Como o People Analytics beneficia seu RH e T&D + tira dúvidas sobre tudo que você precisa saber

O People Analytics é uma métrica a favor dos recursos humanos. Uma vez que envolve a coleta, análise e o refinamento de dados e seu uso para melhorar a empresa como um todo.
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Você já se perguntou: “Como o Instagram sabe sobre o tênis que eu estava procurando?”, ou o motivo pelo qual ofertas de passagens e hotéis passam a perseguir você após alguma busca? Ou ainda, porque as séries produzidas pela Netflix tendem a fazer tanto sucesso? Podemos resumir a resposta para todas essas perguntas em uma única palavra: dados. Algo que está intimamente ligado ao People Analytics.  

  

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Ninguém mais sai de casa sem o celular. Tanto para fins profissionais ou momentos de lazer, estamos sempre conectados. Seja em redes fechadas, nas empresas ou no grande mundo aberto que é a internet. Por isso, basicamente tudo que fazemos deixa rastros – que são valiosíssimos para as empresas.  

É através da análise desses dados feita pelo People Analytics que o Instagram conhece nossos hábitos de busca e que a Netflix conhece a “receita” para fazer sua próxima produção dar certo. Em resumo, tudo é baseado em hábitos e preferências apontadas pelos próprios usuários.  

Então, essas informações são utilizadas por grandes organizações para melhorar ou refinar seus conteúdos, otimizar a comunicação e tentar impulsionar suas vendas. Sendo assim, foi questão de tempo até as empresas observarem o quanto essas informações são valiosas para seu próprio sucesso. Assim, transformando o People Analytics em uma ferramenta para o T&D.    

Antes de mais nada, o que é analytics no RH?    

Se a análise de dados vem sendo uma ferramenta excelente para vários setores de diferentes empresas, não seria diferente para o Recursos Humanos. Já foi o tempo em que as tarefas dos profissionais de RH se resumiam a uma papelada física, pesquisas e diagnósticos manuais, muitas vezes com base em achismos.  

Atualmente, o analytics já está consolidado no setor de RH, e tornou-se uma ferramenta essencial para a gestão de pessoas. Com o uso de dados, os profissionais de recursos humanos ajudam a empresa a tomar melhores decisões refletindo na atração, contratação e retenção de funcionários. Além disso, essa análise viabiliza a melhora do desempenho geral de uma organização.  

Para se manterem competitivas as empresas precisam se transformar e evoluir, então, as organizações que já usam os dados para tomar decisões estão à frente de muitos concorrentes. Ao usar, por exemplo, em: 

  • Padronização de processos e métricas;  
  • Monitoramento do desempenho de funcionários;  
  • Implementação de mudanças;  
  • Análise de engajamento e cultura; 
  • Identificação de planos de carreira; 
  • Mensuração de resultados.  

Ter os dados corretos de RH e saber usá-los da melhor forma é um ponto crucial para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, no relatório da Deloitte em 2016, 77% dos CEOs classificaram a análise de dados como uma prioridade-chave. Então, se você ainda não sabe o que é People Analytics, fique tranquilo, você vai entender tudo sobre essa ferramenta e o porquê de você precisar se apressar para implementar na sua empresa.    

 

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O que é People Analytics    

Ben Waber, CEO da Humanyze, define People Analytics como o ato de usar dados para “entender os comportamentos dentro do ambiente de trabalho que tornam as pessoas eficientes, felizes, criativas, especialistas, líderes, seguidores, etc”.  

Assim, o People Analytics é uma métrica a favor dos recursos humanos. Uma vez que envolve a coleta, análise e o refinamento de dados e seu uso para melhorar a empresa como um todo.   

Até pouco tempo atrás, grande parte da rotina do dia a dia dos profissionais de RH se resumia na procura de dados em pastas com muitos documentos. Ou seja, uma tarefa pouco eficiente e produtiva, mesmo para os melhores profissionais. Desde que a internet chegou, o volume de dados aumentou exponencialmente.  

Então, foi aí que surgiu o People Analytics, uma ferramenta de apoio para a análise e interpretação desse grande volume de dados. Em outras palavras, para facilitar a rotina desses profissionais de recursos humanos.  

Onde coletar os dados do People Analytics?    

Essa melhoria engloba tanto indicadores objetivos – como produtividade e metas, quanto aqueles mais subjetivos – como a felicidade e satisfação dos colaboradores. Portanto, esses dados podem ser coletados de diferentes maneiras, porém aqui vamos dividi-los em três fontes principais que se ramificam. Olha só:   

1 – Dados fiéis    

É preciso ter dados fiéis sobre o trabalho em si. Hoje, temos fácil acesso a ferramentas de gestão de trabalho que viabilizam a obtenção de informações precisas referentes à produtividade. Por exemplo, se usá-las para extrair o tempo dedicado a cada tarefa, será possível começar a compreender os hábitos laborais de cada colaborador. 

Desse modo, os dados fiéis de People Analytics são primordiais tanto para o trabalho in loco, quanto para o monitoramento de desempenho do trabalho remoto, por exemplo.

2 – Feedback dos colaboradores 

Para receber o feedback dos colaboradores, implemente ferramentas de avaliação interna. Assim, você pode extrair informações sobre o trabalho em si a partir delas. 

Dessa forma, também conseguirá entrar no campo mais subjetivo, conhecendo percepções, desejos e anseios do colaborador. Existem, ainda, plataformas online em que funcionários e ex-funcionários avaliam as empresas, e ali podem surgir depoimentos importantes.   

3 – Usando as mídias sociais   

Hoje, existe a possibilidade de conhecer pessoas além do perfil profissional através das mídias sociais e com o apoio do People Analytics. Embora existam questionamentos sobre até onde vai a gerência do empregador sobre seu colaborador, é indiscutível que as pessoas tendem a compartilhar espontaneamente em seus perfis pessoais sobre seus anseios, objetivos e satisfação profissional.  

No entanto, é importante que essa coleta de dados, por meio do People Analytics, venha acompanhada de muita transparência. Seja na implementação de ferramentas para uso interno ou na busca de fontes extras, os procedimentos por parte da gestão precisam ser claros e abertos com seus colaboradores.   

Tira-dúvidas sobre o People Analytics   

O uso de People Analytics nas empresas é uma ideia relativamente nova. Então, assim como qualquer coisa nova que aprendemos, essa ferramenta também gera algumas dúvidas. Especialmente para aqueles profissionais que lidarão diretamente com essa análise de dados.  

Mas tudo bem, essa é uma etapa comum no aprendizado. Então, antes de falar sobre os principais benefícios do People Analytics para o seu negócio, vamos tirar algumas dúvidas para que você entenda de forma clara e objetiva. Acompanhe:   

1 – Como surgiu o conceito de People Analytics?   

O People Analytics foi usado no gigante e popular Google, por Mike West, um dos fundadores dessa ferramenta. Em um artigo publicado em seu Linkedin, West conta que nos primórdios do seu setor de recursos humanos, já o chamava de People Operations. 

A partir do momento que os processos de análise de dados começaram a ser usados na área, foi natural chegar ao termo People Analytics. No entanto, a Google não foi a única empresa pioneira no uso da ferramenta. West citou no mesmo artigo que um grupo chamado HR Decision Support foi quem utilizou pela primeira vez o termo. Em resumo, tudo isso aconteceu na virada dos anos 90 para 2000, o período de expansão da internet no mundo todo. 

2 – Como é trabalhar com People Analytics?   

O trabalho com o People Analytics funciona em 3 etapas:  

  1. Coleta de dados: é o momento de colher tudo que for necessário ser analisado, podendo vir de qualquer uma das fontes citadas no tópico anterior.  
  2. Organização desses dados: nessa etapa você descobrirá quais dados são relevantes para as suas perguntas, então, é aqui que se estrutura tudo de forma clara e objetiva; 
  3. Análise: por fim, com base na coleta e organização dos dados você pode tomar decisões mais assertivas para a empresa.  

E claro, essas etapas devem ser feitas com base no objetivo que se tem, ou seja, no que se quer saber. Por exemplo: desempenho de equipes, monitoramento de condutas e resultados, etc.  

3 – Qual o objetivo do People Analytics  

Em resumo, o objetivo do People Analytics é usar o business intelligence na área de recursos humanos. Em outras palavras, seu foco é na melhoria da gestão de pessoas e assim diminuir a rotatividade, reter a atrair talentos, bem como aumentar a satisfação e produtividade dos colaboradores.  

Basicamente, o People Analytics existe para tornar a empresa cada vez melhor e identificar soluções para tornar o ambiente propício para que todos entreguem melhores resultados.  

4 – Como o People Analytics contribui na gestão de pessoas  

O People Analytics agrega muito a gestão de pessoas, pois identifica rapidamente qualquer gap nos processos e reduz a chance de erros no recrutamento e seleção de talentos. Dessa forma, facilita na criação de uma equipe forte, consistente e reduz a rotatividade.  

Além disso, contribui no planejamento de treinamentos, reduzindo falhas e entregando capacitações mais assertivas, mas você saberá melhor sobre os benefícios do People Analytics no T&D no próximo tópico.    

5 – Quais as ferramentas de People Analytics mais populares? 

As ferramentas de People Analytics são usadas para análise do desempenho de colaboradores e processos da empresa. Com as plataformas é possível visualizar e organizar os dados de forma estruturada, facilitando a análise e interpretação das informações.  

Algumas ferramentas populares de People Analytics são, por exemplo: 

  • Feedz: plataforma de engajamento de colaboradores. Ela melhora a comunicação interna e retém talentos, ao mesmo tempo que cuida do clima, desempenho e desenvolvimento profissional. Pois usa feedbacks contínuos, OKR, PDI, termômetro de humor, comunicados, avaliações de desempenho e gamificação, por exemplo. 
  • Factorial: digitaliza tarefas como recrutamento, onboarding e avaliações de desempenho, além disso, gerencia e assina documentos de forma online segura e automatizada. Dessa forma, contribui na diminuição de erros manuais e facilita o acompanhamento de desenvolvimento de profissionais por meio de relatórios e análises. 

Como aplicar o People Analytics no T&D 

Temos discutido por aqui que cada vez mais os gestores vêm abrindo seus olhos para a importância do investimento na capacitação de seus quadros funcionais. 

Isso porque o desenvolvimento dos colaboradores tem o poder de aumentar a sua produtividade. O que reflete na empresa e sua satisfação com o trabalho, especialmente quando ele se sente seguro no desempenho de suas tarefas, valorizado e consegue aplicar aquilo que aprende. E nessa questão, o People Analytics pode ser essencial. 

Quando falamos em treinamento e desenvolvimento de pessoas há um ponto fundamental que deve ser evitado: o “fazer por fazer”. Afinal, isso é algo improdutivo que muitas vezes desperdiça tempo, esforço e dinheiro.  

Por isso, saber onde investir em capacitação é importante: identificar as necessidades que um colaborador precisa sanar, o potencial que pode ser concretizado e render bons frutos, a necessidade de motivação ou de integração entre uma equipe. E agora sabemos que essas informações estão nos dados coletados junto a sua equipe, né? 

Em resumo, com o People Analytics, as respostas e o caminho da construção das competências com foco na obtenção de melhores resultados, passam pela análise de dados, ou seja, pela informação. 

Assim, entender melhor as pessoas, significa ter o poder de escolha em quais estratégias adotar na hora de treinar. O que impacta na eficiência e resultados dos gestores de RH, DHO e T&D.   

3 dicas para implementar o People Analytics na sua empresa   

Bom, chegando até aqui você deve ter percebido que o People Analytics pode ser aplicado em diversas áreas da gestão de pessoas, certo? Desde o recrutamento e seleção até a definição de temas para treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, por exemplo. Além disso, não importa se a sua empresa é micro ou de grande porte, qualquer uma pode usar dessa ferramenta para melhorar os processos.  

E com os dados é como se o setor de RH estivesse com a faca e o queijo na mão. Ou seja, basta agir para extrair o que há de melhor do People Analytics. No entanto, pode parecer uma tarefa difícil de início, mas com essas dicas ficará mais fácil, acompanhe:  

1 – Escolha a ferramenta   

Anteriormente nós citamos o Feedz e o Factorial como algumas das ferramentas de People Analytics disponíveis no mercado. No entanto, existem várias outras. Então, antes de contratar uma plataforma, é importante que você tenha os objetivos e necessidades da empresa traçados para entender quais delas atenderão melhor às suas demandas. 

A dica aqui é: opte por um software que ofereça uma demonstração para facilitar na escolha.   

2 – Capacite a equipe   

De pouco adianta você contratar a ferramenta líder de mercado se a sua equipe não souber usar. Então, ofereça o treinamento necessário para que seus colaboradores usem o software de forma eficiente e traga resultados reais para o negócio.    

3 – Defina os dados que serão usados   

Em terceiro lugar, a dica aqui é usar os dados já disponíveis, então, foque em problemas de negócios envolvendo um grupo variado de pessoas, sejam colaboradores, profissionais de RH ou gestores, por exemplo. Para que assim não haja erros na definição desses dados e nem problemas na captação de informações.   

People Analytics e o cruzamento de dados  

De modo geral, o People Analytics é o cruzamento de dados, transformando-os em um retrato dos colaboradores para além dos números: suas qualidades, dificuldades, necessidades e potencialidades. 

O objetivo de todos esses procedimentos é alimentar a gestão da empresa com conhecimento e meios de melhorar o ambiente de trabalho como um todo e extrair o melhor de cada colaborador. 

Portanto, o People Analytics é uma ferramenta poderosa para ser aplicada em processos de seleção, decisões de promoção, realocação, desligamentos, aumento da produtividade e retenção de talentos. 

Vale destacar que, para um leigo, tanto a coleta quanto a leitura desses dados que tanto falamos, e sua aplicação, são o que podemos chamar de um verdadeiro bicho de sete cabeças. Capitanear um processo como esse requer capacitação adequada, que já pode vir do background do gestor ou profissional responsável, ou adquirida por meio de treinamento. 

Por fim, uma boa gestão consegue enxergar o valor nesses dados que, neste momento, podem estar “soltos” no seu ambiente de trabalho. Já que neles está a possibilidade de acertar muito mais e investir nos pontos exatos para alcançar objetivos. Pois eles formam o retrato daquele que hoje é o capital mais valioso de uma organização: os colaboradores.  

Eleve a maturidade da sua gestão de pessoas com o People Analytics   

Bom, espero que ao chegar até aqui você tenha conseguido listar as variadas vantagens que o People Analytics traz para o setor de recursos humanos e o quanto pode contribuir para equipes de T&D. Afinal, tudo que uma empresa precisa para dar certo é de profissionais que façam acontecer. 

E você só terá as pessoas certas se souber atraí-las, contratá-las e mantê-las na sua empresa. Com o People Analytics isso é possível. Com a análise de dados seu RH alcança uma maturidade competitiva capaz de contextualizar informações valiosas e recomendar estratégias interessantes para toda a empresa. 

Então, se você precisar de ajuda para interpretar dados ou capacitar seu time para lidar com o People Analytics, conte conosco. A Evolke é especialista em gestão do conhecimento e educação corporativa. Há 13 anos no mercado, estamos prontos para te ajudar nessa! Clique no banner abaixo e fale com nossos especialistas. 

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