Mobile learning: você já deveria estar usando em seu treinamento e desenvolvimento

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, especialmente através de dispositivos móveis. Então a educação corporativa deve se adaptar aos novos hábitos das pessoas para ser efetiva.
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Mobile learning você já deveria estar usando em seu treinamento e desenvolvimento

Me conta uma coisa: quantas vezes ao dia você olha o seu celular? Ou tablet? De acordo com uma pesquisa da Dscout, nós tocamos o nosso celular cerca de 2.617 vezes ao dia – mais ou menos 2 horas e 15 minutos. Além disso, esse número é de 2016, e de lá pra cá ele só aumentou. Acima de tudo, hábitos como esse surgiram a partir da inovação tecnológica, que mudou a forma como consumimos, inclusive a informação. Por isso, já passou a hora de entender o que é mobile learning.   

   

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Também conhecida como M-Learning, em resumo, esse método permite o desenvolvimento de estratégias educacionais que levam em consideração o comportamento dos usuários. Algo de extremo valor para as empresas que buscam criar ações de treinamento e desenvolvimento que engajem seus colaboradores, bem como contribua com a retenção de conteúdo e gere resultados.   

Dessa forma, ao levar em consideração o tempo médio do uso de aparelhos móveis e a mudança no comportamento dos usuários, percebe-se que o mobile learning é uma necessidade. Sendo assim, entender tudo que ele pode fazer pela educação corporativa é essencial.   

O que é Mobile Learning    

O termo mobile learning (do inglês “aprendizado móvel”) ou m-learning, nada mais é que uma metodologia de ensino que cria um ambiente de aprendizagem à distância, e tem o apoio dos aparelhos móveis – como tablets e smartphones. Ela surgiu de forma espontânea, influenciada pelo avanço das novas tecnologias e a sua rápida absorção por parte da população.   

Por isso, é importante ter em mente que a definição do que é mobile learning é bastante volúvel. Isso porque o conceito está ligado à evolução das tecnologias e a mudança de comportamento da população. Portanto, pode sofrer alterações conforme os dispositivos ficam obsoletos ou evoluem.   

No momento, o mobile learning possibilita a criação e aplicação de formatos diversos e engajadores para as ações de treinamento e desenvolvimento. O que permite que a educação corporativa use materiais no formato de jogos (gamificação e realidade aumentada), vídeos, podcasts, bem como redes sociais corporativas. Assim, o treinamento dos colaboradores se torna mais envolvente e dinâmico.   

 

Tudo que você queria saber sobre curadoria de conteúdo está aqui

 

Quais as características do Mobile Learning      

Agora que você já sabe o que significa esse termo, entenda as principais características desse tipo de aprendizagem. Para ser considerado Mobile Learning, geralmente ele deve ter as seguintes características:   

  • Multifuncionalidade; 
  • Conectividade;   
  • Personalização;   
  • Diversidade;   
  • Flexibilidade;   
  • Acessibilidade.   

Mobile Learning x E-learning   

Para entender o que é mobile learning, também é importante entender a diferença entre ele e o e-learning. Embora hoje o EAD esteja fortemente ligado à internet, nem sempre esse foi o caso. Surgindo no século XIX, o ensino à distância já usou o correio e até o telefone como sua principal plataforma, por exemplo.   

No entanto, atualmente a plataforma mais comum para a modalidade EAD é a internet, e é aí que surge o termo e-learning ou eletronic learning (aprendizado eletrônico). Nesse sentido, a informação é disponibilizada em um ambiente virtual, que pode ser acessado a qualquer dia, a qualquer hora e em qualquer lugar.   

Dessa forma, o uso da internet torna o ensino mais democrático e também diminui o custo. De acordo com o Institute of Management and Administration Survey, as empresas chegam a economizar até 70% quando substituem suas ações de treinamento e desenvolvimento presenciais por versões online.   

Já ao falarmos da maneira que o conteúdo é oferecido no e-learning, ele se divide das seguintes formas:   

  1. Tecnologia síncrona, que permite a comunicação em tempo real entre instrutor e participante através do uso de ferramentas como videoconferência, NetMeeting e chats, por exemplo.   
  2. Tecnologia assíncrona, quando não é necessário que o instrutor e o participante estejam online ao mesmo tempo. Assim, as interações se dão através da troca de arquivos, vídeos, fóruns de discussão, etc.   

Mas a grande diferença é que, se o e-learning é uma modalidade dentro do Ensino à Distância, então o mobile learning é uma categoria dentro do e-learning. Afinal de contas, ele também utiliza a internet para difundir as informações, porém com foco em plataformas mobile.    

Os benefícios do Mobile Learning na educação corporativa    

Agora que você já sabe o que é mobile learning, que tal aprender sobre as vantagens dessa modalidade de ensino para a educação corporativa? Pode até parecer um pouco óbvio, mas um dos grandes benefícios do m-learning é a mobilidade. Uma vez que tablets e smartphones são aparelhos móveis, e nos acompanham em todos os lugares. Dessa forma, a plataforma de ensino está sempre acessível, o que a torna flexível.   

Outro benefício é o formato do conteúdo: como ele precisa ser adaptado para telas pequenas, é simples e otimizado. O que significa uma facilidade maior para ser entendido pelos participantes, já que o tempo de concentração é de aproximadamente 8 segundos. Além disso, a preferência pelo uso de celulares e tablets no lugar de computadores só cresce. Assim, oferecer um ensino focado e criado para aparelhos móveis permite um alcance maior das suas ações de T&D.   

Fora isso, o mobile learning também permite que você ofereça formatos de conteúdo diferenciados e mais engajadores, como por exemplo:   

  • Videoaulas: conteúdos audiovisuais que podem ser feitos com gráficos, animações ou instrutor explicando o conteúdo;   
  • Livros digitais: que podem ser multimídia, como hiperbooks e audiolivros, por exemplo;   
  • Redes sociais corporativas: redes como Instagram, Facebook e Linkedin, mas favorecem a interação dos participantes e a troca de ideias a respeito do conteúdo dos treinamentos;   
  • Aprendizagem via aplicativo: aplicações desenvolvidas para acomodar formatos multimídia (como treinamentos gamificados) que oferecem uma experiência mais rica e engajadora, por exemplo;   
  • Gamificação: experiências de aprendizagem lúdicas, que transformam as ações de treinamento e desenvolvimento em jogos que atraem e retêm a atenção do participante;   
  • Jogos de realidade aumentada: essa tecnologia combina elementos virtuais, interativos e tridimensionais ao ambiente real, dessa forma cria uma simulação lúdica de experiências reais através de aparelhos móveis.   

Mobile Learning: vantagens e limitações    

Antes de mais nada, ao implantar o mobile learning na aprendizagem corporativa da sua empresa, você não precisa descartar as metodologias que já aplica em suas ações de treinamento e desenvolvimento. Ou seja, o m-learning deve servir como um apoio.  

Afinal de contas, cada metodologia tem suas vantagens e limitações. Então, todas elas podem se complementar e tornar a educação corporativa ainda mais rica. Agora, confira as principais vantagens e possíveis limitações do mobile learning.   

Vantagens   Limitações   
Promove a interação dos trabalhadores   Em alguns casos precisa de conexão com a internet   
É flexível, móvel, acessível e popular   Necessita de um dispositivo com bateria   
Permite o estudo a qualquer hora e qualquer lugar   Gera frustração quando acontece erros de acesso   
É possível personalizar a visualização dos aplicativos conforme a necessidade      
Troca de mensagens e comunicados instantâneos      

Sobretudo, as vantagens do mobile learning se sobressaem frente às limitações. Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas torna a aprendizagem estimulante e envolvente, gerando satisfação nos colaboradores.    

Como implantar o Mobile Learning no treinamento e desenvolvimento de colaboradores  

Antes de mais nada, se as pessoas estão cada vez mais engajadas a usar dispositivos móveis para tarefas do dia a dia, dentro das empresas não pode ser diferente. Afinal de contas, não dá pra fugir dessa tendência que aumenta a cada ano.   

Então, se você ainda não usa o mobile learning em seus programas de treinamento e desenvolvimento, deveria. No entanto, você deve ter uma coisa em mente: nem todos os cursos se adaptam ao formato móvel.  

Em outras palavras, pode ser que seja necessário equilibrar a aprendizagem móvel com treinamentos ou atividades presenciais, por exemplo.   

Nesse sentido, existem alguns exemplos de treinamento e desenvolvimento específicos que se adaptam bem ao mobile learning. São eles:     

1 – Treinamento sob demanda     

Em resumo, são aqueles criados para suprir determinadas necessidades, podendo ser tanto dos colaboradores como da organização. Por exemplo: informações sobre vendas, cursos de atualização de produtos ou regras do local de trabalho.      

2 – Treinamentos móveis     

Em segundo lugar, é um treinamento que pode ser feito em movimento e não demanda materiais adicionais ou um computador para realizá-lo, por exemplo.    

3 – Treinamento com conteúdo objetivo  

Ou seja, tópicos rápidos e envolventes, geralmente com duração de 15 minutos sobre dicas, lembretes e etc.  

Saiba mais: Pílulas do conhecimento: o que são e quais os benefícios para a educação corporativa  

4 – Treinamento engajador     

Por fim, são aqueles treinamentos que incluem gamificação, checklists, calculadoras, simulação e vídeos, por exemplo.     

O que você não pode esquecer ao aplicar Mobile Learning no treinamento e desenvolvimento    

Agora que você conhece alguns tipos de treinamento e desenvolvimento que funcionam bem em dispositivos móveis, vale a pena lembrar que a criação desses cursos exige tempo e planejamento 

Afinal de contas, os treinamentos precisam envolver e serem realmente interessantes aos colaboradores. Já pensou em criar tudo e no fim os conteúdos não serem úteis ou de fácil acesso?  

Para isso você pode responder algumas perguntas, como por exemplo:     

1 – O treinamento carrega rapidamente?     

Essa pergunta é importante uma vez que os modelos de celulares podem variar de colaborador para colaborador. Assim como a conectividade com a internet também varia, afinal, os trabalhadores provavelmente também vão acessar o conteúdo fora do escritório.   

Então, é fundamental garantir que o conteúdo carregue rapidamente, independentemente do local ou dispositivo em que é acessado.   

2 – O design do site ou plataforma utilizada é fácil e intuitivo?     

Em segundo lugar, outro detalhe importante para lembrar é que o formato de dispositivos móveis é diferente de desktops. Afinal, o tamanho da tela de um computador é bem maior, né? Então, quando estiver construindo o treinamento para mobile learning tenha isso em mente.   

Se preocupe com o design da página, usando botões visíveis e tamanhos de fontes maiores. Além de cores estimulantes e que deixem a navegação mais intuitiva. Além disso, o texto dos conteúdos deve ser otimizado, não vale a pena incluir um texto de 3 mil palavras se ele não for lido.   

3 – Aposte em sessões curtas de treinamento     

Antes de mais nada, o mobile learning dá flexibilidade e mobilidade, fazendo com que o conteúdo possa ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar. Então, os colaboradores dificilmente passarão muito tempo lendo ou vendo um vídeo.   

Dessa forma, invista em sessões curtas com duração entre 5 a 15 minutos. Lembre-se, quanto maior o tempo, mais você perderá o foco dos funcionários.   

Saiba mais: Economia da atenção: qual impacto nas pessoas e empresas   

Criando treinamentos de educação corporativa no Mobile Learning     

Após levar em consideração todos os pontos ditos anteriormente, é a hora de criar os treinamentos para mobile learning. Conforme falamos, esse processo exige tempo e planejamento para que seja realizado de forma efetiva.  

Você pode se basear nesse passo a passo:  

1 – Defina os objetivos     

Em primeiro lugar é necessário definir quais os objetivos você tem com mobile learning. Então, selecione os treinamentos adequados para uma plataforma móvel conforme os critérios mencionados anteriormente.   

Outro processo importante dessa etapa é apresentar a estratégia do mobile learning aos colaboradores, afinal, os treinamentos serão voltados para eles. Além disso, peça feedback, perguntando a eles o que gostariam de ver dentro dos cursos. Ou se tem sugestões para tornar o aprendizado mais flexível.  

Dessa forma, fica mais fácil decidir como construir esses treinamentos.  

2 – Defina uma equipe responsável     

Uma equipe da sua empresa deve ser responsável por analisar, implementar e revisar as ações de mobile learning. Além disso, esses profissionais precisam trabalhar em conjunto com líderes para que tudo esteja alinhado conforme as necessidades da organização.   

Em resumo, essa equipe fica à frente do planejamento, manutenção e execução dos treinamentos no mobile learning 

Leia também: O que você tem que saber sobre a formação de multiplicadores internos 

3 – Crie os treinamentos  

Não necessariamente você precisa criá-los do zero, você pode contratar empresas terceirizadas focadas em criação de treinamento e desenvolvimento, como é o caso da Evolke. Outro ponto importante nesse item é investir em tecnologias inovadoras, que engajem.  

Como as que mencionamos anteriormente, aprendizagem baseada em jogos, gamificação, avaliações e testes, etc.    

4 – Incentive o uso      

O processo não acaba na criação dos treinamentos, afinal de contas, se os funcionários não usarem o sistema todo o tempo, esforço e investimento serão desperdiçados. Então, incentive o uso do mobile learning na educação corporativa da sua empresa.  

Existem várias formas de fazer isso, por exemplo, se você utilizar a gamificação a empresa pode vincular premiações como folgas, vale-presentes ou outros incentivos 

Assim como, você pode reservar um tempo na agenda dos colaboradores para utilizarem a plataforma. Além disso, o que vale aqui é experimentar diferentes formas de incentivo e ver o que funciona na sua empresa. E claro, lembrar que cada pessoa tem um perfil, então atente-se às necessidades dos colaboradores.     

5 – Analise os dados    

Depois que você criar e implementar o mobile learning, é necessário levantar dados e entender se esse processo está dando certo. Bem como, identificar possíveis melhorias. Perceba se os colaboradores estão engajados, como está o resultado de avaliações e como está a satisfação dos profissionais.  

Leia também: Avaliação de resultados: crie a sua ferramenta com esses 3 passos 

Confira esses exemplos de Mobile Learning para se inspirar   

Acima de tudo, as empresas buscam constantemente se transformar digitalmente para acompanhar a evolução das pessoas e do mercado. Provavelmente a última vez que você pegou no seu telefone foi há poucos minutos, isso se você não estiver fazendo a leitura desse artigo por meio do smartphone, né?  

Então, os conteúdos estão sendo cada vez mais adaptados para dispositivos móveis para acompanhar o uso de tecnologia pelas pessoas. Sendo assim, na educação corporativa não pode ser diferente, uma vez que você investe em ações de treinamento e desenvolvimento com um objetivo, né?  

Dessa maneira, a busca por formas de tornar a aprendizagem realmente efetiva é fundamental. Se ainda está com receio de investir no mobile learning, confira essas empresas que já utilizam essa ferramenta:     

1 – Duolingo     

Em resumo, é um aplicativo voltado para o ensino de idiomas. Então, por meio de pequenas tarefas diárias os usuários aprendem pelo dispositivo móvel.   

Dessa forma, os usuários são incentivados por meio de acompanhamento do seu progresso com placares e pontuações. Além disso, você sabia que o Duolingo é a plataforma educacional mais baixada do mundo?     

 2 – Udemy    

A Udemy é uma plataforma líder de e-Learning, sendo assim conta com uma enorme biblioteca de treinamentos. Além do site, os usuários podem acessar por meio do aplicativo. E aprender qualquer coisa, desde marketing digital até jardinagem, por exemplo.  

Sendo assim, os treinamentos são ministrados por instrutores e atrelados a tarefas e avaliações.    

3 – TED-ed   

Por fim, o TED-ed nada mais é que uma plataforma de vídeos de tecnologia, entretenimento e design. Os vídeos têm durações variadas, e abrangem diversos tipos de assuntos. Além disso, incentiva os usuários a responder questões sobre os conteúdos e explorar recursos adicionais. Bem como, possibilita a discussão sobre o que aprenderam.      

Sua empresa está apostando no Mobile Learning    

Agora você já está por dentro do que é mobile learning e tudo que essa modalidade pode fazer pela educação corporativa da sua empresa, que tal começar a aplicar na sua área de treinamento e desenvolvimento? Então, encontre as possibilidades que melhor se adequam ao seu negócio e aos seus colaboradores e comece a usar.  

E se precisar de ajuda, é só chamar a gente. Afinal, a Evolke é especialista em aprendizagem corporativa, e estamos prontos para tirar qualquer dúvida sua a respeito do uso de mobile learning nas ações de T&D, assim como podemos ajudar a implementá-la no seu negócio. Clique no banner e fale com um dos nossos especialistas. 😉 

 

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