Transformação digital nas empresas: a chegada do LMS

fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
Transformação digital nas empresas

A não ser que você tenha passado os últimos meses debaixo de uma pedra, tenho certeza de que já ouviu falar sobre a transformação digital nas empresas. Brincadeiras a parte, o termo foi muito mencionado. Especialmente no início da pandemia do coronavírus, quando as organizações se viram obrigadas a digitalizar seus processos para adotarem o home office.

Leia mais:

À primeira vista, entende-se a transformação digital nas empresas como um movimento para a digitalização e automação de atividades do dia a dia. No entanto, de acordo com o consultor Marcos Póvoa, a “transformação digital é o processo no qual as empresas usam a tecnologia pra aumentar os seus resultados. Ela gera aumento de desempenho e eficácia no negócio”. Ou seja, não basta digitalizar, é preciso entregar valor e competitividade.

Sendo assim, uma das formas de adotar a transformação digital na sua empresa é através de um LMS. O sistema de gestão de aprendizagem entrega diversos benefícios para as organizações, entre eles o aumento na competitividade de mercado.

O significado da transformação digital nas empresas

 A transformação digital nas empresas não deve ser vista como uma automação ou digitalização dos processos que é feita só por fazer. Ou, ainda, como a adoção de programas e ferramentas que deixarão o negócio no mesmo patamar dos concorrentes.

Isso porque o objetivo principal da transformação digital nas empresas é entregar valor, resultado e competitividade de mercado. Ela não existe para deixar uma organização no mesmo nível das outras. Mas para que ela se sobressaia as demais.

Para fazer isso é indispensável pensar no papel dos colaboradores durante o processo de transformação digital nas empresas. Isso porque são eles que, de fato, colocarão em prática as atividades. Portanto, ignorar a necessidade de treinar e desenvolver as habilidades dos seus funcionários pode acabar prejudicando essa mudança organizacional.

Como envolver os colaboradores na transformação digital nas empresas?

De acordo com um relatório de 2017 da Capgemini e LinkedIn, 54% das empresas entrevistadas disseram que a falta de profissionais com habilidades digitais prejudicava o andamento dos seus programas de transformação digital. O que faz com que percam vantagem competitiva.

Esse mesmo relatório revelou que 55% dos funcionários digitalmente habilidosos mudariam de empresa caso sentissem que suas habilidades estão estagnadas no emprego atual. Além disso, 47% deles disseram que migrariam para outras organizações se oferecessem melhores condições de desenvolvimento de suas habilidades digitais.

Assim, percebemos como esses dados reforçam a necessidade de pensar e envolver os colaboradores de forma estratégica na transformação digital nas empresas. Nesse sentido o LMS se mostra um grande aliado. Isso porque seu objetivo principal é capacitar o quadro laboral das empresas. E ter colaboradores bem treinados e capacitados é uma das melhores formas de ganhar competitividade de mercado.

Investir no processo de transformação digital nas empresas é investir em inovação. Que, por sua vez, auxilia no desenvolvimento constante das organizações.

Transformação digital nas empresas: qual o motivo de capacitas as pessoas?

O LMS como auxiliar na transformação digital nas empresas

Já falamos diversas vezes aqui no blog que um dos ativos mais importante das empresas são seus colaboradores. É através deles que se torna possível fidelizar clientes, oferecer serviços e produtos de qualidade e ganhar vantagem competitiva. E tudo isso é alcançável com os programas de treinamento e desenvolvimento.

Portanto, seja através de uma Universidade Corporativa ou ações pontuais, o LMS ajuda a viabilizar uma cultura de aprendizagem que influencia diretamente a transformação digital nas empresas. Confira os exemplos que separamos abaixo. 👇

1 – Melhora no processo de expansão da empresa

Além de um indicativo de sucesso, o crescimento e expansão da empresa também significa novas contratações que, por sua vez, representam uma necessidade de treinamento adequado para garantir a qualidade dos serviços e produtos que a organização oferece.

Dessa forma, independente se a necessidade de capacitação é voltada para novos colaboradores, parceiros ou mesmo franqueados, o LMS oferece uma plataforma remota, que permite o acesso fácil a informação. Assim, o sistema ajuda na simplificação dos processos de expansão, oferecendo segurança aos recém-chegados de que eles serão capazes de se desenvolver e acompanhar seus times sem dificuldades.

2 – Aumento na credibilidade da empresa

O comprometimento com a capacitação e o desenvolvimento dos seus colaboradores mostra que a sua organização está seriamente investida na melhoria de performance que, por sua vez, aumenta a produtividade e entrega melhores produtos e serviços.

Ao trabalhar todos esses pontos a empresa acaba ganhando credibilidade no mercado, como uma organização séria e investida com a excelência do setor no qual está inserida.

É, também, através da capacitação dos colaboradores que é possível investir em inovação, colocando-se a frente dos seus concorrentes e revolucionando o setor. Outro ponto que gera credibilidade para as empresas e possibilita a transformação digital.

3 – Criação de um processo contínuo de aprendizagem

Através do LMS, é possível desenvolver uma cultura de aprendizagem contínua. Assim, os colaboradores são capacitados não só para a transformação digital nas empresas, mas também para desenvolverem competências complementares que vão agregar ao conhecimento absorvido e melhorar seu desempenho.

Além disso, o LMS também permite que esse processo seja feito de maneira remota, de acordo com os horários disponíveis de cada colaborador e respeitando seu ritmo de aprendizagem.

A transformação digital já chegou na sua empresa?

É importante lembrar que a transformação digital nas empresas não é uma moda passageira e que ela não está indo a lugar nenhum. Investir na inovação vem cada vez mais separando empresas sérias e comprometidas daquelas que oferecem mais do mesmo.

O caminho para a transformação digital nas empresas pode variar entre cada organização, mas uma coisa é fato: a capacitação dos profissionais é indispensável para o sucesso do processo e, muitas vezes, o ponto de partida escolhido pelos negócios.

Portanto, o que você está esperando para começar a desenvolver o processo de transformação digital na sua empresa? Aqui na Evolke somos especialistas em aprendizagem corporativa e desde 2012 ajudamos organizações a capacitarem seus colaboradores e melhorarem seus processos internos.

Clique no banner abaixo e converse agora mesmo com um dos nossos especialistas para dar início as mudanças no seu negócio!

Fale com nosso especialista para começar a transformação digital na sua empresa

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6