Vídeos interativos: como ter treinamentos dinâmicos gastando menos

Afinal de contas, quanto mais interatividade, maior é o engajamento dos alunos com os materiais. E os vídeos interativos são uma boa opção para não estourar o orçamento e entregar qualidade e dinamismo.
fundo-verde-pequeno

Receba conteúdos gratuitos no seu e-mail

fundo-roxo-peqeno
Está pronto para usar vídeos interativos no T&D?

Mesmo que você não goste de séries ou filmes, aposto que já ouviu falar do filme de Black Mirror: Bandersnatch. Na produção, o telespectador faz as escolhas e determina o rumo do filme através de botões na tela. Lançado em 2018 pela Netflix, o filme é um dos exemplos mais populares do uso de vídeos interativos atualmente.

Leia também:

No entanto, os vídeos interativos não são restritos ao mundo dos streamings. Aliás, muitas empresas já têm apostado no recurso para criar treinamentos engajadores, motivadores e mais baratos – quando comparados com os valores de outras alternativas, como os jogos corporativos.

Afinal de contas, todo mundo quer desenvolver ações de T&D que gerem resultados, certo? Sendo assim, a melhor maneira é usar a criatividade e investir em formatos que favoreçam o seu conteúdo e sejam bem recebidos pelo seu público. Então continue lendo para entender como é possível usar os vídeos interativos no treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores – sem estourar o seu orçamento!

O que são vídeos interativos?

Lembra do exemplo no começo do texto, quando falamos de Black Mirror: Bandersnatch? Pois bem, como dito, no filme o espectador tem a oportunidade de escolher quais caminhos o personagem tomará através de botões com opções na tela. E é exatamente assim que os vídeos interativos funcionam.

Esse formato de conteúdo digital usa tecnologia para permitir que o usuário interfira na maneira como irá assisti-lo. Assim, ele deixa de ser um produto linear, consumido de forma passiva, permitindo que o aluno se torne mais ativo e interaja diretamente com o material.

Ou seja, com os vídeos interativos deixamos de ser espectadores e passamos a ser usuários. Isso porque temos maior controle sobre o conteúdo do que apenas pausar, avançar ou voltar, como nos modelos mais tradicionais.

 

 

Vídeos interativos na educação corporativa: uma opção econômica

A tecnologia mudou bastante a forma como desenvolvemos treinamentos. Especialmente porque mudou de maneira significativa a forma como aprendemos e até mesmo a duração do nosso limiar de atenção.

Dessa forma, o treinamento e desenvolvimento busca dinamismo, além de misturar diferentes formatos para prender a atenção dos alunos e auxiliar na fixação do conhecimento. Ou seja: passa longe de ser monótono ou parado.

Sendo assim, o uso de vídeos interativos na educação corporativa favorece justamente esse dinamismo, uma vez que a aprendizagem vai de passiva para ativa. De forma que o seu colaborador precisa interagir e colaborar com a ferramenta para seguir em frente com o treinamento.

Além disso, esse formato também aparece como uma versão financeiramente mais viável para entregar experiências gamificadas – onde o seu aluno aprende “jogando” e se divertindo. Com a aplicação de um bom storytelling é possível criar uma ação de T&D envolvente e eficaz por até 1/3 do que você precisaria investir em um Jogo Corporativo.

Quais os benefícios dos vídeos interativos?

Trabalhando com T&D há mais de 10 anos nós bem sabemos que o que os profissionais da área mais procuram é por formas eficazes de engajar seus alunos e produtos que fiquem dentro do orçamento – que, também sabemos, sofre bastante com cortes.

Por isso costumamos trabalhar bastante com os vídeos interativos, uma vez que oferecem bastante dos dois: redução no custo de produção e engajamento dos colaboradores. Eles também trazem outras vantagens para o T&D, como você pode ler abaixo.

1 – Aluno como protagonista

Conteúdos que favorecem a interatividade e colocam o aluno em uma posição mais ativa em relação a sua própria jornada de aprendizagem costumam ter melhores chances de engajar.

Isso porque o aluno precisa estar mais atento as suas escolhas, já que se torna o protagonista de seu próprio treinamento ou desenvolvimento. Assim, os vídeos interativos ajudam a quebrar a ideia de que T&D é chato e monótono.

2 – Favorecimento do Storytelling

O uso de contextos narrativos fortalece o engajamento, uma vez que as pessoas respondem melhor a conteúdos contados no formato de “histórias”. E os vídeos interativos são um ótimo formato para usar e abusar do storytelling, já que permitem que o aluno faça “parte” direta dessa contação.

3 – Aumento da Gamificação

Você já deve estar careca de ouvir sobre as vantagens da gamificação né? A mecânica dos jogos serve, principalmente, para a promoção do engajamento e motivação dos alunos.

Com os vídeos interativos você consegue ir além do ranking, das pontuações e dos brindes. Pode oferecer, inclusive, feedback imediato para o seu colaborador – uma ação que permite ao aluno aprender com seus próprios erros, encarando a jornada de aprendizagem de forma mais positiva e sem o peso mental e emocional de “ter feito algo errado” e ser corrigido posteriormente pelo líder, por exemplo.

4 – Disponibilização de dados sobre aprendizagem

Um ponto importante para se ter em mente antes de partir para os vídeos interativos é que, como são arquivos digitais que usam a tecnologia para oferecer interação, eles precisam estar em alguma plataforma que suporte seu formato.

Nesses casos eles costumam ser oferecidos dentro de plataformas LMS (Learning Management Systems). E como essas ferramentas conseguem guardar os dados de interação dos alunos com os treinamentos, você consegue compilar várias informações sobre a performance e a maneira que os seus colaboradores interagiram com a ação.

Ou seja: dependendo da forma como o treinamento foi construído e das opções do seu LMS, você consegue saber quais foram as escolhas do seu aluno dentro do vídeo e quais resultados ele obteve, por exemplo. Informações que você consegue usar para desenvolver ações futuras ou mesmo avaliar os pontos de força e atenção dos seus colaboradores.

Descubra se os vídeos interativos servem para treinar qualquer geração!

 

Qual a diferença entre vídeos interativos, animações e vídeoaulas?

Para tomar decisões assertivas, é importante entender bem sobre o que estamos procurando, né? Portanto é indispensável conhecer as principais diferenças entre vídeos interativos, animações e vídeosaulas. Embora todas consistam em arquivos digitais de vídeo, elas podem ser bem diferentes e terão efeitos diferentes dentro da sua estratégia de T&D.

  • Vídeos interativos: esse formato é excelente para engajar e reter a atenção. Funciona especialmente bem quando as situações mostradas na tela refletem aquelas que os seus colaboradores vivem no dia a dia. Excelentes para apresentar exercícios práticos, desenvolver a capacidade de resolução de problemas e estimular o pensamento inovador.
  • Animações: por seu aspecto lúdico, muitas vezes os gestores torcem o nariz para esse formato. No entanto, são ótimos para treinamentos que precisam apresentar ideias e conceitos abstratos demais (que se valem dos aspectos gráficos para se fazer entender). Por serem mais fáceis e divertidos, também são ótimos para micro e mobile learning.
  • Vídeoaulas: o modelo mais clássico dos três pode consistir em aulas, palestras e workshops gravados (ou ao vivo). Embora pareça ultrapassado, segue uma ótima opção para a apresentação de novos produtos ou serviços e para tutoriais. Além disso, para deixar o conteúdo mais dinâmico, use gráficos, ilustrações ou mesmo entrevistas.

Transforme seu T&D gastando menos

Como você viu, os vídeos interativos podem ser uma oportunidade de transformar suas ações de T&D e garantir mais efetividade no resultado, gastando bem menos. Então está esperando o que para começar uma revolução aí no seu setor?

Faz mais de dez anos que nós ajudamos empresas em suas jornadas de aprendizagem, seja através de consultoria ou colocando a mão na massa nós mesmos. Clique no botão abaixo e agende um horário para uma consultoria gratuita. Descubra como podemos te ajudar com as suas demandas de T&D!

Fale com o nosso especialista sobre o uso de vídeos interativos!

fundo-6
detalhe-5

Peça uma demonstração

Por que escolher
a Evolke

Dimensionamos as reais demandas educacionais da sua organização para agilizar o proceso de escolha da melhor solução.

+10 mil

colaboradores
capacitados

invesmento
médio inferior a

R$10

por colaborador

facilitando o
T&D desde

2012

fundooo-5
fundo-6