz para as empresas   

Para uma conversa 1:1 ser eficaz ela precisa, sobretudo, que a gestão ouça verdadeiramente o colaborador. Ele precisa se sentir à vontade para falar, bem como, desenvolver um senso de confiança com o gestor.  

Além disso, julgar está fora de cogitação. É fundamental estar disposto a entender os pontos levantados pelo funcionário. Após isso, buscar formas de alinhar os processos. Sempre levando em consideração as necessidades do profissional e os objetivos do negócio. 

Os benefícios que o modelo 1:1 traz para a gestão de pessoas das empresas são vários, por isso listamos 4 vantagens abaixo. Acompanhe:   

1 – Construção de relação entre gestor e colaborador 

Conforme falamos, a conversa de um a um é capaz de desenvolver uma relação mútua, entre gestor e colaborador, de respeito e confiança. Afinal, é o momento de falar e ser ouvido, sem julgamentos. 

Leia maisComo melhorar as relações interpessoais no trabalho?  

2 – Facilidade em mapear problemas e identificar soluções 

O ideal seria que o gestor ficasse a par de tudo que acontece em uma equipe, porém a realidade é outra. Pois sabemos que a rotina de trabalho muitas vezes é corrida e não dá tempo de mapear tudo.  

Através do modelo 1:1 é estabelecido uma frequência de conversa, onde os pontos importantes serão sempre levantados. Inclusive no que se diz respeito a problemas que estão acontecendo no momento. Dessa forma, fica mais fácil da gestão estar a par e procurar soluções para resolver ou amenizar a situação.   

3 – Os colaboradores se sentem valorizados 

Sabemos que uma relação inconsistente no trabalho entre a gestão e o profissional acontece, principalmente, quando o funcionário não sabe se está no caminho certo. E isso acontece pela falta de comunicação. 

Chefes ausentes podem fazer com que o colaborador sinta que seu trabalho não faz diferença para a empresa. Portanto, implementar o modelo 1:1 na rotina faz com que o profissional se sinta reconhecido. Funcionários motivados e valorizados desempenham suas atividades com mais produtividade e qualidade. 

Leia mais: 5 coisas que não podem faltar em treinamentos para líderes 

4 – Promove um ambiente de trabalho saudável 

No blog da Evolke, já falamos sobre a importância de um ambiente de trabalho saudável. Afinal, hoje em dia apenas um bom salário não é o suficiente para retenção de talentos.  

Além disso, através do modelo 1:1 se cria uma cultura organizacional positiva e bem determinada. Tornando o ambiente mais: 

  • Engajador 
  • Motivador 
  • Produtivo 

 Leia mais: Desenvolvendo boas relações humanas no ambiente de trabalho  

4 dicas para organizar uma conversa no modelo 1:1  

Assim como qualquer bate papo importante, o modelo 1:1 precisa de um planejamento para chegar ao seu objetivo. Confira essas dicas para organizar e colocá-lo em prática:   

1 – Torne a conversa frequente 

Para que uma conversa 1:1 seja eficiente tanto para o gestor como para o colaborador, ela precisa de uma frequência. Afinal, nem sempre um feedback de 6 em 6 meses é adequado. 

É sugerido que essa conversa acontece quinzenalmente, caso não seja possível, tente realizá-la no mínimo uma vez ao mês. Afinal, a frequência dependerá da realidade da sua empresa, bem como, da sua rotina. Lembre-se de tornar um hábito agendá-la para o mesmo dia da semana e no mesmo horário, permitindo assim que o colaborador possa se preparar para ela.   

2 – Solicite ao colaborador uma pauta prévia 

É interessante que o próprio colaborador liste as pautas a discutir na reunião. Porém, é necessário ficar atento quando for sinalizado com frequência não ter assunto e a reunião ser cancelada. Esse é um sinal de que a conversa não está sendo produtiva e pouco eficiente.  

Sendo assim, é importante que durante o diálogo o gestor faça comentários, sugestões e acrescente conhecimentos úteis. Dessa forma, é mais fácil criar um ciclo de troca de informações.  

Além disso, nada impede o gestor dar sugestões sobre as pautas. Por exemplo: incentivar o colaborador a falar quais seus maiores desafios, as oportunidades de melhoria da empresa e etc. Assim a conversa pode fluir com maior facilidade.  

3 – Escolha um momento propício para a conversa 

Sabe o que isso quer dizer? Reserve um momento em que você esteja 100% focado na conversa com o funcionário. Em outras palavras, não permita interrupções como mensagens, ligações e etc. 

O funcionário precisa sentir-se ouvido e valorizado. Interromper uma conversa para tratar de um assunto urgente ou não, fará que a pessoa sinta que não é prioridade, nem nesse momento que deveria ser de um a um.   

4 – Anote os principais pontos da conversa 

Anotar os pontos mais relevantes é uma dica importante para o 1:1. Deve ser feito tanto pelo colaborador, como pelo gestor. Dessa forma, é mais fácil acompanhar o andamento das questões levantas. Bem como, identificar na próxima conversa se ainda está pendente ou não. 

Já utiliza o modelo 1:1 na sua gestão de pessoas? 

Ficou claro que uma conversa um a um é importante para uma gestão de pessoas de sucesso, né? O objetivo dessa ferramenta é tornar o ambiente de trabalho, bem como suas relações, mais motivadoras e engajadoras.  

Afinal, uma comunicação que não é transparente e que é arbitrária não trará bons resultados. Além disso, afasta o gestor do colaborador e traz problemas futuros. Por isso, invista nessa conversa para permitir que você e seu colaborador se conheçam.  

Se quiser uma ajuda nessa e em qualquer outra questão que envolva educação corporativa e gestão do conhecimento, conte com a Evolke! Somos especialistas no assunto há 12 anos. Ajudamos empresas a alavancar seus negócios investindo no seu maior valor: o capital humano. 

Clique no banner abaixo e agende uma conversa com nossos especialistas, será um prazer ter essa troca com você! 

modelo-1-1

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

investimento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6