Tudo que você precisa saber sobre Treinamento Corporativo e Desenvolvimento Corporativo

É comum confundirmos treinamento corporativo com desenvolvimento corporativo. Por isso separamos tudo que você precisa saber para entender certinho o papel de cada um nas organizações
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
É comum confundirmos treinamento corporativo com desenvolvimento corporativo. Por isso separamos tudo que você precisa saber para entender certinho o papel de cada um nas organizações

O Treinamento Corporativo e Desenvolvimento Corporativo vem a cada dia ganhando mais importância. Isso porque o mercado está cada vez mais competitivo e surge a necessidade de se diferenciar ou se destacar nos mínimos detalhes – seja no melhor atendimento ou na qualidade superior do produto, entre outros fatores.

Leia mais:

Da mesma forma, surge a necessidade do colaborador estar melhor preparado para que sua vaga não seja preenchida por outra pessoa. Afinal, a empresa precisa de alguém plenamente capaz e se possível, que surpreenda de uma forma positiva.

O treinamento e desenvolvimento corporativo é sempre o melhor caminho para desenvolver um profissional dentro da empresa. Isso porque é através dele que aumentamos a produtividade, qualidade e até mesmo melhoramos a retenção de talentos. Curioso com tudo que o T&D tem para te oferecer? Que bom, porque contamos tudo abaixo! 🤩

Treinamento Corporativo x Desenvolvimento Corporativo

Embora possam – e devam – caminhar juntos, existe uma diferença entre o treinamento e o desenvolvimento corporativo. São elas:

  • Treinamento Corporativo: é um processo de curto prazo, com um objetivo definido. Por exemplo, a integração de novos colaboradores se encaixa como um treinamento. A preparação para uma nova função quando promovido ou as instruções para operar uma nova máquina são outros exemplos de treinamento corporativo. Ele também se encaixa para desenvolver conhecimentos específicos, como por exemplo, Saúde e Segurança no Trabalho.
  • Desenvolvimento Corporativo: como o próprio nome diz, trata-se de um “desenvolvimento”, ou seja, algo a longo prazo. O principal objetivo é a otimização da performance e das habilidades do time ou colaborador. Sendo assim, o desenvolvimento corporativo pode acontecer dentro do planejamento de carreira, por exemplo. Ou ainda para competências que somem à empresa e ao colaborador, como aperfeiçoamento da inteligência emocional.

Modelos de Treinamento Corporativo

Segundo o Panorama de Treinamento no Brasil, em 2018, as empresas brasileiras investiram em treinamento e desenvolvimento (também chamado de T&D) uma média de R$ 2,21 milhões – montante que representa 1,62% das despesas com folha de pagamento.

O modelo de treinamento corporativo mais usado atualmente ainda é o treinamento presencial. No entanto, o cenário está mudando para acompanhar as evoluções tecnológicas e ficar mais vantajoso, mais eficiente e mais prático.

O investimento em e-learning ou educação à distância (EAD) corresponde a apenas 15% das despesas com T&D nas empresas, uma grande diferença dos 62% destinados a treinamentos presenciais, segundo dados do Panorama de Treinamento no Brasil. Já os treinamentos híbridos ou blended learning, que incluem atividades presenciais e EAD, representam 6% dos investimentos, enquanto os treinamentos realizados in-company atingem 17%.

É nessa necessidade de inovação e diversificação que surgiu Educação Corporativa. Que tem como objetivo desenvolver processos de aprendizagem com foco nas competências demandadas pela organização, de forma a estimular a qualidade do trabalho exercido. Além disso, a Educação Corporativa é tratada como vertente da educação, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394/96, sendo um marco para a educação profissional. Antes disso, a educação profissional era parcial, tendo como principal formador os cursos de segundo grau profissionalizantes.

Treinamento corporativo e desenvolvimento corporativo

Vantagens de investir em T&D na empresa

Ao perceber que a empresa se preocupa com o seu desenvolvimento profissional, os colaboradores tendem a se sentir mais motivados. Eles passam a ter a sensação de pertencimento, de fazer parte da empresa, pois começam a ter perspectivas de crescimento a médio e longo prazo.

Com profissionais mais motivados, a produtividade aumenta e a rotatividade diminui. Dessa forma, o custo com possíveis demissões e novas admissões também diminui. Outra vantagem da redução da rotatividade é que a empresa se torna mais competitiva por conseguir manter seus colaboradores qualificados. Afinal, já possui um time com pleno conhecimento das suas atividades, reduzindo possíveis erros nos processos.

Assim, com essa valorização do time, é possível que os próprios colaboradores propaguem uma boa imagem de empresa. O que facilita a contratação de novos funcionários e deixa a empresa mais bem vista para potenciais clientes.

Isso tudo influência para que o empregado tenha uma experiência mais positiva no ambiente de trabalho. Falamos mais sobre isso em um post exclusivo sobre Employee Experience.

Como construir um Treinamento e Desenvolvimento Corporativo

Quais são suas principais necessidades? Esse deve ser seu primeiro questionamento. Isso porque é preciso identificar as dificuldades e oportunidades de crescimento dos seus colaboradores. Para isso, você deve avaliar o desempenho e conhecimento técnico de cada um deles, de forma individual.

É recomendado pedir sugestões de assuntos que os próprios colaboradores sintam falta para seu crescimento profissional. Também é indicado conversar com os supervisores e gerentes, para que eles possam trazer as dificuldades das suas equipes no dia a dia.  E ainda, observar os conflitos e as insatisfações gerais do time, para identificar possíveis necessidades de treinamento e aprimoramento.

Após ter tudo isso mapeado, é possível começar a desenhar metas e partir para estabelecer os assuntos e metodologias a serem aplicadas.  Assim, com um bom programa de desenvolvimento, que oferece os Treinamentos certos para cada perfil, seus colaboradores aprendem a entregar um trabalho de mais qualidade.

Para que esse treinamento seja efetivo, no entanto, é necessário optar por uma metodologia que melhore a experiência de aprendizagem do participante e que seja orientado para os resultados das organizações.

Design de Jornada de Aprendizagem

Com esses objetivos surgiu o Design de Jornada de Aprendizagem. Uma metodologia de aprendizagem para profissionais de T&D com foco na construção de soluções ágeis, simples e intuitivas, criada aqui mesmo na Evolke.

O método serve para planejar treinamentos de forma eficiente e alinhada as necessidades das empresas. O layout no formato de “quadros” cria uma estrutura para o pensamento numa sequência lógica. Assim, ele serve como um modelo mental, que não deixa escapar os elementos fundamentais para um treinamento de sucesso. Suas premissas entendem:

  1. Toda a aprendizagem orientada para a prática;
  2. Todo conteúdo orientado para resultados.

Pensado como um método colaborativo, a ideia é que o Design de Jornada de Aprendizagem evolua junto da área de T&D, seguindo a tendências das demandas do setor. Gostou a ideia? Explicamos tudo sobre o Design de Jornada de Aprendizagem em um post exclusivo aqui no blog.

A sua empresa investe em T&D?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios do treinamento e desenvolvimento corporativo, precisa começar a aplicá-los na sua empresa, certo? Para isso, você pode contar com o time de consultores da Evolke. Somos especialistas em aprendizagem corporativa e estamos prontos para te ajudar a encontrar a solução perfeita para as ações de T&D da sua empresa!

Fale com os nossos especialistas sobre treinamento corporativo e desenvolvimento corporativo

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6