O que você precisa saber para usar Curadoria de Conteúdo

A etapa de curadoria de contéudo é essencial para desenvolver treinamentos ovbjetivos, focados e que geram resultado, já que evitam a dispersão do tema e a inclusão de informações desnecessárias.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
Tudo que você precisa saber sobre curadoria de conteúdo

Imagine que você quer fazer um bolo de laranja. Porém, quando procura a receita na internet, querem te ensinar tudo: desde como fazer a sua própria forma para assar o bolo até construir o forno que irá usar. Bem desnecessário, né? E sabe o que é pior? Não é raro que algo do tipo aconteça em ações de T&D, especialmente aquelas que não contam com curadoria de conteúdo. 

Leia também:

Dessa forma, é bem fácil fazer com que a atenção dos alunos se disperse e a ação de treinamento ou desenvolvimento não tenha o resultado esperado. Afinal de contas, a objetividade é uma parte importante do sucesso do trabalho desenvolvido pelo T&D. Sendo assim, investir na curadoria de conteúdo é a melhor forma de garantir que o seu treinamento vai estar focado. De maneira que cumpra seu objetivo da forma mais eficiente possível.  

Mas se você ainda não sabe bem o que é a curadoria de conteúdo e como, exatamente, ela contribui para a objetividade e eficácia das ações de T&D, sem problemas! Continue lendo que eu te explico tudo. 

O que é curadoria de conteúdo? 

Curadoria de conteúdo é o processo de triagem das informações, materiais e formatos que estão disponíveis para a construção de uma ação de treinamento ou desenvolvimento. Portanto, é a etapa em que o profissional de T&D responsável pelo projeto vai analisar os dados disponíveis sobre o assunto em questão e separar o que é útil para o curso e o que não é. 

Atualmente o trabalho de curadoria de conteúdo pode ser mais desafiador, uma vez que ferramentas como a internet ampliaram consideravelmente a quantidade de informação disponível. E nem sempre facilitam a filtragem dessas informações entre aquilo que é útil ou não. 

Assim, o profissional que faz essa triagem (seja ele do T&D ou uma empresa terceirizada) precisa entender bem o objetivo da ação de treinamento ou desenvolvimento. Dessa forma, conseguirá identificar melhor quais fontes e dados mais irão se adequar a proposta e necessidades. 

Diferença entre curadoria e criação de conteúdo 

Vamos voltar ao exemplo do começo desse artigo. No caso do bolo de laranja, fazê-lo é diferente de encontrar uma receita, certo? Com curadoria e criação de conteúdo é a mesma coisa. 

curadoria de conteúdo se encarregar de filtrar as informações e materiais que já estão disponíveis, de textos a vídeos, áudios e até mesmo jogos. Qualquer coisa que possa auxiliar na construção do treinamento. 

Já a criação de conteúdo é quando você parte do zero. Quando não há material pronto que você possa usar e, portanto, precisa juntar as informações que encontrou e criar o seu próprio. 

Além disso, a curadoria de conteúdo também pode ajudar na criação, separando as informações relevantes para o desenvolvimento de um material próprio. Ou seja: um pode ser complementar ao outro. 

Qual a importância da curadoria de conteúdo na aprendizagem corporativa? 

A internet é uma coisa maravilhosa, né? Com um clique você consegue acessar um sem fim de informações, desde guias com passo a passo para fazer o importo de renda até vídeos sobre como passar a roupa, investir na bolsa de valores ou cortar o próprio cabelo. No entanto, essa acessibilidade tem um lado bom e ruim.  

Ao mesmo tempo em que a informação não fica mais restrita ou escassa, temos um grande volume dela e nem todos estão preparados para separar o que é útil e certo, do que é apenas achismo ou conteúdo vazio. E o mesmo se aplica a aprendizagem corporativa. 

Por isso a curadoria de conteúdo é tão importante, pois só assim será possível encontrar os materiais e informações realmente essenciais para um treinamento. De modo que você consiga desenvolver um curso enriquecedor e de resultado. 

Pensando nisso, podemos dizer que os principais pontos de importância da curadoria de conteúdo são:  

  • Otimizar o tempo dedicado ao aprendizado; 
  • Melhorar a qualidade dos materiais oferecidos aos colaboradores nas ações de T&D; 
  • Oferecer diferentes formatos de conteúdo para os treinamentos, favorecendo o interesse e engajamento. 

Junte a curadoria de conteúdo com o objeto de aprendizagem certo para transformar seu T&D

Quais os benefícios da curadoria de conteúdo? 

De modo geral, a curadoria de conteúdo beneficia todos na empresa, independente da hierarquia. Isso porque ela é parte essencial do desenvolvimento de treinamentos de qualidade, objetivos e que trazem resultados. E quando um colaborador está bem capacitado, todos na empresa ganham.  

Para além disso, separamos alguns tópicos que mostram claramente os benefícios da curadoria de conteúdo para ações de treinamento e desenvolvimento, dá só uma olhada! 👇 

1 – Fontes confiáveis 

Possuir materiais com fontes confiáveis é essencial. Afinal de contas, ninguém quer desenvolver uma ação de T&D com informações mentirosas, inverdades ou achismo, né?  

Por isso, parte do trabalho da curadoria de conteúdo é checar as informações e fontes, garantindo que são confiáveis. Assim é possível aproveitar o treinamento sabendo que o material é embasado em autores, estudos e instituições de credibilidade. 

2 – Material atualizado 

Pense nos últimos 10 anos e em todas as mudanças tecnológicas pelas quais passamos. Todas essas transformações também afetaram a forma como interagimos e aprendemos e consumimos informações.  

Viver na Era da Informação significa que os dados mudam rapidamente. Assim, teorias e ferramentas ficam obsoletas muito rapidamente. Portanto, é através da curadoria de conteúdo que se faz possível o aperfeiçoamento constante dos cursos. Uma maneira de ter materiais atualizados e assertivos. 

3 – Cursos personalizados 

Já falamos por aqui sobre como ações de treinamento e desenvolvimento personalizadas auxiliam as empresas a terem um melhor desempenho. E a curadoria de conteúdo ajuda a alcançar esse objetivo. Isso porque ela filtra os materiais mais interessantes de acordo com a necessidades de cada organização. 

Isso leva em consideração não só necessidade da capacitação, mas também a cultura e a forma de pensar da empresa. Assim é possível desenvolver um treinamento compatível com o DNA da organização. 

4 – Diferentes visões 

Levar em consideração diferentes pontos de vista e teorias é algo que enriquece o aprendizado, pois faz com que os colaboradores pensem criticamente sobre a informação que recebem. O que não acontece quando os materiais disponíveis são limitados. 

Com a curadoria de conteúdo, é possível abranger as diferentes formas de pensar e interpretar um mesmo assunto. Trazendo para o treinamento teorias complementares e até mesmo divergentes, em busca de formar um plano próprio de ação dentro do contexto da empresa. 

Pronta para começar a fazer curadoria de conteúdo? 

Agora que você chegou ao fim desse artigo e já sabe qual o papel de uma curadoria de conteúdo nas suas ações de treinamento e desenvolvimento, que tal começar a usá-la? 

Para isso, você pode trabalhar de duas formas: capacitar um profissional de T&D para que ele filtre as informações de acordo com as demandas de cada ação, ou terceirizar o serviço e contratar uma empresa especializada. 

Aqui na Evolke, nós te ajudamos em ambos os casos! Podemos auxiliar na capacitação do profissional de T&D para o papel de curador ou fazer o serviço de curadoria de conteúdo nós mesmos. Ficou curioso? Clique no botão abaixo e agende um horário para falar com os nossos especialistas! 

Fale com um dos nossos especialistas sobre a curadoria de conteúdo!

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6