Imagine que você quer fazer um bolo de laranja. Porém, quando procura a receita na internet, querem te ensinar tudo: desde como fazer a sua própria forma para assar o bolo até construir o forno que irá usar. Bem desnecessário, né? E sabe o que é pior? Não é raro que algo do tipo aconteça em ações de T&D, especialmente aquelas que não contam com curadoria de conteúdo.
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Dessa forma, é bem fácil fazer com que a atenção dos alunos se disperse e a ação de treinamento ou desenvolvimento não tenha o resultado esperado. Afinal de contas, a objetividade é uma parte importante do sucesso do trabalho desenvolvido pelo T&D. Sendo assim, investir na curadoria de conteúdo é a melhor forma de garantir que o seu treinamento vai estar focado. De maneira que cumpra seu objetivo da forma mais eficiente possível.
Mas se você ainda não sabe bem o que é a curadoria de conteúdo e como, exatamente, ela contribui para a objetividade e eficácia das ações de T&D, sem problemas! Continue lendo que eu te explico tudo.
O que é curadoria de conteúdo?
Curadoria de conteúdo é o processo de triagem das informações, materiais e formatos que estão disponíveis para a construção de uma ação de treinamento ou desenvolvimento. Portanto, é a etapa em que o profissional de T&D responsável pelo projeto vai analisar os dados disponíveis sobre o assunto em questão e separar o que é útil para o curso e o que não é.
Atualmente o trabalho de curadoria de conteúdo pode ser mais desafiador, uma vez que ferramentas como a internet ampliaram consideravelmente a quantidade de informação disponível. E nem sempre facilitam a filtragem dessas informações entre aquilo que é útil ou não.
Assim, o profissional que faz essa triagem (seja ele do T&D ou uma empresa terceirizada) precisa entender bem o objetivo da ação de treinamento ou desenvolvimento. Dessa forma, conseguirá identificar melhor quais fontes e dados mais irão se adequar a proposta e necessidades.
Diferença entre curadoria e criação de conteúdo
Vamos voltar ao exemplo do começo desse artigo. No caso do bolo de laranja, fazê-lo é diferente de encontrar uma receita, certo? Com curadoria e criação de conteúdo é a mesma coisa.
A curadoria de conteúdo se encarregar de filtrar as informações e materiais que já estão disponíveis, de textos a vídeos, áudios e até mesmo jogos. Qualquer coisa que possa auxiliar na construção do treinamento.
Já a criação de conteúdo é quando você parte do zero. Quando não há material pronto que você possa usar e, portanto, precisa juntar as informações que encontrou e criar o seu próprio.
Além disso, a curadoria de conteúdo também pode ajudar na criação, separando as informações relevantes para o desenvolvimento de um material próprio. Ou seja: um pode ser complementar ao outro.
Qual a importância da curadoria de conteúdo na aprendizagem corporativa?
A internet é uma coisa maravilhosa, né? Com um clique você consegue acessar um sem fim de informações, desde guias com passo a passo para fazer o importo de renda até vídeos sobre como passar a roupa, investir na bolsa de valores ou cortar o próprio cabelo. No entanto, essa acessibilidade tem um lado bom e ruim.
Ao mesmo tempo em que a informação não fica mais restrita ou escassa, temos um grande volume dela e nem todos estão preparados para separar o que é útil e certo, do que é apenas achismo ou conteúdo vazio. E o mesmo se aplica a aprendizagem corporativa.
Por isso a curadoria de conteúdo é tão importante, pois só assim será possível encontrar os materiais e informações realmente essenciais para um treinamento. De modo que você consiga desenvolver um curso enriquecedor e de resultado.
Pensando nisso, podemos dizer que os principais pontos de importância da curadoria de conteúdo são:
- Otimizar o tempo dedicado ao aprendizado;
- Melhorar a qualidade dos materiais oferecidos aos colaboradores nas ações de T&D;
- Oferecer diferentes formatos de conteúdo para os treinamentos, favorecendo o interesse e engajamento.
Quais os benefícios da curadoria de conteúdo?
De modo geral, a curadoria de conteúdo beneficia todos na empresa, independente da hierarquia. Isso porque ela é parte essencial do desenvolvimento de treinamentos de qualidade, objetivos e que trazem resultados. E quando um colaborador está bem capacitado, todos na empresa ganham.
Para além disso, separamos alguns tópicos que mostram claramente os benefícios da curadoria de conteúdo para ações de treinamento e desenvolvimento, dá só uma olhada! 👇
1 – Fontes confiáveis
Possuir materiais com fontes confiáveis é essencial. Afinal de contas, ninguém quer desenvolver uma ação de T&D com informações mentirosas, inverdades ou achismo, né?
Por isso, parte do trabalho da curadoria de conteúdo é checar as informações e fontes, garantindo que são confiáveis. Assim é possível aproveitar o treinamento sabendo que o material é embasado em autores, estudos e instituições de credibilidade.
2 – Material atualizado
Pense nos últimos 10 anos e em todas as mudanças tecnológicas pelas quais passamos. Todas essas transformações também afetaram a forma como interagimos e aprendemos e consumimos informações.
Viver na Era da Informação significa que os dados mudam rapidamente. Assim, teorias e ferramentas ficam obsoletas muito rapidamente. Portanto, é através da curadoria de conteúdo que se faz possível o aperfeiçoamento constante dos cursos. Uma maneira de ter materiais atualizados e assertivos.
3 – Cursos personalizados
Já falamos por aqui sobre como ações de treinamento e desenvolvimento personalizadas auxiliam as empresas a terem um melhor desempenho. E a curadoria de conteúdo ajuda a alcançar esse objetivo. Isso porque ela filtra os materiais mais interessantes de acordo com a necessidades de cada organização.
Isso leva em consideração não só necessidade da capacitação, mas também a cultura e a forma de pensar da empresa. Assim é possível desenvolver um treinamento compatível com o DNA da organização.
4 – Diferentes visões
Levar em consideração diferentes pontos de vista e teorias é algo que enriquece o aprendizado, pois faz com que os colaboradores pensem criticamente sobre a informação que recebem. O que não acontece quando os materiais disponíveis são limitados.
Com a curadoria de conteúdo, é possível abranger as diferentes formas de pensar e interpretar um mesmo assunto. Trazendo para o treinamento teorias complementares e até mesmo divergentes, em busca de formar um plano próprio de ação dentro do contexto da empresa.
Pronta para começar a fazer curadoria de conteúdo?
Agora que você chegou ao fim desse artigo e já sabe qual o papel de uma curadoria de conteúdo nas suas ações de treinamento e desenvolvimento, que tal começar a usá-la?
Para isso, você pode trabalhar de duas formas: capacitar um profissional de T&D para que ele filtre as informações de acordo com as demandas de cada ação, ou terceirizar o serviço e contratar uma empresa especializada.
Aqui na Evolke, nós te ajudamos em ambos os casos! Podemos auxiliar na capacitação do profissional de T&D para o papel de curador ou fazer o serviço de curadoria de conteúdo nós mesmos. Ficou curioso? Clique no botão abaixo e agende um horário para falar com os nossos especialistas!