O que acontece quando o seu colaborador tem dificuldade para desempenhar alguma atividade? Quando está desmotivado? Quando alguma nova tecnologia ou processo é implementado na empresa? O setor de RH sabe bem o quanto é improvável que os colaboradores se adaptem sem qualquer tipo de capacitação. Por isso o treinamento e desenvolvimento de pessoas é tão importante.
É impossível prever todas as mudanças pelas quais as empresas vão passar ao longo do tempo. Dessa forma, mesmo o colaborador mais bem preparado precisará de ajuda para se adaptar em algum momento da sua carreira. Assim, é indispensável que as empresas incluam em seus planejamentos ações para o treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Mas por onde começar? Afinal, cada empresa possui demandas e necessidades específicas. Portanto, quanto mais você se aprofundar no uso estratégico do T&D, mais personalizados serão suas ações. No entanto, existem alguns tipos de capacitações que podem se encaixar em todas as organizações, e nós os separamos para você dar uma olhada! Então continue lendo. 👇
Treinamento e desenvolvimento de pessoas: o que é?
De forma resumida, as ações de treinamento são práticas curtas que visam capacitar os colaboradores para executarem suas atividades do dia a dia dentro da empresa. Já as de desenvolvimento costumam ser um conjunto de práticas de longo prazo, cujo objetivo é melhorar o desempenho pessoal dos funcionários.
Assim, o treinamento é uma ação pontual, usada para resolver necessidades ou suprir demandas imediatas do colaborador no exercício de suas funções. Como, por exemplo, aprender o uso correto de um software ou ferramenta. Enquanto isso, o desenvolvimento de pessoas está ligado a ideia de aprendizagem continuada, sem começo, meio ou fim. Como seria o caso de programas de desenvolvimento de lideranças.
No entanto, vale lembrar que o treinamento e desenvolvimento de pessoas são ações complementares. Ou seja, uma existe com o apoio da outra e juntas elas favorecem o desenvolvimento da organização.
Os benefícios de oferecer treinamento de desenvolvimento de pessoas nas empresas
Ao contrário do que alguns possam pensar, as ações de T&D tem muita relevância dentro das empresas. Como mencionamos acima, o treinamento e desenvolvimento de pessoas está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento organizacional. Capacitar sua equipe para que ela performe o seu melhor inevitavelmente vai fazer com que ela alcance os objetivos de negócio da organização.
E é dessa forma que as empresas crescem e se desenvolvem, ganham espaço e competitividade de mercado. Além disso, outros benefícios das ações de T&D são:
- Melhorar a experiência dos clientes e consumidores;
- Aumentar a produtividade;
- Reduzir o retrabalho;
- Capacitar a equipe para o uso de novas ferramentas;
- Melhorar o clima organizacional;
- Aumentar a competitividade de mercado da empresa.
Portanto, é seguro dizer que o crescimento e reconhecimento das empresas depende da capacitação correta de seus colaboradores e de um uso estratégico do setor de T&D.
Tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas
Antes de aplicar uma ação de treinamento ou desenvolvimento, é feito um levantamento de necessidade, que ajuda a identificar o objetivo que o T&D deve alcançar com a atividade. Os mais comuns são:
- Ações de integração ou para novos colaboradores: hoje em dia também chamado de onboarding, elas são voltadas para a familiarização do colaborador com a cultura, missão, visão e valores da empresa, bem como suas normas e regulamentos.
- Treinamentos de atualização: feitos para a atualização e aprimoramento das competências e habilidades dos funcionários que já estão na empresa há algum tempo.
- Treinamentos para mudanças nos processos: ações destinadas a capacitar os colaboradores sempre que um novo equipamento ou software é contratado, ou quando há mudanças nos processos e adoção de novos métodos, por exemplo.
- Treinamento após promoção: a ação é feita quando o colaborador recebe uma promoção, de modo a familiarizá-lo com sua nova rotina e responsabilidades e prepará-lo para o novo cargo.
No entanto, é importante ter em mente que existem várias razões pelas quais capacitar sua equipe, além de diversos tipos de ações disponíveis para o treinamento e desenvolvimento de pessoas. Abaixo, separamos os 8 principais! Olha só. 🤓
1 – Treinamento de Integração
Hoje em dia ele também é conhecido como onboarding, essa ação é feita mediante novas contratações e serve para que os colaboradores recém-contratados comecem seu trabalho da forma mais coesa possível.
É importante que esse treinamento deixe o colaborador a par da cultura da organização, sua missão, visão e valores. Como é um momento de adaptação, essa ação deve ser direta e objetiva, de maneira que o novo contratado compreenda seu papel e suas atividades diárias. Assim, conseguirá acompanhar o ritmo da equipe e fazer uma transição mais tranquila.
2 – Comunicação Assertiva
Aposto que você revirou os olhos, né? Mas apesar de soar velho, esse treinamento é de extrema importância. Isso porque um dos maiores gaps que as empresas experimentam é a falha na comunicação, que acaba gerando erros, retrabalho e atrapalhando o andamento das atividades.
Portanto, é bom não ignorar o poder de uma comunicação assertiva, seja dentro da mesma equipe ou entre setores. Dessa forma, o treinamento visa desenvolver os colaboradores para que eles se comuniquem melhor, seja em reuniões, apresentações, e-mails e mesmo mensagens instantâneas, trabalhando a objetividade e a boa oratória.
Além disso, desenvolver uma comunicação mais assertiva com os colaboradores pode melhorar as relações interpessoais. O que acaba por transformar o local de trabalho em um ambiente mais agradável para todos.
3 – Liderança Eficaz
Aposto que você já ouviu dizer que nem todo chefe é um bom líder, certo? A verdade é que para desempenhar um papel de liderança eficaz, os profissionais precisam desenvolver algumas habilidades específicas. Garantindo, dessa forma, uma maior capacidade de gerir e administrar pessoas e processos em busca de melhores resultados.
Uma vez que os gestores têm impacto direto no clima e cultura organizacional e na motivação das equipes, é indispensável que as empresas ofereçam treinamentos de liderança eficaz para os colaboradores em cargos de gestão.
É importante que esses líderes estejam cientes do seu papel, especialmente no que diz respeito a orientar seus times e incentivá-los a dar o melhor de si enquanto buscam atingir os objetivos de negócio.
E vale ressaltar que as organizações podem usar esse tipo de treinamento para capacitar todos os colaboradores, independente da hierarquia, para que eles se tornem líderes de suas responsabilidades, tornando a execução de suas tarefas e projetos mais eficaz.
4 – Ações Motivacionais
Outra frase que você já deve ter escutado bastante é que uma empresa é feita de pessoas. Embora pareça óbvio, ainda existe quem se esqueça que o ativo mais importante de uma organização é seu quadro de funcionários. O desenvolvimento organizacional e a satisfação dos clientes estão diretamente ligados ao desempenho das equipes, por isso a importância de mantê-los motivados e capacitados.
Portanto, promover ações motivacionais ajuda a reconectar os colaboradores com a empresa e lembra-los do valor que cada um tem para a organização. Aliás, é importante manter em mente que esse tipo de atividade deve abranger todos os níveis hierárquicos – especialmente os líderes, uma vez que não é possível motivar e incentivar sua equipe se você mesmo não se sente dessa forma.
As ações motivacionais podem ser palestras, workshops, dinâmicas em grupo, estimular os colaboradores a participarem de congressos e até mesmo oferecer espaços no dia a dia da empresa que promovam a confraternização. Ainda que pareçam pequenas, são atividades que podem ter um grande impacto na organização.
5 – Desenvolvimento de competências e habilidades
Me responde uma coisa: sua empresa quer clientes fiéis e satisfeitos? Então é indispensável investir no desenvolvimento de competências e habilidades dos seus colaboradores, uma vez que são eles quem lidam com os clientes, seja através das vendas, divulgação ou suporte.
Capacitar os colaboradores para que eles saibam como seguir os protocolos e encontrem as melhores formas para executar suas atividades, aumentando a produtividade e diminuindo erros e retrabalho só trará benefícios para a empresa.
6 – Treinamento Comportamental
Quando falamos em treinamento comportamental é sempre bom deixar claro que ele não busca padronizar o comportamento dos colaboradores. A ideia é repassar os valores da empresa para o seu time, de forma que as aptidões dos funcionários estejam em concordância com a cultura da organização.
De forma resumida, busca-se alinhas as habilidades de destaque de cada colaborador com os valores da empresa. Assim, é possível uma maior sinergia entre funcionários e organização, desenvolvendo e melhorando os aspectos comunicativos e trabalhando a empatia.
7 – Treinamento Técnico
Lembra sobre como falamos da importância das ações motivacionais no item 4? Então, os treinamentos técnicos também podem ajudar com isso! Eles estão relacionados ao desempenho das hard skills dos colaboradores e poder ser executados sempre que:
- Surgir uma nova ferramenta incluída nas atividades do dia a dia;
- Houver mudança nos processos e protocolos;
- Novas técnicas surgirem no mercado.
É uma maneira de melhorar a produtividade da equipe. No entanto, é importante que os treinamentos tenham a ver com o dia a dia dos funcionários. Capacitar para o uso de um software que não será aplicado no uso diário, por exemplo, não faz sentido para a otimização das tarefas.
8 – Treinamento de Equipe
O nome já diz tudo, né? Aqui, o foco não é no desenvolvimento individual, mas sim no aprimoramento da equipe. O objetivo é melhorar a sinergia do time, tornando-o mais comunicativo e integrado. Isso é importante porque quanto mais entrosado e em sintonia todos estão, melhor será o desenvolvimento de seus projetos e atividades – tanto as partes individuais quanto as coletivas.
Com esse tipo de treinamento, também, é possível fazer os profissionais perceberem que a ajuda mútua melhora sua performance e otimiza seu dia a dia. Isso não significa uma transferência de responsabilidade, uma vez que os colaboradores seguem tendo cada um suas responsabilidades individuais. Mas faz com que percebam que isso não os impede de auxiliar os colegas.
No treinamento de equipe é possível trazer exemplos de melhorias das atividades diárias, trabalhar melhor os relacionamentos interpessoais dos membros do time e até promover reuniões para discutir mais afundo os produtos e serviços da empresa e o papel de cada um nisso.
Sua empresa investe no treinamento e desenvolvimento de pessoas?
Como você pôde perceber no nosso artigo, trabalhar o treinamento e desenvolvimento de pessoas só traz benefícios para as organizações. Então o que você está esperando para construir uma cultura de aprendizagem na sua empresa?
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