Nossos especialistas respondem as perguntas frequentes sobre T&D

Treinamentos EaD são menos eficazes que os presenciais? Como efetuar treinamentos obrigatórios? Treinamentos EaD atendem a diferentes tipos de aprendizagem? Essas e outras dúvidas você tira nesse texto agora mesmo!
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
perguntas-frequentes

É comum ter dúvidas quando se está implantando a área de treinamento e desenvolvimento na empresa, ou mesmo quando você está tentando expandir esse setor. Nessa hora, não existe “boba demais”, já que o objetivo é aprender e conseguir tocar o projeto em frente. Por isso, é importante ficar de olho nas perguntas frequentes que os especialistas respondem.

Leia também:

Sendo assim, separamos as perguntas frequentes dos clientes Evolke e as respostas oferecidas pelos nossos especialistas durante as conversas. Afinal de contas, já diria o ditado, quem tem boca vai a Roma!

Continue lendo para tirar as suas dúvidas! E lembre-se, você também pode usar o nosso Youtube, Facebook, Instagram e LinkedIn caso tenha perguntas. Ou, ainda, enviar um e-mail direto para meajuda@evolke.com.br que vamos ficar felizes em te ajudar a dar esses importantes passos com o seu T&D!

1 – Os treinamentos da Evolke são digitais? Como evitar que o aluno acesse eles fora do horário de trabalho?

Sim! A maioria dos nossos treinamentos e reciclagens são aplicados de forma virtual. O que também ajuda a controlar a disponibilidade do material. Isso porque uma das maiores vantagens dos cursos EaD está no uso do conteúdo SCORM, que permite o bloqueio de acesso quando determinado. Ou seja, você escolhe os horários em que o seu aluno consegue acessar o material.

Além disso, usando os treinamentos digitais é possível alcançar uma produtividade maior de forma automática. Isso porque, em média, uma hora de treinamento presencial equivale a quinze minutos de treinamentos digital.

Outra vantagem é o uso do LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem). Com ele, é possível mensurar todos os treinamentos e resultados para saber se os colaboradores obtiveram êxito em suas avaliações, finalizaram o treinamento dentro do prazo estabelecido, se foram aprovados ou reprovados, entre outros.

2 – Consigo treinar colaboradores de diferentes filiais com a mesma eficácia? Posso mensurar os resultados?

Consegue sim! Através de um LMS é possível que uma única equipe faça a gestão de todas as filiais da empresa. Sendo assim, você consegue aplicar exatamente o mesmo treinamento, independente do tamanho da turma ou da localidade do aluno. O que garante um resultado mais padronizado na aprendizagem.

Além disso, usando o LMS a eficácia em todos os treinamentos pode ser mensurada facilmente. Tudo vai depender do tipo de treinamento e qual demanda ele deve atender dentro da empresa.

Por exemplo, se for um LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento) ou Planejamento Estratégico, você conseguirá resultados sólidos após o tempo necessário para que seus funcionários pratiquem o que aprenderam.

Por outro lado, o treinamento aplicado para atender uma demanda emergencial não trará resultados monetários. Isso porque ele foi desenvolvido apenas para resolver uma demanda urgente e específica.

Perguntas Frequentes da evolke

3 – Como consigo capacitar sem entediar?

Chegam até nós perguntas frequentes sobre como capacitar os colaboradores sem entediá-los, de maneira a acabar com o mito de que os treinamentos são maçantes e chatos. E não é pra menos, pois sabemos que engajar está cada vez mais difícil.

Portanto, aqui na Evolke usamos jogos, simuladores, podcasts, entre outros diversos recursos nos seus programas de aprendizagem. Assim, permitindo que o dinamismo dessas ferramentas ajude a construir capacitações mais inovadoras e interativas, o que proporciona uma jornada de aprendizagem melhorada ao aluno. E você evita que ele perca elementos importantes para o aprendizado.

4 – Como capacitar sem ter um setor de T&D?

Começar a investir em T&D pode ser desafiador. É normal se sentir um pouco perdido, sem saber por onde começar. Por isso, apoie-se em empresas como a Evolke, que tem experiência no setor e pode te ajudar tanto com os primeiros passos como a estabelecer uma rotina saudável e estratégica de T&D.

Somos uma empresa especializada em consultoria para educação corporativa e gestão do conhecimento. Sendo nossos especialistas em aprendizagem te orientam a respeito dos primeiros passos em direção ao seu objetivo e também sobre o desenvolvimento dos seus treinamentos.

Usando o Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) para iniciativas pontuais de curto prazo e no desenvolvimento de práticas de longo prazo, somos seus parceiros na hora de oferecer crescimento profissional aos seus funcionários.

5 – Quais as diferenças entre treinamento online e presencial?

Outra pergunta frequente que recebemos é sobre as diferenças entre treinamentos online e presenciais. E já adiantamos: elas são inúmeras. Por exemplo, em um treinamento online há diminuição de custos e mais produtividade, já que uma hora de treinamento presencial equivale a quinze minutos de treinamento a distância.

Além disso, os treinamentos online também:

  • Aumentam a mensuração de resultados;
  • Possibilitam capacitação em massa dos funcionários;
  • Flexibilizam os horários;
  • Otimização o tempo, entre outros fatores que geram quantificação e qualificação.

Por outro lado, no treinamento presencial os custos podem ser realmente altos, especialmente se as aulas forem ministradas em um local distante, devido à necessidade de arcar com deslocamento, estadia e alimentação de cada participante. Dessa forma, muitas empresas tem optado pelo EaD para entregar capacitação de qualidade com custos reduzidos.

6 – Preciso fazer treinamentos obrigatórios. Eles podem ser por EaD?

Podem sim! Os treinamentos on-line oferecem uma grande flexibilização e personalização de conteúdo, inclusive os obrigatórios (NRs). E desde a atualização da NR 1 de 2019, as capacitações EaD para cursos obrigatórios estão permitidas e regulamentadas.

Esse tipo de treinamento pode usar simuladores de realidade virtual para recriar atividades de risco em um ambiente seguro e controlado, permitindo que o aluno tenha uma experiência de aprendizado mais completa. Além disso, as capacitações por EaD são tão completas quanto as presenciais, entregando resultados satisfatórios que refletem na sua rotina de segurança.

7 – Posso usar o mesmo treinamento para capacitar diferentes setores, mesmo que eles tenham diferentes formas de aprender?

Pode sim! E te explico porque: a Evolke trabalha com curadoria de conteúdo. Ou seja, quando você precisa fazer treinamentos em vários setores que têm ritmos de aprendizagem diferentes, nós te ajudamos a realizar curadorias para que essas diferenças sejam equacionadas.

Leia também:

Essas curadorias levam em conta inúmeros fatores importantes para o desenvolvimento dos treinamentos. Além disso, os cursos são desenvolvidos de acordo com o Design Instrucional e a andragogia (metodologia educacional voltada para otimizar o aprendizado de adultos).

A Evolke te ajuda com o T&D do seu negócio

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas com essas perguntas frequentes? Sabemos que lidar com T&D é desafiador – mas também enxergamos o treinamento e desenvolvimento como algo extremamente recompensador. Não só para a evolução dos colaboradores, mas também para garantir que a empresa performe o seu melhor e alcance os resultados de negócio desejados.

Por isso, todos os treinamentos que auxiliamos nossos clientes a desenvolverem, tem como foco o objetivo de negócio. Afinal de contas, de nada adianta capacitar os colaboradores se o resultado não terá impacto direto nos objetivos da empresa.

Ficou com dúvidas? Quer dar os primeiros passos no T&D? Precisa de ajuda com seus treinamentos? Clique no banner abaixo e agende um dos horários disponíveis com os nossos especialistas. Desde 2009 ajudamos empresas a capacitarem seus colaboradores, com propósito, por menos de R$10 por aluno. Vamos encontrar a solução ideal para o seu desafio! 😉

Perguntas Frequentes da evolke

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6