Treinamento de liderança: como preparar líderes para 2022

Os últimos dois anos afetaram também as expectativas das empresas a respeito das lideranças e como elas devem se preparar para os próximos anos.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
Treinamento de liderança: como o T&D vai capacitar líderes em 2022

Você sabia que a falta de líderes bem capacitados pode custar até R$500 milhões de dólares ao ano para as empresas? Esse foi o cálculo feito pela Galloup Organization, empresa que pesquisa o comportamento econômico nos Estados Unidos há mais de 30 anos. Esta afirmação baseia-se nos custos das empresas que possuem times descomprometido e deixa claro a necessidade de treinamento de liderança. 

 

Leia também: 

 

Isso porque bons líderes conseguem motivar e envolver suas equipes com a cultura e os objetivos da empresa. Portanto, não é incomum que lideranças despreparadas falhem em alcançar essa meta – custando muito a organização. 

Mas não precisar ficar assustado com esses números! Desenvolver líderes que dão resultados positivos não é tão difícil quanto parece. O treinamento de liderança pode ser criado pela sua equipe interna de T&D ou por um parceiro, mas o importante é que seja feito. E que foque nos resultados de negócio para realmente entregar eficácia. Olha só 👇 

Qual a importância de treinamento de liderança? 

Como mencionamos acima, líderes despreparados não entregam resultados. Além disso, acabam com o clima organizacional e podem colocar todo o negócio em risco. Isso porque sua falta de preparo afeta todo o time que ele lidera, desmotivando mesmo os melhores colaboradores. O que coloca em risco a qualidade, produtividade e entrega da empresa. 

Você não quer isso acontecendo por aí, né? 

Portanto, líderes são necessários em todas as áreas e todas as equipes. Isso porque são eles que vão ajudar o time a alcançar resultados assertivos, a serem produtivos e mantê-los engajados com a empresa. 

No entanto, para que tudo isso seja possível é preciso que os gestores consigam identificar os colaboradores com perfil de líder. E que exista um plano para que o treinamento de liderança auxilie os funcionários a desenvolverem as habilidades e competências esperadas para a posição. 

Treinamento de liderança

As características de um bom líder 

Reconhecer as características de um bom líder é essencial para identificar os colaboradores que se desenvolverão bem em cargos de gestão. Bons líderes motivam, inspiram e auxiliam no desenvolvimento pessoal e profissional de suas equipes. O que traz benefícios para todos, do colaborador a empresa. 

E mais: de acordo com a pesquisa The Future of Jobs, de 2020, a pandemia de coronavírus afetou até mesmo as habilidades esperadas de líderes. Sendo assim, eles ranquearam 15 das competências que serão esperadas dessas posições nos próximos 5 anos: 

  1. Pensamento analítico e inovação; 
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem; 
  3. Resolução de problemas complexos; 
  4. Pensamento crítico e análise; 
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa; 
  6. Liderança e influência social; 
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia; 
  8. Projeto e programação de tecnologia; 
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade; 
  10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação; 
  11. Inteligência emocional; 
  12. Solução de problemas e experiência do usuário; 
  13. Orientação de serviço; 
  14. Análise e avaliação de sistemas; 
  15. Persuasão e negociação. 

Além disso, outro ponto que chama a atenção na pesquisa é que, agora, 94% dos gestores esperam que os colaboradores desenvolvam novas habilidades no trabalho. Um salto de 29 pontos em relação ao ano de 2018, quando apenas 65% esperavam por isso. 

O que também mostra a necessidade das empresas de se adaptarem para auxiliarem aos profissionais a adequarem as habilidades que já possuem e desenvolverem novas para se ajustarem as transformações e imprevistos que possam afetar a empresa e suas atividades. 

Treinamentos de liderança para adotar em 2022 

Aposto que você já sabe disso, mas vale a pena reforçar: não existe um único treinamento de liderança. Ou seja, capacitar líderes exige dedicação para desenvolvê-los ao seu máximo potencial. E você pode começar pelos 5 que separamos abaixo! 

1 – Empoderamento 

Microgestão, medo, falta de agilidade, controle, tudo isso é sintoma de falta de empoderamento. O que pode custar caro para as equipes. Por isso, é preciso ensinar os líderes a delegar as atividades – uma habilidade crítica para lideranças de alta performance. 

Assim, eles passarão a dar mais autonomia a sua equipe, distribuindo tarefas e alinhando as expectativas a respeito de entregas. Além disso, é uma forma de melhorar a agilidade do time e incentivar a inovação. 

2 – Gestão de pessoas 

Saber lidar com pessoas é uma competência indispensável para líderes. Afinal de contas, espera-se que as lideranças consigam manter suas equipes engajadas e motivadas, trabalhando em sintonia por um objetivo em comum. 

Sendo assim, os treinamentos de liderança voltados para a gestão de pessoas desenvolvem competência como transparência e confiança, relacionamentos interpessoais, feedbacks e liderança por perfil. Assim, o líder estará preparado para lidar com metas, resolução de problemas e desempenho. 

3 – Treinamentos técnicos 

É claro que não se espera que o líder saiba tudo e faça tudo, mas é indispensável que ele compreenda o que está sendo feito para que possa auxiliar sua equipe e guiá-los pelo caminho certo. Especialmente no cenário atual, onde ferramentas se tornam obsoletas tão rapidamente. 

Dessa forma, tanto treinamentos técnicos novos como de reciclagem devem fazer parte da capacitação de lideranças, especialmente com foco em identificar e resolver lacunas na execução da atividade. Assim, os líderes estarão preparados para auxiliar de forma assertiva seus liderados e avaliar com mais eficácia o trabalho desenvolvido por eles. 

4 – Gestão de produtividade e resultados 

Um bom líder só é tão eficiente quanto sua equipe, por isso para que obtenham resultados de sucesso, é importante que seu time consiga gerir metas, objetivos e o próprio tempo. Pois só assim serão capazes de atingir os objetivos de negócio. 

Portanto, um treinamento de gestão de produtividade e resultados vai ajudar o líder a entender como distribuir as atividades dentro da equipe, como planejar e organizar, e como compreender o papel individual dos membros do time para alcançar a meta geral. 

5 – Mentoria 

Como já mencionamos acima, bons líderes inspiram e motivam suas equipes. Eles lideram pelo exemplo. O que, por sua vez, acaba fazendo com que eles sejam vistos como mentores pelos seus liderados. 

No entanto, para que possam desempenhar esse papel, os líderes também precisam de alguém em quem se inspirar. Outros gestores que estejam a mais tempo dentro da empresa, com mais experiência, que possam servir como mentores. Portanto, incluir programas de mentoria dentro da empresa pode ajudar não só a desenvolver lideranças, mas potencializar o conhecimento gerado e guardado dentro da própria organização. 

Precisa de ajuda com seu treinamento de liderança? 

Se bons líderes são indispensáveis na sua empresa, então desenvolvê-los para exercerem seu cargo melhor ainda também deveria ser. Isso porque, como vimos no artigo acima, todo o negócio ganha quando temos lideranças bem preparadas, capacitadas e que entendem seu papel dentro da organização. 

E para isso você pode contar com a Evolke, que ajuda empresas com educação corporativa e gestão do conhecimento desde 2009. Clique no banner abaixo e escola o melhor horário para conversar com um de nossos especialistas:

treinamento d eliderança

 

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6