Como melhorar as relações interpessoais no trabalho? 

Com a quantidade de horas que os profissionais passam no trabalho, é indispensável ter um clima positivo e relacionamentos saudáveis com os colegas. Leia o artigo e conheça as nossas 7 dicas para fazer as relações interpessoais funcionarem na sua empresa!
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
Boas relações interpessoais no trabalho

Já parou para pensar em quantas horas você passa trabalhando? No fim do dia, passamos mais tempo com nossos colegas do que com a nossa própria família. Portanto, é indispensável que o ambiente seja positivo, assim como as nossas relações interpessoais no trabalho. 

Leia também: 

Um estudo de 2015 da Delta State University, concluiu que boas relações interpessoais no trabalho trazem uma variedade de benefícios para os colaboradores e o negócio. Além disso, a intervenção da gestão também auxilia a formar vínculos positivos. 

Sabemos que hoje em dia o clima e a cultura organizacional influenciam muito na decisão de um profissional de ficar ou sair de uma empresa. O que afeta diretamente a produtividade da organização. Sendo assim, é indispensável que as equipes possam trabalhar em harmonia e desenvolver vínculos genuínos e boas relações interpessoais no trabalho. 

O que são as relações interpessoais no trabalho? 

Relacionamentos interpessoais se refere a relação entre duas ou mais pessoas, marcada pelo contexto onde estão inseridas, que podem ser pessoais, profissionais ou familiares. 

As relações interpessoais no trabalho costumam se dar através da empatia, permitindo que grupos de pessoas formem vínculos e laços de amizade. O que traz benefícios profissionais, como: 

  • Maior facilidade em conseguir um feedback honesto; 
  • Melhor divisão das tarefas; 
  • Maior apoio em momentos de crise; 
  • Tornar o ambiente de trabalho mais positivo. 

Dessa forma, entende-se que relações interpessoais no trabalho é diferente de apenas manter boas relações humanas. Isso porque a primeira fala sobre criar laços genuínos que vão até a amizade, enquanto a segunda fala sobre criar um ambiente saudável e respeitoso. 

Além disso, o ser humano é social por natureza e encorajar esses vínculos no ambiente de trabalho é positivo para a produtividade e os resultados da empresa. Por isso, as organizações que tentam podar esses relacionamentos acabam vendo uma queda na moral dos colaboradores, na qualidade do serviço e até mesmo na retenção de talentos e disposição dos profissionais. 

O que influencia esses relacionamentos? 

Como em todos dos os relacionamentos, a empatia tem um papel fundamental no desenvolvimento de relações interpessoais no trabalho. Além disso, respeito também é essencial para que ela possa passar a barreira hierárquica. 

Outros fatores que influenciam nesse dinâmica são: metas e objetivos em comum, linhas de raciocínio semelhantes ou quando as pessoas vêm do mesmo background. 

Dentro da empresa, ainda, o setor de recursos humanos pode desempenhar um papel importante nesses relacionamentos. O RH consegue aproximar os profissionais ao desenvolver projetos que unam os colaboradores, fortalecendo seus laços e alinhando valores. 

Como as relações interpessoais no trabalho impactam a empresa? 

Como mencionamos no início do texto, as relações no ambiente de trabalho têm um papel importante nas decisões dos colaboradores. Empresas que possuem um clima organizacional positivos e uma cultura com a qual os profissionais se identificam, que promove os relacionamentos interpessoais, acaba melhorando a: 

  • Produtividade, 
  • Qualidade do serviço; 
  • Qualidade de vida dentro da empresa; 
  • Resultados. 

Além de, claro, conseguir reter profissionais talentosos que aumentam a competitividade de mercado da empresa. 

7 dicas para desenvolver boas relações interpessoais no trabalho 

Um ponto importante de se ter em mente é que não tem como forçar a criação de vínculos – seja dentro ou fora da empresa – e ela precisa surgir de forma natural. No entanto, existem alguns pontos que podem ser trabalhados para que os profissionais estejam abertos a desenvolver boas relações interpessoais no trabalho. 

1 – Praticar a escuta ativa 

Quem não gosta de um bom ouvinte, não é mesmo? Praticar a escuta ativa significa que o colaborador está focado ao receber mensagens – sejam em reuniões ou encontros casuais – interpretando cuidadosamente as informações recebidas. Assim, isso demonstra interesse genuíno no que o outro tem a dizer e ajuda a fortalecer laços. 

2 – Manter uma atitude positiva 

Ninguém quer ficar perto de pessoas negativas. Por isso, o colaborador que mantem uma atitude positiva, se comunica bem, coopera e respeita as pessoas a sua volta, consegue formar laços mais fortes com seus colegas. 

3 – Ser respeitoso 

Ao longo da vida, vamos encontrar muitas pessoas com opiniões e modo de vida diferente dos nossos. Portanto, é essencial que o profissional saiba respeitar o histórico, a diferença e as divergências de pensamentos dos colegas. 

Inclusive, é na convivência com pessoas diferentes que temos a oportunidade de ampliar nossa visão de mundo e melhorar nossas habilidades interpessoais. 

4 – Estar aberto a críticas e feedbacks 

Pessoas que não aceitam críticas e feedback costumam ser muito difíceis de lidar. Parte de crescer é aceitar os erros e buscar formas de corrigi-los, melhorando sua atuação no caminho. Assim, o profissional que está aberto a críticas e feedbacks consegue desenvolver melhores relações interpessoais no trabalho. 

Além disso, se mostrar aberto a opinião dos colegas e pronto para se desenvolver, ele mostra que se importa com a forma como é percebido pelos outros e também que valoriza a visão profissional deles. 

5 – Trabalhar a empatia 

Todo mundo já deve estar cansado de ouvir sobre empatia. Mas a verdade é que ela é essencial para desenvolver qualquer relacionamento saudável. O profissional que tem empatia pelos colegas, se colocar no lugar deles, entende seus sentimentos e atitudes, está mais bem preparado para formar vínculos sem julgar o outro. 

6 – Buscar autoconhecimento

Como mencionamos no item 4, estar aberto a críticas e feedbacks é importante para o profissional, assim como a busca pelo autoconhecimento. Ele não pode esperar para buscar o que melhorar apenas quando alguém apontar para ele. 

Entender a si mesmo, seus limites e necessidades, faz toda a diferença para o profissional que busca se desenvolver cada vez mais. Seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal. Assim, o autoconhecimento é indispensável. 

7 – Impor limites 

Como todo relacionamento, as relações interpessoais no trabalho também precisam ter limites. Delimitar até onde você está confortável com as interações é saudável e ajuda a evitar conflitos.  

Além disso, os limites também ajudam a manter o profissionalismo no local de trabalho. Isso porque, por mais amistoso que seja o ambiente, o foco ainda são os resultados da empresa. Por isso, o profissional precisa: 

  • Manter o profissionalismo; 
  • Conversar nas horas certas; 
  • Possuir foco; 
  • Trabalhar sua inteligência emocional; 
  • Evitar disputas e conflitos; 
  • Ser prestativo sem ser intrusivo. 

Como a empresa pode ajudar no desenvolvimento de boas relações interpessoais no trabalho 

Agora que você já está por dentro de todas as dicas que ajudam os profissionais a desenvolverem boas relações interpessoais no trabalho, que tal ajudá-los nessa jornada? Como mencionamos ao longo do artigo, a empresa e os líderes tem um papel fundamental na criação desses vínculos. 

Você pode apoiar os colaboradores ao oferecer treinamentos personalizados, focados nas soft skill que eles precisam para se entrosar e cultivar os relacionamentos sem conflitos ou receios. 

Aqui na Evolke auxiliamos empresas a desenvolverem seus colaboradores desde 2012. Nossa especialidade é criar experiências de aprendizagem que foquem no objetivo de negócio e entreguem resultados reais e mensuráveis para as organizações. E sei que podemos te ajudar a melhorar as relações interpessoais aí no seu trabalho. Clique no banner e agende um horário com um dos nossos especialistas agora mesmo: 

Relações interpessoais no ambiente de trabalho

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6