4 benefícios de se investir em treinamentos de integração

Os benefícios de adotar um treinamento de integração está também atrelado ao sucesso e efetividade dos seus negócios.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
treinamento-de-integracao

treinamento de integração é uma etapa muito importante, pois é o momento de alinhar o colaborador com os objetivos da organização. No entanto, não é apenas sobre repassar informações, mas, integrar esse candidato a rotina corporativa já existente. 

Leia também: 

 

Antes de mais nada, adotar um treinamento de integração bem estruturado pode fazer toda diferença. Inclusive melhorar o índice de produtividade e consequentemente o quadro de resultados da empresa. 

Ficou interessado? Então nos acompanhe! 

O que é um treinamento de integração? 

Antigamente o treinamento de integração acontecia de forma muito direta. Em outras palavras, consistia apenas em apresentar aos novos funcionários seus respectivos postos. 

Hoje, no entanto, se percebeu a necessidade de não apenas apresentar funções, mas introduzir esses novos indivíduos a cultura da empresa. Bem como, apresentar missão, visão, valores e a realidade do ambiente corporativo. 

Afinal de contas, um treinamento, quando realizado de forma adequada pode impactar diretamente no rendimento e resultado dos negócios, além de garantir outros benefícios. 

Vejamos! 

Benefícios de uma recepção bem realizada 

São muitas as vantagens de se adotar um treinamento de integração, tanto para os novos colaboradores quanto para a empresa. Sendo assim separamos alguns que podem te ajudar: 

1 – Aumento da produtividade  

Quando a empresa investe na capacitação de seus colaboradores, através de treinamentos adequados, sobretudo os profissionais adquirem a capacidade de aperfeiçoar suas habilidades. 

Dessa forma, independe da área de atuação, o treinamento de integração viabiliza a troca de conhecimentos e informações.  Ele também refina os profissionais e incentiva um maior desenvolvimento pessoal. 

Através desse incentivo os profissionais qualificados, por fim geram melhores resultados para a organização. 

2 – Senso competitivo 

Em segundo lugar, a vantagem do treinamento de integração é o senso competitivo. Afinal, quando um profissional compreende a cultura da organização junto ao cenário mercadológico, desenvolve rapidamente esse senso de crescimento. 

Isso porque os colaboradores estão alinhados a jornada da empresa, ficando mais fácil se situar. Sendo assim, promover esse mindset  de crescimento pode fazer muita diferença para o seu negócio, principalmente contra concorrência. 

3 – Melhora na atmosfera organizacional 

Em terceiro lugar, promover um bom treinamento de integração pode evitar muita dor de cabeça, como as intrigas no âmbito de trabalho, por exemplo. Essas questões por vezes atrapalham o rendimento da equipe e até mesmo afetam o quadro de resultados. 

Quando o profissional sente que é parte da empresa, em consequência favorece o clima organizacional e melhora a qualidade dos serviços oferecidos. 

4 – Otimizando o trabalho em equipe 

Nessa etapa o treinamento de integração promove de maneira natural a troca entre os profissionais. Dessa forma, é possível avaliar as competências e habilidades que podem ser usadas a favor da organização. 

Através da orientação correta, essas equipes serão capazes de lidar com eventuais situações de forma a manter o trabalho fluído.  

 

treinamento-de-integracao

Como elaborar um treinamento de integração bem estruturado? 

A estrutura de um treinamento de integração deve sempre levar em consideração a cultura e à realidade da empresa.  

Para se obter sucesso nessa forma de treinamento e para que traga os resultados esperados, deve-se pensar em uma estrutura didática objetiva, porém efetiva. Sendo assim: 

1 – Elabore materiais de qualidade para o treinamento de integração 

Invista em materias de apoio que sejam bem apresentáveis, mas procure sempre pensar de maneira mais dinâmica. Quem sabe apostar em atividades mais interativas e práticas. 

Lembre-se que se trata de um treinamento de integração, portanto proporcionar a troca de conhecimento é uma boa tática. 

2 – Crie um manual para o treinamento de integração 

Em segundo lugar é importante trazer clareza nas informações. Em nome das boas práticas, busque aprofundar pontos fundamentais, como: 

  • Buscar apresentar a missão, visão, valores da organização;
  • Explicar cargos e funções; 
  • Deixar os colaboradores cientes da cultura da empresa, esclarecer normas; 
  • Salientar os benefícios ao profissional; 
  • Apresentar o cronograma e objetivos da empresa; 

O planejamento do treinamento de integração pode ser implementado de forma a atender as necessidades do seu negócio. 

3 – Apresente a empresa 

É o momento de manter a empresa de portas abertas. Mostrar não apenas o setor do qual o profissional irá fazer parte, mas todos que compões o cenário corporativo. 

Para que a empresa flua bem é necessário a troca de informação entre os setores, portanto estimular esse contato desde o início é muito importante. 

4 – Mantenha os conteúdos sempre atualizados 

É natural que o cenário organizacional vá mudando com o passar dos meses, exigindo assim novas demandas e estratégias.  

Por isso, o material de apoio precisa acompanhar esse movimento da empresa. Assim, o treinamento de integração é pautado em informações de tempo real. No entanto é fundamental mantê-lo sempre atualizado. 

Treinamento de integração via e-learning 

Nem sempre é viável disponibilizar profissionais e despender tempo na elaboração de um bom treinamento de integração não é mesmo? 

Mas a tecnologia, como boa aliada, criou uma solução. Assim como todos os outros cursos, o treinamento de integração pode ser feito no formato EaD (ensino a distância), também chamado de e-learning. 

Em resumo, esse mecanismo possibilita a capacitação de profissionais em qualquer lugar do mundo. Além disso, traz autonomia, já que o usuário pode acessar em qualquer horário e dia, sem prejudicar a troca, afinal a internet promove network. 

Além de o usuário poder definir seu próprio ritmo de aprendizado, outra grande vantagem é a redução de custos e a otimização de tempo, já que a empresa não precisa ceder funcionários internos. 

Precisando de ajuda com seus treinamentos de integração? 

Agora que você sabe o que é quais os benefícios do treinamento de integração, tenho certeza que pretende aprimorar seu time! 

Além de poder escolher o formato mais adequado para atender as necessidades da sua empresa, estamos prontos para te orientar. A Evolke está no mercado de T&D há mais de uma década, auxiliando empresas como a sua a capacitar os colaboradores para que entreguem resultado e ajudem a atingir os objetivos de negócio. 

Clique no banner abaixo e converse com um especialista do nosso time. 

 

treinamento-de-integracao

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

investimento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6