Te explicamos como usar o treinamento e desenvolvimento de pessoas na sua empresa + 8 exemplos

O treinamento e desenvolvimento de pessoas está diretamente ligado ao desenvolvimento organizacional. Por isso as ações de T&D são cruciais para uma empresa.
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Te explicamos como usar o treinamento e desenvolvimento de pessoas na sua empresa + 8 exemplos

O que você faz quando seu colaborador tem dificuldade para desempenhar alguma atividade? Quando está desmotivado? Quando uma nova tecnologia ou processo é implementado na empresa? O setor de RH sabe bem o quanto é improvável que os colaboradores se adaptem sem qualquer tipo de capacitação. Por isso o treinamento e desenvolvimento de pessoas é tão importante. 

  

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É impossível prever todas as mudanças que as empresas vão passar ao longo do tempo. Dessa forma, mesmo o colaborador mais bem preparado precisará de auxílio para se adaptar em algum momento de sua carreira. Assim, é indispensável que as organizações incluam em seus planejamentos ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas. 

Então por onde começar? Afinal, cada empresa possui demandas e necessidades específicas. Portanto, quanto mais você se aprofundar no uso estratégico do T&D, mais personalizadas serão suas ações. Quer entender o que é e exemplos de treinamentos que podem melhor se encaixar ao seu negócio? Acompanhe: 

Treinamento e desenvolvimento de pessoas: o que é?   

Em resumo, as ações de treinamento são práticas curtas que visam capacitar os colaboradores a executarem suas atividades do dia a dia da empresa. Já as de desenvolvimento costumam ser um conjunto de práticas a longo prazo, cujo objetivo é melhorar o desempenho pessoal dos funcionários.  

Sendo assim, o treinamento é uma ação pontual, usada para resolver necessidades ou suprir demandas imediatas do colaborador no exercício de suas funções. Como por exemplo: aprender o uso correto de um software ou ferramenta. 

Enquanto isso, o desenvolvimento de pessoas está ligado a ideia de aprendizagem continuada, ou seja, sem começo, meio ou fim. Como no caso de programas para líderes, por exemplo.  

Por mais ultrapassado que isso seja, muitos líderes ainda são céticos e acreditam que investir em T&D é perca de tempo e dinheiro. E além disso, defendem a ideia de que o funcionário é o único responsável pelo seu próprio aprendizado.  

Porém, treinar e desenvolver os profissionais é uma ação crucial para que o negócio cresça tendo sucesso. Afinal de contas, ao investir na aprendizagem é possível inserir boas práticas na cultura da empresa. Bem como, aprimorar e reter talentos.  

No entanto, vale lembrar que o treinamento e desenvolvimento são ações complementares. Ou seja, existem apoiando uma à outra e juntas favorecem o progresso da empresa.  

 

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Os benefícios de investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas   

Ao contrário do que alguns possam pensar, as ações de T&D tem muita relevância dentro das empresas. Conforme mencionamos acima, o treinamento e desenvolvimento de pessoas está intrinsicamente ligado ao desenvolvimento organizacional. Capacitar sua equipe para que ela performe o seu melhor fará com que ela alcance os objetivos do negócio.  

E é dessa forma que as empresas crescem e se desenvolvem, ganham espaço e competitividade de mercado. Além disso, outros benefícios das ações de T&D são:  

1 – Melhoria no relacionamento com clientes e consumidores  

Profissionais bem capacitados desempenham suas atividades com mais qualidade e eficiência. Nesse sentido, sabemos que um cliente possui expectativas nos serviços ou produtos contratados e isso está diretamente ligado à sua satisfação. 

2 – Crescimento da produtividade 

Um dos principais objetivos do treinamento e desenvolvimento de pessoas é impulsionar a produtividade. Afinal de contas, é gerada uma expectativa de que à medida que o colaborador se desenvolverá, ele conseguirá gerir melhor seu tempo e produzir mais.   

3 – Reduz o retrabalho 

O retrabalho é um desafio para as empresas. Ter que refazer uma atividade desmotiva o colaborador, bem como reduz seu desempenho. Ao investir em treinamento as pessoas estarão mais qualificadas para suas funções. Como resultado isso minimizará o retrabalho.   

4 – Capacita suas equipes para uso de novas ferramentas 

Sabemos que a tecnologia está presente em várias áreas de nossas vivências. Inclusive, dentro de um ambiente de trabalho. Dessa forma, muitas empresas estão constantemente atualizando seus processos e implementando novas ferramentas para auxiliar nas atividades dos funcionários.  

Dessa forma, é indispensável promover treinamentos para que os colaboradores sejam capazes de trabalharem com novos sistemas.   

5 – Melhora o clima organizacional 

Outro ponto muito importante dentro de uma empresa é o clima organizacional. Está diretamente ligado a motivação, produtividade e engajamento de um colaborador.  

O treinamento e desenvolvimento de pessoas tende a melhorar o clima da empresa, contribuindo também para a qualidade na comunicação. 

6 – Aumenta a competitividade de mercado da empresa  

Por fim, partindo do princípio de que o treinamento e desenvolvimento de pessoas aprimora os conhecimentos, técnicas e habilidades dos colaboradores, sabemos que desenvolver o capital humano traz muitos benefícios para empresa, fazendo com que ela fique a frente de concorrentes.  

Em outras palavras, investir em treinamento deixa os profissionais capacitados e prontos para entregar resultados para o negócio. 

Portanto, é seguro dizer que o crescimento e reconhecimento das empresas depende da capacitação correta de seus colaboradores e de um uso estratégico do setor de T&D.   

8 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas   

Antes de aplicar uma ação de treinamento e desenvolvimento é feito um levantamento de necessidades, que ajuda na identificação do objetivo que o T&D deve alcançar com a atividade. 

No entanto, é importante ter em mente que existem várias razões para capacitar sua equipe, além de diversos tipos de ações disponíveis para o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Abaixo, separamos os 8 principais! Olha só:   

1 – Treinamento de integração  

Hoje em dia é conhecido também como onboarding. Essa ação é realizada mediante novas contratações e serve para que os colaboradores recém-contratados comecem seu trabalho da forma mais coesa possível. 

É importante que esse treinamento deixe o colaborador a par da cultura da organização, sua missão, visão e valores. Como é um momento de adaptação, essa ação deve ser direta e objetiva. Para que o contratado compreenda seu papel e suas atividades diárias. Assim, conseguirá acompanhar o ritmo da equipe e fazer uma transição mais tranquila.    

2 – Comunicação Assertiva   

Aposto que você revirou os olhos, né? Mas apesar de soar velho, esse modelo de treinamento e desenvolvimento de pessoas é de extrema importância. Isso porque um dos maiores gaps que as empresas experimentam é a falha na comunicação, que acaba gerando erros, retrabalho e atrapalhando o andamento das atividades. 

Portanto, é bom não ignorar o poder de uma comunicação assertiva, seja dentro da mesma equipe ou entre setores. Dessa forma, o treinamento visa desenvolver os colaboradores para que eles se comuniquem melhor. Seja, por exemplo, em reuniões, apresentações, e-mails e mesmo mensagens instantâneas, trabalhando sobretudo a objetividade e boa oratória.  

3 – Liderança eficaz 

Certamente você já ouviu falar que nem todo chefe é um bom líder, certo? A verdade é que para desempenhar um papel de liderança eficaz, os profissionais precisam desenvolver algumas habilidades específicas. Dessa forma, garantem uma maior capacidade de gerir e administrar pessoas e processos em busca de melhores resultados. 

Uma vez que os gestores têm impacto direto no clima e cultura organizacional e na motivação das equipes, é indispensável que as empresas ofereçam treinamentos de liderança eficazes para os colaboradores em cargos de gestão. 

É importante que esses líderes estejam cientes do seu papel, especialmente no que diz respeito a orientar seus times e incentivá-los a dar o melhor de si enquanto buscam atingir os objetivos de negócio. 

E vale ressaltar que as organizações podem usar esse tipo de treinamento para capacitar todos os colaboradores. Ou seja, independente da hierarquia, para que eles se tornem líderes de suas responsabilidades, tornando a execução de suas tarefas e projetos mais eficaz. 

4 – Ações motivacionais    

Outra frase que provavelmente você já deve ter escutado bastante é que uma empresa é feita de pessoas. Embora pareça óbvio, ainda existe quem se esqueça que o ativo mais importante de uma organização é seu quadro de funcionários. O desenvolvimento organizacional e a satisfação dos clientes estão diretamente ligados ao desempenho das equipes. Portanto, é importante mantê-los motivados e capacitados. 

Então, promover ações motivacionais ajuda a reconectar os colaboradores com a empresa e lembrá-los do valor que cada um tem para a organização. Aliás, é importante manter em mente que esse tipo de atividade deve atingir todos os níveis hierárquicos – especialmente os líderes, uma vez que não é possível motivar e incentivar sua equipe se você mesmo não se sente dessa forma.   

5 – Desenvolvimento de competências e habilidades   

Me responde uma coisa: sua empresa quer clientes fiéis e satisfeitos? Então é indispensável investir no desenvolvimento de competências e habilidades dos seus colaboradores, uma vez que são eles que lidam com os clientes, seja através das vendas, divulgação ou suporte.  

Capacitar os colaboradores para que eles saibam como seguir os protocolos e encontrem as melhores formas para executar suas atividades, aumentando a produtividade e diminuindo erros e retrabalho só trará benefícios para a empresa.  

6 – Treinamento Comportamental   

Quando falamos em treinamento comportamental é sempre bom deixar claro que ele não busca padronizar o comportamento dos colaboradores. A ideia é repassar os valores da empresa para o seu time, de forma que as aptidões dos funcionários estejam em concordância com a cultura da organização.  

De forma resumida, busca-se alinhar as habilidades de destaque de cada colaborador com os valores da empresa. Assim, é possível uma maior sinergia entre funcionários e organização, desenvolvendo e melhorando os aspectos comunicativos e trabalhando a empatia.    

7 – Treinamento Técnico    

Conforme falamos no item 4, as ações motivacionais são importantes. E antes de mais nada, os treinamentos técnicos também podem ajudar com isso! Eles estão relacionados ao desempenho das hard skills dos colaboradores e podem ser executados sempre que:  

  • Surgir uma nova ferramenta incluída nas atividades do dia a dia;  
  • Houver mudança nos processos e protocolos;  
  • Novas técnicas surgirem no mercado.  

É uma maneira de melhorar a produtividade da equipe. No entanto, é importante que os treinamentos tenham a ver com o dia a dia dos funcionários. Capacitar para o uso de um software que não será aplicado no uso diário, por exemplo, não faz sentido para a otimização das tarefas.    

8 – Treinamento de Equipe    

O nome já diz tudo, né? Aqui, o foco não é no desenvolvimento individual, mas sim no aprimoramento da equipe. O objetivo é melhorar a sinergia do time, tornando-o mais comunicativo e integrado. Isso é importante porque quanto mais entrosado e em sintonia todos estão, melhor será o desenvolvimento de seus projetos e atividades – tanto as partes individuais quanto as coletivas.  

Com esse tipo de treinamento, também, é possível fazer os profissionais perceberem que a ajuda mútua melhora sua performance e otimiza seu dia a dia. Isso não significa uma transferência de responsabilidade, uma vez que os colaboradores seguem tendo suas responsabilidades individuais. Mas faz com que percebam que isso não os impede de auxiliar os colegas.  

No treinamento de equipe é possível trazer exemplos de melhorias das atividades diárias, trabalhar melhor os relacionamentos interpessoais dos membros do time e até promover reuniões para discutir mais afundo os produtos e serviços da empresa e o papel de cada um nisso.    

Para treinar e desenvolver pessoas devo planejar todas as ações?   

A resposta é curta: sim. O planejamento de treinamento e desenvolvimento de pessoas é crucial, e deve ser feito para que suas ações sejam efetivas. Afinal de contas, de pouco adianta o RH realizar uma junção de conteúdos, passar tudo para o colaborador e esperar que ele se desenvolva como a gestão quer.  

Confira algumas dicas importantes para o planejamento:    

1 – Entenda a necessidade do treinamento   

Afinal de contas, há infinitas possibilidades do porquê um treinamento deve acontecer. É necessário identificar qual a real necessidade da sua empresa. Traçar quais os objetivos, a meta a ser alcançada ou as mudanças desejadas, por exemplo.   

2 – Foque em quais habilidades, comportamentos e conhecimento serão transformados  

Em segundo lugar, sabendo quais são as necessidades do treinamento é mais fácil identificar o que precisa ser transformado, aprimorado ou até mesmo criado em um colaborador. Nessa etapa é importante ouvir o funcionário, para alinhar as expectativas dele com as da empresa. Ressaltamos: de pouco adianta oferecer capacitações que não sejam do interesse da pessoa ou não se aplique ao seu dia a dia.    

3- Escolha as metodologias que serão usadas na aprendizagem  

Existem muitas metodologias existentes para auxiliar na aprendizagem, como é exemplo de:  

  • Método 70:20:10;  
  • Trilhas de aprendizagem;  
  • Design instrucional;  
  • Design educacional;  
  • Mobile learning.  

Em resumo, as metodologias são importantes pois são auxiliares para que o colaborador absorva os conteúdos. Além disso, torna o aprendizado mais criativo e engajador.  

4 – Programe os treinamentos    

Uma das melhores formas para treinar e desenvolver os profissionais é investir na educação contínua. Nesse sentido, você pode separar os treinamentos em pequenas partes e distribuí-los ao longo de um prazo determinado, por exemplo.  

Lembre-se: as pessoas prestam cada vez menos atenção. Então, colocar seus trabalhadores em uma sala de aula com um treinamento de 6 horas não garantirá que ele seja eficiente. E provavelmente o funcionário não reterá todos os conhecimentos necessários.    

5 – Mensure resultados   

Por fim, mas não menos importante mensurar o resultado dos treinamentos é essencial e indispensável. Dessa forma, não basta apenas investir no planejamento de como será o curso. Em que momento será aplicado, quais os métodos e tecnologias e etc.  

É fundamental avaliar os resultados os comparando com o início da implementação. Dessa forma é possível identificar se o andamento está se dando bem, e entender o que precisa ser aperfeiçoado. 

Tendências de métodos para o treinamento e desenvolvimento de pessoas    

Se você acompanha nosso blog já sabe que amamos inovação e estamos buscando sempre as melhores experiências de aprendizagem. Então, não nos limitamos a uma sala de aula no modelo tradicional de ensino.  

Afinal de contas, a tecnologia vem transformando muitas coisas, inclusive nas empresas. E que bom! Dessa forma não ficamos presos a antigos costumes e práticas que muitas vezes não fazem mais sentido para o negócio.  

E ao investir em treinamento e desenvolvimento é fundamental que a empresa estimule os colaboradores a desenvolverem novas habilidades, competências e comportamentos. Deixando claro que tudo isso é com o intuito de melhorar suas potencialidades e o adaptá-los ao ambiente ocupacional.  

Então, antes de mais nada, os métodos escolhidos para o treinamento e desenvolvimento de pessoas deve ser baseado nas necessidades da empresa. Confira algumas tendências:   

1 – Jogos Corporativos   

Ao utilizar jogos corporativos nas ações de T&D você estará transformando a aprendizagem. Bem como, contribuindo diretamente com a obtenção de conhecimento de seus colaboradores 

Outra vantagem importante sobre os jogos corporativos é a fácil mensuração de resultados. Afinal de contas, todas as decisões tomadas pelo trabalhador ficam arquivadas e é possível extrair relatórios com dados úteis para tomadas de decisão.  

Sendo assim, é possível que o ambiente dos jogos seja igual ou parecido com a realidade. Como por exemplo: situações que podem acontecer no ambiente de trabalho e o funcionário precisa encontrar soluções, ao mesmo tempo que adquire novos conhecimento e habilidades.  

E os benefícios são vários, como por exemplo:  

  • Criatividade estimulada;  
  • Motivação;  
  • Engajamento;  
  • Troca de experiências;  
  • Melhora da obtenção de conhecimento.  

2 – E-learning  

Em outras palavras: aprendizagem digital. Para esse método é necessário utilizar um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Em resumo, tudo o que é aplicado em uma sala de aula tradicional pode ser replicado no e-learning.   

Os benefícios são muitos e é um método cada vez mais popular entre as empresas que investem no treinamento e desenvolvimento de pessoas. Podemos citar algumas vantagens como por exemplo:  

  • Flexibilidade;  
  • O aluno aprende em seu próprio ritmo;  
  • Redução de custos;  
  • Atualização de conteúdos em tempo real;  
  • Personalização;  
  • Facilidade em mensurar resultados.  

3 – Realidade Virtual   

Se engana quem pensa que o treinamento e desenvolvimento de pessoas no formato digital se dá por meio de leitura de um longo PDF, por exemplo. Afinal de contas, hoje em dia, é possível tornar as experiências virtuais cada vez mais parecidas com a realidade 

E o uso de simuladores é um exemplo desse avanço da tecnologia. Com óculos de realidade virtual e eventualmente outros equipamentos, é possível simular uma ressuscitação cardiopulmonar, por exemplo. Onde você treina em um ambiente seguro, que não coloca a vida de outras pessoas em risco. E aprende com os próprios erros, assim como no caso dos jogos corporativos.  

Seus benefícios:  

  • Prática;  
  • Custos menores;  
  • Acelera o aprendizado; 
  • Mais facilidade em absorver os conteúdos.   

O EaD é um grande aliado para o treinamento e desenvolvimento de pessoas  

Nos últimos anos, principalmente após a pandemia podemos perceber o quanto o modelo de ensino a distância (EaD) vem crescendo. Várias áreas investiram nesse modelo para facilitar seus processos, inclusive no que diz respeito a aprendizagem. 

Com o avanço da tecnologia é possível tornar a comunicação a distância efetiva e capaz de oferecer bons resultados. Conforme falamos, o e-Learning tem se popularizado na educação corporativa das empresas. 

Afinal de contas, o EaD possibilita que pessoas em diferentes locais se conectem e compartilhem conhecimentos. Além de ser possível incluir nos treinamentos tecnologias engajadoras e motivacionais. O que contribui positivamente para o desempenho dos colaboradores. 

Além de ser uma ótima estratégia para redução de custos e tempo gasto nos treinamentos.  

 

Quer descobrir qual o objeto de aprendizagem ideal para cada geração

O treinamento e desenvolvimento de pessoas é fundamental para pequenas e grandes empresas!    

Como você pode perceber em nosso artigo, trabalhar o treinamento e desenvolvimento de pessoas só traz benefícios para as organizações. Então o que você está esperando para construir uma cultura de aprendizagem na sua empresa?  

Ao investir em ações de T&D tenha a certeza de que você terá retorno. Afinal de contas, estará investindo no principal valor de sua empresa: o capital humano. Muitos profissionais de RH já entenderam que para garantir o sucesso de uma organização e alcance de resultados é fundamental investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas. Ao mesmo tempo estará desenvolvendo o próprio negócio e trazendo benefícios a curto e longo prazo. 

A Evolke já tem ciência disso, e por isso existimos desde 2012 com foco em educação corporativa e gestão do conhecimento. Nosso objetivo é ajudar as empresas a aprender, desenvolvendo ações de consultoria focados no objetivo de cada negócio. Pronto para transformar a sua organização? Clique no banner abaixo e agende um horário para uma consultoria gratuita com o nosso especialista! 

 

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