O que você não sabe sobre Programa de Desenvolvimento de Lideranças

Pesquisas apontam que um bom líder é capaz de elevar a produtividade, motivação e engajamento de suas equipes. E que um líder ruim pode custar caro para as organizações!
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
Programas de Desenvolvimento de Liderança

Podemos afirmar sem sombra de dúvidas que um dos pilares para um negócio de sucesso são bons líderes. Por isso não é raro ver empresas investindo em Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), um programa de T&D destinado a identificar e capacitar líderes dentro do quadro laboral já existente.

 

Leia mais:

 

Isso acontece porque já existe, na cultura corporativa, o entendimento de que um bom líder consegue motivar, engajar e melhorar a produtividade da sua equipe. E é justamente através de ações como o PDL que as organizações conseguem identificar os colaboradores com perfil de líder e capacitá-los de acordo com as competências necessárias para cada cargo.

Aliás, ao implementar um Programa de Desenvolvimento de Lideranças é preciso manter em mente que ele deve auxiliar os colaboradores a desenvolverem não só competências técnicas. Mas especialmente habilidades que dizem respeito ao relacionamento com outras pessoas, como as chamadas soft skills.

Quando usar programa de desenvolvimento de lideranças?

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças é como uma carta na manga das empresas. Especialmente em um momento como o atual, onde enfrentamos novos desafios diariamente. Dessa forma, como uma organização é feita de pessoas, é necessário pensar em quem lidera esses colaboradores. Quem os motiva e engaja de maneira a melhorar a produtividade e alcançar cada vez mais os objetivos de negócio.

Sendo assim, o uso do PDL pode ser feito a qualquer momento. Isso porque ser líder é muito mais do que delegar tarefas ou repreender o time mediante erros. Um líder que faz a diferença dentro das empresas é capaz de:

  • Comunicar-se de forma assertiva. Seja com a sua equipe ou seus superiores;
  • Engajar seu time e evitar competições não saudáveis. Já que podem gerar desconforto e problemas;
  • Incentivar a aprimoração e a inovação dentro da sua equipe;
  • Saber o momento de ser flexível;
  • Compartilhar seu conhecimento para auxiliar no desenvolvimento e melhoria do desempenho dos demais funcionários;
  • Conhecer o perfil dos colaboradores da empresa.

Por isso, encontrar líderes não é tão fácil. Assim, uma parte importante do Programa de Desenvolvimento de Lideranças é identificar os colaboradores atuais da organização que podem ser capacitados para os cargos de gerência.

Descubra o nível de maturidade da sua educação corporativa antes de iniciar o programa de desenvolvimento de lideranças!

 

Líderes: o segredo para o sucesso das empresas

Agora que você já sabe que o momento de implantar um Programa de Desenvolvimento de Lideranças é a qualquer hora, também precisa saber que ao deixar de capacitar colaboradores com perfil de líderes você pode estar perdendo clientes e talentos inovadores!

Quem diz isso é o consultor de liderança e PhD em Economia Fred Koffman. Em seu livro Lideranças & Propósitos: O Novo Líder e o Real Significado de Sucesso, republicado esse ano, o economista trouxe alguns dados importantes da Gallup Organization para serem avaliados.

De acordo com a pesquisa da Gallup, cerca de 30% dos colaboradores de uma organização são considerados “ativamente comprometidos”. Ou seja, aqueles que estão emocionalmente envolvidos com a empresa e suas metas. Que não trabalham apenas pelo salário ou promoção, mas pelo propósito do negócio – que transformaram em seu. Outros 50% são os funcionários descomprometidos.

Já os “ativamente descomprometidos” são 20% da força de trabalho. E estima-se que, nos Estados Unidos, esses descomprometimento ativo custe entre 450 e 500 bilhões de dólares ao ano.

Isso porque os funcionários “ativamente descomprometidos” são aqueles que estão além de infelizes com o seu trabalho. Eles externam a infelicidade, prejudicam colegas e criticam a empresa. Seja de forma consciente ou inconsciente, estes trabalhadores são hostis e desejam sabotar a empresa.

Além disso, a Gallup também descobriu que ambientes de trabalho onde os colaboradores se sentem descompromissados tem 50% mais acidentes e são responsáveis por quase 60% dos defeitos de qualidade. Enquanto no grupo com funcionários comprometidos o índice de clientela é 10% maior, sua lucratividade e produtividade até 22% maior e a rotatividade de pessoal é 25% menor.

Mas o que comprometimento tem a ver com liderança?

A resposta simples é: tudo! Isso porque o nível de comprometimento dos colaboradores está intrinsecamente ligado a forma como seus líderes se comportam e com o exemplo que passam. De acordo com Fred Koffman, no segundo capítulo de seu livro Lideranças & Propósitos:

Os funcionários se comprometem quando sentem que seus gerentes se preocupam de verdade com eles e quando acreditam que esses gerentes querem criar um ambiente de trabalho que promoverá não apenas a produtividade, mas também conexões com os outros e bem-estar pessoal.

Ou seja, o segredo para uma organização de sucesso está no comprometimento de seus colaboradores. Que, por sua vez, pode ser alcançado através de lideranças bem capacitadas, empáticas e engajadas.

São os líderes que fazem a ponte entre os colaboradores e a empresa. E eles só serão capazes de engajar, motivar e desenvolver o sentimento de pertencimento em seus liderados quando eles mesmos se sentem dessa forma. Por isso a importância do Programa de Desenvolvimento de Liderança para a produtividade e crescimento das empresas.

Além do programa de desenvolvimento de lideranças

Estabelecer uma meta e incluir um Programa de Desenvolvimento de Lideranças contínuo é o primeiro passo para tornar os setores da empresa cada vez mais estratégicos. Mas é importante que não seja o único.

Investir em Programas de T&D alinhados com os objetivos estratégicos do negócio é a melhor forma de garantir que a sua empresa está caminhando para o lugar certo. Isso porque essas ações desenvolvem uma cultura que baseada no compartilhamento de conhecimento, com foco em resultado. Ou seja, todas as ações de T&D desenvolvidas tem como objetivo auxiliar os colaboradores a baterem as metas e entregar o resultado.

E durante toda essa jornada você pode contar com a Evolke! Somos especialistas em aprendizagem corporativa e já ajudamos várias empresas a desenvolverem seus Programas de T&D. Clique no banner abaixo para agendar uma consultoria e tirar todas as suas dúvidas sobre o programa de desenvolvimento de liderança!

 

Converse com um dos nossos especialistas sobre implantar um programa de desenvolvimento de lideranças na sua empresa!

 

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6