Tendência de T&D para 2021: Pílulas do Conhecimento

As Pílulas do Conhecimento são uma estratégia de aprendizagem que usa pequenos conteúdos para capacitar e reafirmar informações. E é uma das tendências para 2021.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
Pílulas do Conhecimento

Diante da imprevisibilidade do ano de 2020 as empresas redescobriram a importância da educação corporativa e de colaboradores bem capacitados para exercerem suas funções. Assim, muitas ferramentas cuja importância perdeu a força durante os anos voltaram a aparecer. Entre elas as Pílulas do Conhecimento, que surgem como uma tendência para 2021.

Leia mais:

Isso porque, como esse ano provou, a educação corporativa está cada vez mais avançando pelo universo digital. Tanto através da adoção de plataformas LMS ou da construção de Universidades Corporativas digitais, as organizações entendem ainda melhor o papel do EaD na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores, além da importância de garantir a absorção do conhecimento.

E as pílulas do conhecimento são grandes aliadas nesse momento. Elas não só conversam muito bem com o meio digital como contornam problemas de retenção de atenção, já que se trata de uma ferramenta para oferecer pequenas doses de conhecimento de forma diária.

Microlearning e pílulas do conhecimento são a mesma coisa?

De forma rápida: não. As pílulas do conhecimento são uma forma de microlearning. Portanto, elas estão relacionadas, mas tem mais coisa nessa história.

O microlearning é uma estratégia de aprendizagem que divide o ensino em pequenas sessões, como se ele fosse “fatiado”. O repasse dessas atividades acontece de forma mais rápida, porém não menos relevantes ou eficazes. Embora os conteúdos sejam menores e mais frequentes, não quer dizer que eles têm menos valor ou que estão deixando algo de lado.

No fim, o microlearning é apenas uma forma de entregar e pensar o treinamento. Um formato que pode ajudar, por exemplo, a capacitar os colaboradores em temas mais complexos, já que ao quebrá-lo em pequenas partes você está facilitando a absorção do conhecimento por parte dos alunos.

Já as pílulas do conhecimento (ou pílulas de aprendizagem), embora sigam a mesma premissa, existem para oferecer uma capacitação pontual, completa e independente em um curto período de duração. Esse material pode ser tanto uma dica como um lembrete e é, geralmente, usado para reforçar e reafirmar outro conteúdo.

Portanto, enquanto o microlearning é a estratégia, as pílulas são o próprio conteúdo. Assim, por exemplo, elas podem ser usadas em setores como o de vendas, com informações sobre uma promoção específica, uma nova forma de apresentar um produto ou mesmo uma curiosidade.

Formatos para as pílulas do conhecimento

Por serem um conteúdo pontual e rápido, é comum que sejam usados suportes mais interativos para o consumo. Assim, não raro elas chegam no formato de vídeo, com apresentadores ou animados, ou áudio.

Porém, você também pode oferecê-las como um Feedback referente a alguma questão dos formulários de avaliação, um exercício rápido (como um quiz para avaliar um treinamento ou ação de desenvolvimento que o colaborador acabou de completar ou está para começar) ou, ainda, gráficos e textos rápidos.

Use o Deseign de Jornada de Aprendizagem para construir suas Pílulas de Conhecimento

 Os benefícios das pílulas do conhecimento

A pílulas do conhecimento são o meio ideal de reafirmar e reforçar conceitos e informações pontuais, como apoio as ações de T&D, pois colaboram com a retenção da atenção, do conhecimento e até mesmo em relação a motivação do aluno. Veja só 👇

1 – Melhora a retenção

Manter a concentração dos alunos nos treinamentos pode ser difícil. Especialmente quando o limiar de atenção dos humanos está diminuindo – de acordo com um estudo conduzido pela Microsoft, atualmente ele é de 8 segundos.

Por isso as pílulas do conhecimento são tão eficazes. Isso porque em vez de bombardear o cérebro com várias informações, elas permitem um processamento mais eficaz e focado. Isso porque a informação é entregue de forma fragmentada.

2 – Auxilia a aprendizagem móvel

Outra coisa que mudou bastante nos últimos tempos foi a forma como aprendemos e buscamos informação. Isso se dá pelo uso dos smartfones, que já faz parte do nosso dia a dia. Por isso eles vêm sendo usados cada vez mais na aprendizagem corporativa.

E as pílulas do conhecimento são ideais para ações de mobile learning, por serem módulos curtos e conteúdos em série. Além disso, é mais fácil acessar esses materiais em qualquer lugar e a qualquer momento.

3 – Facilita a reafirmação de informação

Mais um ponto positivo para as pílulas do conhecimento: uma biblioteca de informações que o aluno pode acessar assim que identificar uma dificuldade. Ou seja, caso ele tenha algum problema na execução das suas atividades, vai saber identificar e acessar a informação correta dentre os conteúdos disponíveis para ele.

4 – Aumenta a motivação

Como são conteúdos menores e mais rápidos para serem consumidos, as pílulas do conhecimento deixam no aluno a percepção de que ele está avançando mais rapidamente. O que estimula o acesso a esses materiais e desenvolve uma maior sensação de gratificação. O que é essencial para a motivação.

Você está pronto para 2021?

O ano de 2020 pode ter mudado os planos de muita gente, mas agora que sabemos o que esperar fica mais fácil desenvolver planejamentos que contornem situações inesperadas – como aprendemos durante os últimos meses, certo?

Mas para que esses planos sejam colocados em prática é preciso de um quadro laboral bem desenvolvido e capacitado. E a melhor forma de conseguir isso é investindo em programas de T&D. Eles perpetuam a cultura da empresa, otimizam as atividades diárias e desenvolvem profissionais de alta performance. O que, é claro, contribui diretamente para que o negócio consiga alcançar seus objetivos e crescer frente a um mercado cada vez mais concorrido.

Aqui na Evolke estamos sempre de olho nas tendências e já auxiliamos diversas empresas a capacitarem seus colaboradores com foco em resultado. Afinal de contas, é para isso que servem as ações de T&D, não é mesmo? Clique no banner abaixo e agende uma consultoria gratuita com um dos nossos especialistas e descubra qual Programa de T&D ideal para a sua organização!

Fale agora com um dos nossos especialistas sobre Pílulas do Conhecimento

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6