6 vantagens de investir na capacitação dos colaboradores

Investir na capacitação dos colaboradores melhora não só a qualidade do trabalho, mas tem pode até mesmo para auxiliar na retenção de clientes! Ficou curioso? Então olha só todas as vantagens que separamos!
fundo-verde-pequeno

Envie o conteúdo para o seu e-mail

fundo-roxo-peqeno

CNa teoria, pode parecer bem mais simples contratar um profissional que tenha 100% das competências necessárias para ocupar um cargo. Mas a realidade é bem diferente. Investir na capacitação dos colaboradores é uma forma de garantir que o funcionário estará alinhado com os valores e a cultura da empresa, para que ele seja capaz de executar suas atividades de acordo com os processos da empresa.

Leia mais:

Além disso, investir na capacitação dos colaboradores deve ser uma meta de toda empresa, independente do seu tamanho. Isso porque os seus funcionários são o ativo mais importante para conquistar bons resultados e crescer. Desse modo, os treinamentos corporativos auxiliam a equipe a se desenvolver, melhorando sua atuação, produtividade, eficiência e potencializar habilidades e capacidades.

Portanto, investir na capacitação dos colaboradores é uma forma de investir no desenvolvimento da própria empresa. Pensando nisso, listamos abaixo as 6 principais vantagens desse investimento para a estratégia da sua organização. Continue lendo! 👇

Como investir na capacitação dos colaboradores?

A melhor forma de investir na capacitação dos colaboradores a curto, longo e médio prazo, é através de ações de treinamento e desenvolvimento. Dessa maneira, é possível focar nas dificuldades que cada um tem e desenvolver as habilidades e competências necessárias para que ele performe o melhor possível dentro da equipe.

É importante que a empresa tenha uma mentalidade positiva a respeito das ações de T&D e que elas estejam em sintonia com as necessidade e demandas da organização para que possam ter sucesso. Além disso, vale lembrar que os treinamentos não são voltados apenas para novos colaboradores. Mas também para os antigos, como uma forma de atualizá-los e introduzir maneiras otimizadas de produzir.

Dito isso, outras vantagens de investir na capacitação dos seus colaboradores são:

1 – Estimular a criatividade e a inovação

Ao investir na capacitação de seus colaboradores, a empresa faz com que eles se sintam valorizados. Isso motiva-os a utilizar a criatividade para inovar, fazendo com que pensem mais e melhor para encontrar soluções eficientes, otimizar atividades e até mesmo desenvolver novos produtos ou serviços. Com isso, todos ganham, tornando a organização ainda mais competitiva.

2 – Atrair e reter talentos

Todo mundo gosta de se sentir valorizado, mas nem todas as empresas demonstram isso. Uma pesquisa do Gallup indicou que, no mundo, apenas 13% dos funcionários se sentem comprometidos com as organizações, o que demonstra um sentindo de desvalorização quanto a contribuição desses profissionais para o crescimento da empresa. O que pode acabar afastando talentos mais qualificados das suas vagas e aumentando sua taxa de turnover.

Nesse sentido, quando a organização deixa claro que investe parte de seus recursos no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, ela passa a atrair novos talentos, assim como conservar os já tem. Isso porque essa atenção demonstra um comprometimento da empresa com o crescimento de seus funcionários.

Conheça o Design de Jornada de Aprendizagem e aplique o método na construção dos seus treinamentos!

3 – Tornar a empresa mais competitiva no mercado

O ativo mais importante de uma empresa são seus colaboradores e o mercado sabe disso. Como um todo, ele valoriza aquelas organizações que procuram investir no desenvolvimento de suas equipes, pois entende que toda e qualquer melhoria do negócio surge através dos funcionários.

Portanto o investimento feito na capacitação dos colaboradores reflete diretamente na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, o que, por sua vez, também é percebido pelos clientes e ajuda na tarefa de cativar e reter consumidores. O que torna possível que a organização cresça cada vez mais.

4 – Diminuir os custos com contratação

Demitir ou contratar funcionários traz grandes custos para qualquer empresa, uma vez que os encargos e obrigações legais a cumprir são inúmeros e, quando mal calculados, podem gerar prejuízo.

Porém, ao investir na capacitação dos colaboradores, é mais fácil reter os talentos já adquiridos, uma vez que eles se sentem motivados a demonstrar todo seu potencial e desenvolver as habilidades e competências necessárias para atingir os objetivos de negócio. Colaborando, também, para a diminuição da taxa de turnover e otimização das atividades diárias.

5 – Motivar e engajar

Uma equipe engajada e motivada gera resultados elevados para a empresa e o treinamento corporativo é uma forma de fazer isso, pois trata-se de uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal.

Além disso, a valorização gerada pelo investimento que a empresa faz em seus colaboradores, também acaba gerando maior comprometimento por parte dos funcionários com o trabalho a ser realizado, aplicando o conhecimento adquirido nas ações de T&D.

6 – Aumentar a produtividade

Com o aumento da motivação e engajamento, a produtividade também cresce. Isso porque investir na capacitação dos colaboradores ajuda a identificar gargalos. Também ajuda a encontrar maneiras mais eficientes de desempenhar as atividades e até mesmo a mudar a atitude geral das equipes. Assim, as operações são realizadas mais rapidamente e, muitas vezes, com uma menor quantidade de recursos, principalmente financeiros.

7 – Estabelecer metas

Toda empresa possui metas – os objetivos de negócio. Para chegar ao resultado X, todos precisam fazer a sua parte. E isso significa estabelecer metas por setores e funcionários. Mas como é possível gerar uma competição saudável no local de trabalho, se a equipe não está toda no mesmo nível?

É aí que entram as ações de T&D, que desenvolvem as habilidades e competências necessárias para que a equipe consiga performar bem e ninguém fique para trás. Dessa forma, ao investir na capacitação dos colaboradores, a empresa que garante um time pronto para atender suas expectativas, bater metas e alcançar o objetivo de negócio.

Pronto para começar a investir na capacitação dos colaboradores?

De modo geral, podemos dizer que investir na capacitação dos colaboradores gera crescimento tanto para eles quanto para as empresas. É uma troca de aprendizado e produtividade saudável para ambos os lados. Assim, nós te perguntamos: você está pronto para começar a transformar sua empresa com a ajuda do T&D?

Aqui na Evolke somos especialistas em aprendizagem corporativa e podemos te ajudar! Trabalhamos com diversas soluções educacionais que vão ajudar no crescimento da sua empresa. Clique no botão abaixo e conte os seus desafios com T&D para um dos nossos especialistas.

Fale com nossos especialista sobre investir na capacitação dos colaboradores!

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6
Conteúdos Relacionados