Mobile Learning: você ainda não conhece as vantagens da ferramenta?

O uso de smartphones passou a mudar a forma como as pessoas consumem informação e se atualizam, o que faz com que o T&D tenha que se adaptar também. E é aí que entra o mobile learning, uma tecnologia voltar para a aprendizagem móvel.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
mobile-learning

Me diz uma coisa: quantas vezes ao dia você olha o seu celular? Ou o tablet? De acordo com uma pesquisa da Dscout, nós tocamos o nosso celular cerca de 2.617 vezes por dia – mais ou menos 2 horas e 15 minutos. Hábitos como esse surgiram a partir da inovação tecnológica, que mudou a forma como consumimos tudo, inclusive a informação. Por isso, já passou da hora de entender o que é mobile learning.

Leia mais:

Também conhecida como M-Learning, esse método permite o desenvolvimento de estratégias educacionais que levam em consideração o comportamento dos usuários – algo de extremo valor para empresas que buscam criar ações de treinamento e desenvolvimento que engajem seus colaboradores, contribua com a retenção do conteúdo e gere resultados.

Ao levar em consideração o tempo médio do uso dos aparelhos móveis e a mudança no comportamento dos usuários, percebe-se o m-learning como uma necessidade. Assim, entender o que é mobile learning e tudo que ele pode fazer pela educação corporativa é essencial.

O que é mobile learning?

mobile learning (do inglês “aprendizado móvel”), ou m-learning, é uma metodologia de ensino que cria um novo ambiente de aprendizagem à distância, tendo como apoio os aparelhos móveis – como tablets e smartphones. Ela surgiu de forma espontânea, influenciada pelo avanço das novas tecnologias e a sua rápida absorção por parte da população.

Por isso, é importante ter em mente que a definição de o que é mobile learning ainda é bastante volúvel. Isso porque o conceito está ligado a evolução das tecnologias e a mudança do comportamento da população. Portanto, pode sofrer alterações conforme os dispositivos ficam obsoletos ou evoluem.

No momento, o mobile learning possibilita a criação e aplicação de formatos diversos e engajadores para as ações de treinamento e desenvolvimento. O que permite que a educação corporativa use materiais no formato de jogos (gamificação e realidade aumentada), vídeos, podcasts e até mesmo redes sociais corporativas. Assim, o treinamento dos colaboradores se torna mais envolvente e dinâmico.

Como o EAD te ajuda durante a crise?

M-learning x E-learning

Para entender o que é mobile learning, também é importante entender a diferença entre ele e o e-learning. Embora hoje o EAD esteja fortemente ligado a internet, nem sempre foi esse o caso. Surgindo no século XIX, o ensino à distância já usou o correio e até o telefone como sua principal plataforma.

No entanto, hoje a plataforma mais comum para a modalidade EAD é a internet, e é aí que surge o termo e-learning, ou eletronic learning (aprendizado eletrônico). Nesse caso, a informação é disponibilizada em um ambiente virtual, que pode ser acessado a qualquer dia, a qualquer hora e em qualquer lugar.

De certa forma, o uso da internet torna o ensino mais democrático – e também diminui o custo. De acordo com o Institute of Management and Administration Survey, as empresas chegam a economizar até 70% quando substituem suas ações de treinamento e desenvolvimento presenciais por versões online.

Já ao falarmos da maneira que o conteúdo é oferecido no e-learning, ele se divide das seguintes formas:

  1. Tecnologia síncrona, que permite a comunicação em tempo real entre instrutor e participante através do uso de ferramentas como a videoconferência, NetMeeting, chats, entre outros.
  2. Tecnologia assíncrona, quando não é necessário que o instrutor e o participante estejam on-lineao mesmo tempo. Assim, as interações se dão através da troca de arquivos, vídeos, fóruns de discussão, etc.

Mas a grande diferença é que, se o e-learning é uma modalidade dentro do Ensino à Distância, então o mobile learning é uma categoria dentro do e-learning. Isso porque ele também utiliza a internet para difundir as informações, porém com um foco em plataformas mobile.

Qual os benefícios do mobile learning para a educação corporativa?

Agora que você já sabe o que é mobile learning, que tal aprender sobre as vantagens dessa modalidade de ensino para a educação corporativa? Talvez seja um pouco óbvio, mas um dos grandes benefícios do m-learning é a mobilidade. Uma vez que tablets e smartphones são aparelhos móveis, nos acompanham a todos os lugares. Dessa forma, a plataforma de ensino está sempre acessível.

Outro benefício é o formato do conteúdo: como ele precisa ser adaptado para telas pequenas, é simples e otimizado. O que significa uma facilidade maior para ser entendido pelos participantes, já que o tempo de concentração é de 8 segundos. Além disso, a preferência pelo uso de celulares e tablets em vez de computadores só cresce. Assim, oferecer um ensino focado e criado para aparelhos móveis permite um alcance maior das suas ações de T&D.

Fora isso, o mobile learning também permite que você ofereça formatos de conteúdo diferenciados e mais engajadores como:

  • Videoaulas: conteúdos audiovisuais que podem ser feitos com gráficos, animações ou um instrutor explicando o conteúdo;
  • Livros digitais:que podem ser multimídia, como hiperbooks e audiolivros;
  • Redes sociais corporativas: redes como Instagram, Facebook e Linkedin, mas que favorecem a interação dos participantes e a troca de ideias a respeito do conteúdo dos treinamentos;
  • Aprendizagem via aplicativo: aplicações desenvolvidas para acomodar formatos multimídia (como treinamentos gamificados) que oferecem uma experiência mais rica e engajadora;
  • Gamificação: experiências de aprendizagem lúdicas, que transformam as ações de treinamento e desenvolvimento em jogos que atraem e retêm a atenção do participante;
  • Jogos de realidade aumentada: essa tecnologia combina elementos virtuais, interativos e tridimensionais ao ambiente real, criando uma simulação lúdica de experiências reais através de aparelhos móveis.

Sua empresa está apostando no mobile learning?

Então, agora você já está por dentro do que é mobile learning e tudo que essa modalidade pode fazer pela educação corporativa da sua empresa! Que tal começar a aplicar na sua área de treinamento e desenvolvimento? Encontre as possibilidades que melhor se adequam ao seu negócio e os seus colaboradores e comece a usar.

E se precisar de ajuda, é só chamar a gente. A Evolke é especialista em aprendizagem corporativa, e estamos a disposição para tirar qualquer dúvida sua a respeito do uso de mobile learning nas ações de T&D, e ajudar a implementá-la no seu negócio. Clique no banner e fale com um dos nossos especialistas. 😉

Converse com um dos nossos especialistas sobre o uso de mobile learning na sua empresa!

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6